TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinas Em Contabilidade

Por:   •  26/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  11.096 Palavras (45 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 45

RESUMO

        

Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação entre Governança Corporativa e o comportamento do resultado da empresa após adoção das suas práticas, apresentando uma revisão da literatura acerca deste tema, abordando os diversos conceitos de governança corporativa, sua evolução, importância e sua prática no Brasil. Apresenta também os princípios que norteiam as boas práticas de governança de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, bem como estudar os principais indicadores financeiros através da análise do Balanço Patrimonial e das Demonstrações Financeiras. Para que esse objetivo seja alcançado, busca orientação teórica necessária para sustentar esse modelo de gestão amparado num maior controle e transparência, visando analisar a evolução da empresa.

Palavras chaves: Governança Corporativa. Demonstrações Financeiras. Práticas de Governança.

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 Empresa Natura Cosméticos S.A Resumo de Negociações

TABELA 2 Governança Corporativa: motivações e desdobramento

TABELA 3 Modelo de Governança Corporativa no Brasil

TABELA 4 Segmentos especiais de Governança Corporativa no Brasil

TABELA 5 Comparativo das Ações        

TABELA 6 Demonstração do Resultado Exercício – Comparativo

TABELA 7 DRE Exercícios Findos em 31 DE Dezembro de 2004 E 2003

LISTA DE SIGLAS

S.A – Sociedade Anônima

BM&F – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

BOVESPA – Bolsa de Valores de São Paulo

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

BNH – Banco Nacional da Habilitação

CMN – Conselho Monetário Nacional

BACEM – Banco Central do Brasil

CVM – Comissão de Valores Mobiliários

BC – Banco Central

BCB – Banco Central do Brasil

MP – Medida Provisória

CDI – certificado de Depósitos Interfinanceiros

SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia

CETIP – Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Tributos Privados

SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico

OCDE – Organization for Economic Cooperation and Developmen

AV – Análise Vertical

ABRINQ Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos 

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

LISTA DE GRAFICOS

GRAFICO 1  Governança Corporativa – Estrutura Acionária

[pic 1]

1 INTRODUÇÃO

Para Steinberg (2003), a governança Corporativa tem como definição um conjunto de práticas, regras, costumes, leis, políticas e regulamentos que tem como alvo aprimorar o desempenho da empresa ao proteger todas as partes interessadas, tais como investidores, empregados e credores, propiciando o acesso ao capital. A Governança Corporativa regula o modo como à empresa de capital aberto é administrada e controlada, favorecendo os interesses dos acionistas controladores, acionistas minoritários, administradores, funcionários e fornecedores.

De acordo com Steinberg (2003, p.179), “a análise das práticas de governança corporativa aplicada ao mercado de capitais envolve, principalmente: transparência, equidade de tratamento dos acionistas e prestação de contas.”

O autor alega que para os acionistas, a apreciação das práticas de governança contribui na decisão de investimentos, pois defini o nível e as formas de atuação que estes podem ter na companhia, possibilitando-lhes exercer influência no desempenho da mesma.

A Governança Corporativa é um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a perenidade (STEINBERG, 2003).

Este trabalho será feito por meio de um estudo de caso da empresa Natura Cosméticos S.A, que foi selecionada para este estudo por ser uma empresa de capital aberto, enquadrada no modelo de Governança Corporativa, que tem como objetivo ser modelo de transparência no mercado de capitais, e no capitulo três de metodologia será detalhado como que o estudo de caso foi operacionalizado.  

A Natura Cosméticos S.A. é uma sociedade anônima de capital aberto listada no segmento especial denominado Novo Mercado da BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, é líder no mercado de cosméticos.

O trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do resultado da empresa após adoção das práticas de Governança Corporativa, através de um estudo dos principais indicadores financeiros através das Demonstrações Financeiras. Quando se fala da situação financeira de uma empresa, o mesmo refere-se a sua capacidade de saldar seus compromissos tanto no presente como no futuro, bem como de seu valor de mercado.

De acordo com Pinheiro (2009) a análise da situação financeira de uma empresa pode ser avaliada através de elementos patrimoniais que retratam sua liquidez, sua estrutura patrimonial e o seu ciclo operacional.  

Além desses, deve-se acompanhar os resultados de Lucro Líquido, Patrimônio Liquido, dentre outros, para comprovar a possível valorização da mesma.

1.1 Problema

De acordo com Silveira (2005, p. 45), “a discussão sobre a governança corporativa envolve a criação de mecanismos internos e externos que assegurem que as decisões corporativas serão tomadas no melhor interesse dos investidores.”

Deste modo se faz necessário aprofundar-se em pesquisas que possam prevenir os interesses, não só, dos acionistas, mas também do publico estratégico, no que tange questões relacionadas a informações econômicas, financeiras, sociais, ambientais e dos riscos que podem afetar o desempenho empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.6 Kb)   pdf (443.3 Kb)   docx (140.7 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com