Trabalho - Comunicação
Por: Frangueli123 • 16/9/2016 • Trabalho acadêmico • 675 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
Comunicação
Uma das principais ferramentas do administrador é a comunicação. A maior parte de seu tempo é aplicada em comunicações, com aplicações em todas as funções ‘direção’’, buscando assim uma compreensão mútua e confiança. A comunicação envolve troca de fatos, idéias, opiniões ou emoções entre duas ou mais pessoas, também definida como inter-relação por meio de palavras, letras, símbolos ou mensagens. Toda e qualquer tipo de comunicação envolve transações pessoais, um ‘’processo’’ de passar informação, uma ponte de significados entre pessoas.
Processo de comunicação: existem mais quatro componentes do processo, a transmissão, o canal, a recepção e o ruído, vejamos os seis componentes do sistema de comunicação.
1º Fonte: significa a pessoa, a coisa ou o processo que emite ou fornece as mensagens por um intermédio do sistema. O remetente cria uma idéia ou escolhe um fato para comunicar. O remetente organiza sua idéia, ou seja, mensagem por meio de uma serie de símbolos, sinais ou códigos pelo quais pretende comunicar a outra pessoa.
2º Transmissor: Significa o meio, o processo ou equipamento, (voz, telefone, carta, etc.) Que codifica e transporta a mensagem por meio de algum canal ate o receptor.
3º Canal: É o espaço intermediário situado entre o transmissor e o receptor, que geralmente constitui dois pontos distantes.
4º Receptor: Significa o processo ou equipamento que capta e recebe a mensagem do canal para o receptor decodificar a mensagem, em principio o receptor é o decodificar de mensagens.
5º Destino: Significa a pessoa, coisa ou processo a quem é destinado a mensagem no ponto final do sistema de comunicação.
6º Ruído: Perturbação indesejável que tende a deturbar e altera de maneira imprevisível, as mensagens transmitidas. Uma das maneiras de diminuir o ruído e garantir a interpretação da mensagem é a redundância – repetição d mensagem.
Barreiras a comunicação
Quase sempre o processo de comunicação sofre entraves, bloqueios, dificuldades e restrições por causa de barreiras que se interpõem entre os emissores e recebedores. O boato é um exemplo típico de comunicação distorcida, ampliada e muitas vezes, desviadas. A barreira faz com que a mensagem enviada e a mensagem recebida e interpretada sejam diferentes entre si. A compreensão se refere ao fato de o receptor interpretar aquilo que recebeu de maneira como a fonte o enviou. Se a fonte transmitir a idéia de um quadrado e o receptor estiver pensando em um triangulo, a comunicação é ineficaz, pois a compreensão não ocorreu.
FONTE ----TRANSMISSOR------ CANAL--------RECEPTOR-------DESTINO
RUIDO
Propósito das comunicações: A comunicação constitui um dos aspectos básicos da atividade gerencial. Administrar é fazer com que as pessoas sejam feitas por meio das pessoas, e para que as pessoas possam fazer a coisa de maneira eficiente e eficaz, torna-se necessário comunicar constantemente.
A comunicação – como fonte (atividade) gerencial este é, como processo pelo qual o gerente garante a ação das pessoas para promover a ação empresarial – tem dois propósitos principais.
...