Trabalho
Por: lacienegpi • 21/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.626 Palavras (15 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
VALDERY BARROS REIS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO I
[pic 3]
GURUPI-TO
2015
VALDERY BARROS REIS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO I
Trabalho de Contabilidade Aplicada em Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral no 7º Semestre, nas disciplinas: Controladoria; Planejamento Tributário; Perícia, Auditoria e Atuária; Seminário VII.
Orientadores: Prof. Alfredo Ribeiro de Almeida
Prof. Agnaldo Pereira
Prof. Fábio Rogério Proença
Prof. Regis Garcia
Profª.Regiane Alice Brignoli Moraes
GURUPI-TO
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 HISTÓRICO 5
4 TRIBUTAÇÃO 6
4.1 FEDERAIS. 6
4.2 ESTADUAIS 6
4.3 MUNICIPAIS 6
4.4 CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS 6
5 LIVROS FISCAIS 8
6 ENCARGOS TRABALHISTAS 9
7 LIVROS CONTÁBEIS 10
8 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 11
9 PROPONDO A CRIAÇÃO DE UMA NOVA EMPRESA 13
9.1 ESTRUTURA DE CAPITAL 13
9.2 ESTRUTURA FÍSICA 13
9.3 ESTRUTURA DE PESSOAL 13
9.4 PROJEÇÃO DE COMPRAS 15
9.5 PROJEÇÃO DE VENDAS 17
9.6 PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 19
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
1 INTRODUÇÃO
A atividade empresarial na área do comércio foi abrangente para proporcionar os aspectos contribuintes para o desenvolvimento de perspectivas financeiras. Entretanto, a atividade escolhida é de suma importância para a população, que são os consumidores destas revendedoras. De certa forma, o enfoque principal deste trabalho foi para apresentar informações relacionadas com as matérias viabilizadas e estudadas durante o semestre.
Qual é a contribuição dos fundamentos contábeis para o comércio de vendas de veículos usados? A contribuição engloba os recursos contábeis, como, a organização dos planos financeiros, a viabilização dos impostos adequados à empresa, o cumprimento do planejamento tributário diante dos tributos provenientes as ações da empresa, os atos são de forma lícita ou ilícita e dentre outros.
O principal objetivo designado para a colaboração das atividades econômicas foi propiciar a relevância do planejamento tributário, a auditoria nas empresas e a controladoria. Demonstrar o contexto da atividade.
2 JUSTIFICATIVA
A trajetória da escolha da atividade foi realizada por várias pesquisas que definiram a escolha principal. A relevância dos atributos que elevam no comércio faz com que as vendas de veículos tornam-se uma contribuição de serviços a sociedade. A área de vendas de veículos usados desperta o interesse pelos compradores por ser uma oferta de preço mais acessível.
As matérias que despertarem o interesse durante o curso foi o planejamento tributário, controladoria e auditoria. Principalmente, o planejamento tributário é de suma importância, devido a organização das ações para serem aderidas de forma lícita, implementa as regras em seguimento de não acontecer evasão fiscal.
Segundo a autora ressalta que:
O planejamento tributário, sobretudo com o intuito de afastar o pagamento de tributos, tem gerado grandes dúvidas no meio jurídico, em especial na fixação dos limites do que é lícito fazer para diminuir o peso da carga tributária num determinado orçamento (RIZZI, 2007, p. 1).
Já a controladoria precisa do planejamento da empresa vai viabilizar as condições financeiras de forma a averiguar o serviço. O andamento da organização empresarial e quais ações que estão utilizando para os planos de ação. Deste modo, a incidência dos tributos sobre atividade comercial, trabalhar de forma correta para atribuir a empresa ações lícitas, ou seja, a elisão fiscal.
Na averiguação visa o trabalho do auditor que elabora os conceitos necessários para serem utilizados no levantamento de dados. A auditoria tem um papel importante da organização empresarial que visa contribuir para retribuir com informações sobre a situação da empresa, o sistema financeiro e contas seguem de maneira correta. A contribuição desta ação é a contribuição do contador.
3 HISTÓRICO
O comércio é uma das atividades econômicas que abrange a área de vendas num processo econômico. Na era da economia da Mesopotâmia enfatizou a economia em caravanas, como, grupos de comércio. Com isso, deu-se o início dessa atividade a fim de explorar a demanda no negócio.
Conforme o autor aborda:
No Brasil e em outros países na América Latina, a história conjunta do comércio e do crescimento se revelou ainda menos linear do que em outras regiões, e os contrastes com o mundo desenvolvido tornaram-se ainda mais contraditórios do que os de outras regiões do mundo em desenvolvimento. Tendo contribuído para significativo processo de industrialização, o modelo de substituição de importações, com o declínio progressivo de seus benefícios líquidos, teve seu esgotamento tardiamente reconhecido. Os choques de petróleo, as subsequentes crises de balanços de pagamentos e, finalmente, a estagnação na década de oitenta agravaram o referido esgotamento e, de certo modo, prejudicaram o desenho de um novo modelo de inserção econômica internacional (SARQUIS, 2011, p. 18).
...