Teste da formalidade doida
Por: minow182 • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.079 Palavras (17 Páginas) • 269 Visualizações
Apresentação
A atividade prática supervisionada (ATPS), propõe a nós alunos de engenharia mecânica, juntamente com a disciplina de mecânica aplicada, a autoaprendizagem e autopesquisa. O grupo para realização deste estudo é formado por sete alunos citados anteriormente e orientado pelo professor Jose Roberto Cazzeta nos finais das aulas ministradas as terças feiras.
Será entregue esta ATPS no dia 07 de abril de 2015 com o seguinte assunto e pesquisa proposta:
Cinemática dos corpos rígidos, onde a meta é compreender aspectos da cinemática circular aplicada a engrenagens de veículos automotores. Será apresentada diversos tipos de engrenagens, assim como a funcionalidade de cada uma delas e suas relações com frequência, período ou frequência angular. Foi apresentado duas marcas de carros que se diferem nos dimensionamentos e as frequências do sistema transmissivo, assim como esquematizamos o sequenciamento do mesmo, desde o motor, até a chegada da transmissão aos pneus, encerrando a etapa 01.
Na etapa 02, mecanismos de engrenagens nos faz conhecer as funcionalidades das engrenagens e as trocas de marchas em um carro, onde foi pesquisado em sites sugeridos pela ATPS, e esquematizamos a sequência transmissivas dos movimentos em automotores, seja por engrenagens ou correias. Justificamos a vantagem mecânica, onde destacamos a importância das trocas das marchas. Por fim, juntamos todo o material pesquisado e debatido em grupo para a realização do relatório 1, que será entregue ao professor orientador para a composição das notas B1.
1. Cinemática dos corpos rígidos.
Cinemática é a parte da mecânica que analisa a geometria dos movimentos sem considerar os esforços envolvidos, ou seja, se ocupa das leis do movimento dos corpos e das causas que o provocam. Quando se define um mecanismo cinemático, estabelecemos para cada instante, a posição, velocidade e a aceleração em relação a um ponto escolhido previamente.
1. Engrenagens (definições e tipos).
São peças metálicas envolta por dentes intercalados, geralmente circular ligada a um eixo. Tem função mecânica e transmite movimento vindo do eixo rotativo a engrenagem ou qualquer peça translada que atuem em pares. Engrenagens circulares produzem uma razão de velocidade ao rodarem. Citaremos neste trabalho alguns tipos de engrenagem, como exemplo: Cilíndricas retas, cilíndricas helicoidais, cônicas, parafuso sem fim e pinhão-cremalheira, hipóides. As engrenagens são classificadas de acordo com a disposição dos seus eixos, sendo elas paralelas, concorrentes e oblíquas. Engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e força entre dois eixos. Muitas vezes, as engrenagens são usadas para variar o número de rotações e o sentido da rotação de um eixo para o outro.
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos, elas realizam várias tarefas importantes, porém a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado. Mais uma coisa que as engrenagens fazem é ajustar a direção de rotação. Por exemplo, no diferencial existente entre as rodas traseiras do seu carro, a energia é transmitida por um eixo que passa pelo centro do carro, o que faz com que o diferencial tenha de "deslocar" essa energia em 90º, para aplicá-la sobre as rodas.
1. Engrenagens hipóides:
As engrenagens hipóides são um tipo de engrenagem cônica espiral em que o eixo não faz interseção com o eixo da engrenagem tipo pinhão. A principal aplicação de uma engrenagem hipóide está na unidade diferencial de um veículo de rodas, onde o eixo de transmissão deve estar em um ângulo direito com as rodas. Os dentes helicoidais em uma engrenagem hipóide produzem menos vibração do que uma engrenagem com dentes de corte reto. Os modelos de engrenagens hipóides são fabricados em pares e devem ser substituídos aos pares.
C:\Users\rafael\Desktop\dente reto.jpg
Engrenagem hipóide.
1. Engrenagens cilíndricas retas:
São aquelas nos quais os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo de rotação. Geralmente é usada para transmissão rotacional, quando se quer obter mudança de sentido, porém encaixam se facilmente e são encontrados nos demais mercados com preços mais em conta. Geralmente é usada em transmissões de baixa rotações devido ao seu ruído específico.
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAABjtoAB-3.jpg
Engrenagem RETA1
engrenagemReta
Ficheiro:Gears large.jpg
Engrenagens cilíndricas de dentes retos
1. Engrenagens cilíndricas Helicoidais:
São utilizadas em transmissão entre eixos paralelos, próprios para velocidade e cargas elevadas. Apresenta um trabalho mais suave que as engrenagens de dentes retos, pois os dentes helicoidais geram carregamentos axiais sobre os mancais além dos radiais, mantendo um rendimento alto sendo muito utilizadas em grandes relações de transmissão. Podem ser usada paralelamente a outra engrenagem, ou em quaisquer outras angulações, normalmente varia de 60 ou 90 graus. Também podemos citar a engrenagens helicoidais duplas, que tem a vantagem de enormes carregamentos sem gerar carga axial sobre os mancais, sendo que a hélice tem direção oposta. Há engrenagens helicoidais duplas com dentes não contínuos, facilitando a saída da ferramenta e por sua vez a fabricação.
...