TECNOLOGIAS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Por: Lucas Felipe • 16/5/2022 • Relatório de pesquisa • 3.206 Palavras (13 Páginas) • 100 Visualizações
TECNOLOGIAS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Amanda de Araujo Clifford¹
Gabriel Rodrigues de Castro²
Leonardo Pavão³
Lucas Felipe Veloso⁴
Lucas Ribeiro⁵
Pedro Paulo Moraes⁶
Resumo: Este trabalho possui como objetivo, apresentar novas tecnologias e suas vantagens e desvantagens como ferramentas empresariais, abordaremos meios tecnológicos tais como Realidade Virtual (RV)/Realidade Aumentada (RA), Drones, Blockchain e Criptomoedas, Internet das coisas, SmartCities, Big Data Analytics. Essas tecnologias emergentes possuem potencial para daqui 5 ou 10 anos inovarem a partir de uma revolução na área de negócios, criando modelos novos de atuação no mercado.De forma didática e de leitura fácil, o texto foi redigido através de pesquisas em artigos científicos datados no acesso e registrados ao fim do trabalho. A pesquisa por meio de artigos se torna mais obstinada por possuir embasamento científico, o que facilita o entendimento dos leitores e pesquisadores.
Palavras-chave: Tecnologias emergentes. Realidade Virtual (RV). Drones. Blockchain e Criptomoedas. Internet das Coisas. SmartCities. Big Data Analitycs.
1 INTRODUÇÃO
A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo" e pode ser classificada como um produto que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a facilitação de resolução de problemas e tarefas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
Além do mais cada uma dessas tecnologias, que serão abordados do decorrer teste trabalho, oferece uma rica fonte de oportunidades ao mercado, proporcionando incentivos para que sejam feitos investimentos arriscados, sendo utilizadas principalmente por Startups. Também pode-se interpretar tecnologias emergentes sendo aquelas com potencial para transformar e mudar o ambiente de trabalho nos próximos 10 anos, com grande influência econômica, mas que ainda não foram consolidadas.
Diante destes conceitos, será abordado informações gerais, vantagens e desvantagens de tecnologias emergentes que são utilizadas em Sistemas de Informações as quais visam trazer benefícios à humanidade.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De forma geral, é preciso entender o significado de Tecnologias Emergentes para que o tema seja abordado de forma mais completa. Diantes disso, de acordo com o livro “Gestão de Tecnologias Emergentes: A visão de Wharton School” o conceito de tecnologias emergentes diz respeito a inovações com base científica que detém o potencial de criar um novo setor ou de transformar um já existente (Bruno Santos, p.18). Ao relacionar tais tecnologias ao Sistema de Informação (SI), primeiramente é necessário entender o conceito de SI que, segundo Oliveira (2008), pode-se definir Sistema de Informações gerenciais como processos utilizados para transformar dados em informações que auxiliem no processo decisório da empresa. De forma complementar, com os Sistemas de Informação (SI) é possível coletar, armazenar, recuperar e disseminar informações para fins específicos (TURBAN et al, 2007).
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Realidade Virtual ou Realidade Aumentada
Uma dessas tecnologias emergentes é a Realidade Virtual (RV), segundo Gerard J. Kim em seu livro "Designing Virtual Reality Systems" [7], a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) vem-se desenvolvendo, desde a década de noventa do século passado, por diferentes grupos de investigação, de todo o mundo, através de diversas tecnologias. A RA apresenta-se como o meio que une e combina informação complementar com objetos do mundo real (Johnson et al., 2012). De forma complementar, Realidade Virtual consiste em reproduzir uma experiência sintética representando um contexto de simulação virtual ou ilusório ao utilizador. a realidade virtual consiste em reproduzir uma experiencia sintética representando um contexto de simulação virtual ou ilusório ao utilizador. http://web.ist.utl.pt/ist170613/
Arquiteturalmente um sistema de realidade virtual é composto por três componentes essenciais: um ou mais ecrãs, que são um conjunto de sensores que detectam os movimentos e estimulam o utilizador, e um computador responsável por controlar toda a experiência. O desenvolvimento destas experiências inclui ainda a construção de mundos, contextos ou ambientes virtuais modelados computacionalmente. Arquitecturalmente um sistema de realidade virtual é composto por três componentes essenciais: um ou mais ecrãs, um conjunto de sensores que detectam os movimentos e estimulam o utilizador, e um computador responsável por controlar toda a experiência. O desenvolvimento destas experiências inclui ainda a construção de mundos, contextos ou ambientes virtuais, modelados computacionalmente. Esta orquestração de estímulos, com o objectivo de enganar os sistemas cognitivos do ser humano (visão, audição, tacto e olfacto), permite uma total imersão do utilizador no mundo virtual, levando-o a acreditar que está realmente a viver o contexto simuladohttp://web.ist.utl.pt/ist170613/ Esta orquestração de estímulos, com o objetivo de enganar os sistemas cognitivos do ser humano (visão, audição, tato e olfato), permite uma total imersão do utilizador no mundo virtual, levando-o a acreditar que está realmente vivendo o contexto simulado. Esta orquestração de estímulos, com o objectivo de enganar os sistemas cognitivos do ser humano (visão, audição, tacto e olfacto), permite uma total imersão do utilizador no mundo virtual, levando-o a acreditar que está realmente a viver o contexto simuladohttp://web.ist.utl.pt/ist170613/.O custo de implantação desta tecnologia permaneceu relativamente elevado por muitos anos, fazendo a ideia de realidade virtual ser esquecida temporariamente, apesar da tecnologia existir há mais de duas décadas.
...