Trabalho
Por: Mariana Cardoso • 16/12/2015 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 510 Visualizações
Resenha do livro “Melhores Poemas” de Cecília Meireles.
A obra de Cecília Meireles aborda temas tão comuns de toda a humanidade, tais como a morte, o amor, a fugacidade da vida, a efemeridade dos tempos.
A genialidade em abordá-los, reflexivamente, sem aterrorizar, pelo contrário, acordar para uma realidade, suavemente, como é o ritmo de suas poesias,
O estudo das poesias de Cecília Meireles permitiu o estudo de algumas particularidades de sua obra, como a presença marcante da subjetividade em seu estilo. Esta subjetividade é universal, visto que os poemas parecem refletir no papel as dores e as angústias de toda a humanidade. Além disso, Cecília Meireles nos faz refletir sobre existência, onde que faz uso de imagens sensoriais para a visualidade poética de seus temas.
O vocabulário utilizado é simples. Mas, mesmo simples, é repleto de simbolismo, no qual o leitor deve se manter atento aos detalhes que compõem o grande fio que liga as palavras e os vários sentidos sugeridos no texto.
Geralmente, o ritmo dos poemas estudados é lento e suave, indicando também como a poetisa era delicada ao “criar” a representação do som de suas “letras”. Em algumas passagens o ritmo é acelerado, mas a suavidade não desaparece.
Este trabalho teve a intenção de mostrar o estudo de alguns poemas dessa poetisa, política e professora versátil, que fascina qualquer pessoa, leitora de sua arte pela primeira vez, através dos temas abordados e tão ligados a sua vida pessoal, também o seu estilo, presente na organização poética, nas combinações de palavras e sons. A estilística foi utilizada para compreendermos os mecanismos usados pela autora para expressar o seu lirismo.
Questões do filme “Quanto vale, ou é por quilo?”
O que é justiça afinal? Aponte situações do filme em que ela foi cumprida e outras em que ela falhou.
Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos. Na primeira cena do filme a justiça falhou, pois a negra foi roubada e mesmo tendo liberdade não conseguiu recuperar seus escravos e ainda perdeu o julgamento por ter ofendido quem havia roubados seus escravos. A justiça funcionou na cena onde representa a indenização paga ao dono do escravo, após o golpe do senhor que lhe havia tomado por emprestado.
A escravidão realmente acabou? Justifique sua resposta.
A escravidão ainda não acabou, ela apenas mudou de forma, mas ainda continua acontecendo.
Quais são as novas formas de escravidão?
A escravidão de hoje é representada pelos trabalhadores das lavouras de cana de açúcar nas fazendas, onde gastam tudo o que tem para conseguir se manter vivos, e é representada pelas favelas onde os moradores trabalham pra conseguir se manter e sobreviver.
Como o filme retrata as favelas? Comente a cena na qual Ricardo atola o carro próximo a cena de um assassinato.
Como um local de pessoas muito pobres, onde os moradores não têm muitas esperanças, um local carente de doações, cheio de marginais,
...