TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade 2

CURSOS

Administração e Ciências Contábeis

Disciplinas Norteadoras

Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Camila Alves Menezes – RA 0858629197

Chardilaine Vitória Santiago dos Santos – RA 0858625327

Eliene Teixeira Andrade – RA 0868633403

Elzeni Trevenzoli Vidal – RA 0224617941

Lucas de Souza Rodrigues Gomes – RA 2268008045

Michelly Pereira Barbosa – RA 0858625309

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutora Adriana Castilho

Belo Horizonte

Novembro2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO.....................................................................................

2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................... 3

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................. 4

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................... 5


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como desafio, elaborar um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção com o objetivo de demonstrar que ao adotar práticas sustentáveis sugeridas neste projeto, a mesma terá um ganho em termos de lucro, valorização da marca e respeito às pessoas, contribuindo com a sociedade e conservação do planeta e tambémse mantendo competitiva no mercado.

A empresa vem adotando práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais, sendo assim, serão analisados os impactos que tem causado ao meio ambiente, repensando as práticas para evitar maiores danos.

Os empreendimentos sustentáveis devem começar comações como a separação de resíduos até as ações globais visando à política de preservação do meio ambiente. Devem seguir quatro princípios básicos: ser ecologicamente correto, ser economicamente viável, ser socialmente justo e ser aceito culturalmente.

Como a cadeia produtiva da Construção tem um importante papel na promoção da sustentabilidade, apresentamos alguns de seus impactos nos pilares da sustentabilidade: econômica, ambiental e social.

  1. DESENVOLVIMENTO

Passo 1 - Diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio ambiente:

Entre todas as atividades produtivas, a Construção civil é o maior gerador de resíduos e responsável por grande parte do consumo de recursos naturais (madeira, energia e água potável, além dos agregados na produção de concretos e argamassas).  

O setor da Construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A Construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos extraídos da natureza, desde a produção de insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo de décadas.  Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.

A cadeia produtiva da Construção tem um peso grande também em termos de emissões de carbono, as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.

O impacto da Construção civil no meio ambiente não se dá apenas no momento da construção de casas e edifícios, mas também na utilização dos mesmos. A energia e a água gasta por aqueles que habitam e frequentam essas construções também determina o impacto que elas trarão ao meio ambiente.

Passo 2 - Abordagem da Sustentabilidade Econômica

A Sustentabilidade Econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento da empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais com redução de danos ambientais em produtos e processos. É base de uma sociedade estável e mais justa, além disso, ela viabiliza o desenvolvimento sustentável.

No âmbito econômico, um projeto sustentável é aquele que defende ou restitui os recursos consumidos na sua execução, levando em conta que as ações praticadas no presente têm consequências sobre as futuras gerações. Ou seja, não basta devolver ao meio ambiente os recursos consumidos, mas é necessário relacionar o consumo com a manutenção dos recursos.

O maior desafio é gerar crescimento econômico, lucro, renda, criar emprego e o principal, sem ocasionar danos ao meio ambiente.

A sustentabilidade econômica considera a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos eum fluxo regular do investimento público e privado. A eficiência econômica não deve ser avaliada apenas com base na lucratividade das empresas, mas deve levar em conta os aspectos macrossociais como o impacto do fluxo monetário existente entre empresas, governo e população (SACHS, 2006).

Apresentamos a seguir duas propostas de ações:

[pic 2]

 Passo 3 - Abordagem da Sustentabilidade Ambiental

A Sustentabilidade Ambiental visa combater o desperdício e a exploração sistemática e indiscriminada dos recursos naturais; o aumento de resíduos industriais tóxicos, preservando o meio ambiente e ainda garantindo o desenvolvimento, mantendo as funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando medidas realistas para os setores das atividades humanas e a continuidade da vida no planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (97.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com