Testes nas demonstrações contábeis
Por: wildila • 17/6/2015 • Seminário • 3.040 Palavras (13 Páginas) • 169 Visualizações
TESTES ESPECIFICOS EM AREAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS
[pic 1]
INTRODUÇÃO
Testes Específicos em Áreas das Demonstrações Contábeis
A Contabilidade destina-se a estudar e controlar o patrimônio das entidades, do ponto de vista financeiro e econômico da empresa. Fornece informações fundamentais para o desempenho e tomadas de decisões, e fornecem informações tanto para usuários internos como para os usuários externos, pode se dizer que a contabilidade transmite seus resultados as partes interessadas.
Mas como saber que tais informações passadas pelas entidades a seus usuários estão corretas? O auditor é responsável por essa tarefa.
Podemos definir auditoria como:
“A técnica contábil que através de procedimentos específicos que lhe são peculiares, aplicados no exame dos registros e documentos, inspeção e na obtenção de informações e confirmações, objetiva obter elementos de convicção que permitam julgar se as demonstrações contábeis deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período examinado e as demais situações nelas demonstradas”.
Podemos dizer que é uma técnica para confirmar a veracidade nos registros e informações contábeis dados aos usuários pelas entidades.
Para esse trabalho de verificação das informações contábeis o auditor usa alguns testes:
Evidências
São aquelas provenientes dos procedimentos de auditoria que irão permitir a formação e fornecera dados para a opinião do auditor. Precisam ser claros, expostos e registrados nos papéis de trabalho, pois irão se constituir em elementos provas de sua conclusão.
Testes
Regra geral, o auditor reúne os elementos comprobatórios por meio de testes, que se constituem no processo fundamental em auditoria.
Os testes podem ser aplicados em todas as transações ou a uma amostra.
Tipos de testes de auditoria
De procedimentos (Observância): Destina-se a provar a credibilidade dos procedimentos de controle adotados pela empresa e não a identificar o saldo correto das transações. Visam assegurar que os procedimentos do controle interno estão sendo cumpridos corretamente.
Testes de saldos (Substantivos): É aquele empregado pelo auditor, com a finalidade de obter provas suficientes e convincentes sobre as transações, saldos e divulgações aplicáveis, que lhe proporcionem requesitos razoáveis para a emissão de sua opinião sobre o item em questão.
Na prática dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos.
- Inspeção – exame dos registros, documentos e de ativos tangíveis;
- Observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;
- Investigação e confirmação – Coleta de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;
- Cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias;
- Revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com
Vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.
Revisão do controle interno.
Finalidade: Determinar qual a confiabilidade no controle interno, determinar os procedimentos que serão utilizados.
Objetivo: Definir a extensão do trabalho.
Auditoria das Disponibilidades (Caixa e Bancos).
Aspectos Contábeis: Caixa e bancos são o ativo de maior liquidez.
São registrados nestes grupos, os recursos disponíveis para aplicação nas transações da empresa: dinheiro em caixa; dinheiro em contas correntes bancárias; recebimentos não depositados; dinheiro ou cheques em trânsito.
A auditoria do disponível tem a finalidade de:
- Determinar sua existência, que poderá estar na companhia, em bancos ou com terceiros;
- Determinar se é pertencente à companhia;
- Determinar se foram utilizados os princípios fundamentais de contabilidade (PFC) geralmente aceitos, em bases uniformes;
- Determinar a existência de restrições de uso ou de vinculações em garantia.
- Determinar se está corretamente classificado nas demonstrações financeiras e se as divulgações cabíveis foram expostas por notas explicativas.
Revisão dos controles Internos: entre os vários tipos de controle, podemos citar alguns que servem de fortalecimento de controle interno para área do disponível e que podem ser utilizados de forma padrão pelas diversas empresas.
Sistema de autorização e aprovação para pagamentos
- Conciliação bancária periódica e revisada por pessoa independente à sua preparação.
- Utilização de duas pessoas independentes para assinatura dos cheques.
- Abertura de contas bancárias pela administração;
Cancelamento de documentação comprobatória após pagamento;
Controle de pagamento. Para evitar atrasos e consequentemente, multas ou juros de mora; - Controle diário dos recebimentos e acompanhamento entre o valor depositado e o recebido.
Procedimentos da Auditoria
Uma vez que o Caixa é considerado um bem que envolve grande risco e relativamente difícil de ser controlado, os procedimentos de auditoria a ele destinados tendem a ser mais extensos e mais detalhados que as outras áreas.
...