Tecnologia de gestão
Por: Dimano • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.739 Palavras (11 Páginas) • 171 Visualizações
Pólo São Caetano do Sul - SP
DISCIPLINA – Tecnologias de Gestão
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Turma – 2º Semestre
São Caetano do Sul - SP
Junho / 2013
Elaboração de relatório elaborado a partir das etapas da ATPS.
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Turma – 2º Semestre
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Contabilidade Geral do Curso de CIÊNCIAS CONTABEIS do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob a orientação do professor Dr. Oderson Dias de Mello, professor tutora presencial Luciana Vaz Amador e professor tutora virtual Carmem Martins Régis.
Claudia Cristina Nicodemo Medeiros – R.A 5546935378
Erika Criste dos Santos Gomes - R.A 5505988110
Lucy Terumi Takeda – R.A 5551109151
Rubia Bezerra Pereira dos Santos – R.A 5566137498
Sabrina Almendro de Oliveira – R.A 5521147753
Agradecimento:
Eduardo Pereira do Amaral, por seu tempo dispendido para conceder seu depoimento ao nosso grupo, que por sinal foi uma grande lição e luta pela vida.
ETAPA 1 – A Empresa
[pic 1] | [pic 2] Nome da empresa: Habittar Canteiros de Obras em Contêineres Ltda. Endereço: Rua Sante Batistini, 220/230 – São Bernardo do Campo / São Paulo. Sócio Proprietário: Eduardo Pereira do Amaral |
Segmento: Fabricação de contêineres metálicos para alojamentos e canteiros de obra, locação, venda e manutenção.
Quantidade de funcionários: 10
Missão: Atender e superar as expectativas dos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciadas através de qualificação das pessoas, atuando com responsabilidade social e ambiental, gerando valor para seus clientes parceiros, empregados e para a sociedade.
Escolhemos esta empresa por seu perfil empreendedor, quebrando paradigmas e se remoldando a cada novo desafio encarado por seu sócio-proprietário, Eduardo.
Eduardo, a princípio adotou os mesmos critérios para iniciar a fabricação de seus containeres, ou seja, ser a fabricação de um recipiente para acondicionamento e transporte de carga em transportes terrestres ou marítimos. Mas o negócio não fica simplesmente nisso, precisava de conhecimentos de legislações por vários motivos, seu conteúdo, seu transporte, produtos químicos utilizados, etc. É ele que também desenvolve os projetos de containers conforme solicitado e também quem faz todo serviços administrativo de sua empresa, também foi quem desenvolveu o sistema de informática utilizado para controles administrativos, e vendas.
[pic 3] | Quebra de paradigma Paradigma = literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido, no contexto atual, forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos. |
Os executivos vêem a substituição de paradigmas com grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas. É sabido que mudanças significam correr riscos, saber identificar o que é certo e errado é fundamental e por fim analisar uma maneira viável para que a empresa obtenha bons resultados, a empresa deverá estar ciente que irá encontrar resistência por parte de algumas pessoas, estas são chamadas de paradigmáticas, ou seja, apegadas a paradigmas anteriores.
A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante. As empresas hoje precisam ser flexíveis, mais focada, de alta performance mas de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva. Hoje, a concorrência é acirrada, o consumo, é cada vez maior e as empresas precisam tirar o maior proveito possível de suas vantagens competitivas, sempre inovando, sempre aprendendo.
O paradigma possui aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra. Existe, porém um paradoxo quando o autor diz que “muitas vezes o fracasso é resultado das melhores práticas de gestão”. Onde estará o erro, se melhores práticas de gestão significam 100% de boa gestão, bem como dos acertos, e responsabilidade com seus colaboradores? A se ver diante de uma decisão tecnológica, as empresas mais antigas não sabem como reagir. Sua resposta a novas idéias, muitas vezes, é dizer que não funcionam. Isso ocorre porque a tecnologia de ruptura não é percebida a tempo, ela é responsável pelo fracasso de grandes corporações. Porque ela percebe o que o cliente quer antes mesmo dele vir a pedir, necessitar ou questionar, o problema é que a princípio essa tecnologia surge como algo inútil, sem propósito e com custos altos.
[pic 4] | Gestor Organizacional: O gestor organizacional tem um grande desafio: entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade e demais atores. |
Para lidar com as incertezas e imprevisibilidades do momento presente, o gestor tem que se atualizar constantemente e estar preparado para mudar, tantas vezes quantas forem necessárias, para que o sistema seja ágil e flexível. Também, o consultor tem fundamental importância nas organizações, uma vez que existem situações em que não se justifica a contratação de um executivo para a realização de um projeto ou solução de um problema pontual. A consultoria tem sido a melhor e mais eficiente escolha por parte das empresas, já que, além do custo ser efetivamente menor, contará com profissional altamente especializado naquilo que se propõe a fazer.
...