Trabalho - Respostas - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Por: Rafa221293 • 20/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 1.144 Visualizações
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
TRABALHO
A Sociedade Empresária Cia Alfa apresentou as seguintes Demonstrações Financeiras:
*Obs:. Os valores de Adiantamentos de Clientes no REF serão realizados até o findo do exercício social subsequente.
I – (0,5 PONTO)
A reclassificação ou a padronização das demonstrações contábeis visa minimizar os efeitos das diferenças decorrentes dos critérios adotados por várias empresas na apresentação das referidas demonstrações. Nesse sentido, para fins de análise econômico-financeira, os especialistas costumam proceder uma nova classificação, um novo reagrupamento de algumas contas nas DC, sobretudo no BP e na DRE. São alguns ajustes necessários para melhorar a eficiência da análise.
A partir das Demonstrações Financeiras da Cia Alfa, elabore o novo Balanço Patrimonial com base na estrutura definida pela Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) e alterações promovidas pelas Leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09, promovendo às devidas reclassificações para efeito de Análise das Demonstrações Contábeis.
A Análise das Demonstrações Contábeis deve começar com um foco retrospectivo, através da metodologia de análise horizontal e vertical, a qual servirá de etapa preparatória para a análise através de indicadores.
A Análise Horizontal e Vertical é a forma mais comum de expressar a Análise das Demonstrações Contábeis, pois, apesar de sua simplicidade, elas irão destacar as variações mais importantes no BP e na DRE.
II – (0,5PONTO)
Com base no Balanço Patrimonial Padronizado para Análise das Demonstrações Financeiras da Cia Alfa, elabore a Análise Horizontal.
III – (0,5 PONTO)
Com base no Balanço Patrimonial e na Demonstração de Resultado do Exercício da Cia Alfa, elabore a Análise Vertical de todos os períodos.
Obs:. Utilize como total do Passivo: Passivo Circulante + Passivo Não Circulante.
Os Índices de Liquidez são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto é, constituem uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada no longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.
IV – (0,5 PONTO)
Com base no Balanço Patrimonial Padronizado para Análise das Demonstrações Financeiras da Cia Alfa, elabore o cálculo e realize a interpretação dos seguintes índices de Liquidez:
a) geral de 20X1 e 20X2;
b) corrente de 20X1 e 20X2;
c) seca de 20X1 e 20X2;
d) imediata de 20X1 e 20X2.
Os indicadores de Endividamento apresentam o nível de endividamento da empresa. Através deles sabemos que o Ativo (aplicação de recursos) é financiado por Capital de Terceiros (Passivo Circulante e Não Circulante) e Patrimônio Líquido. Portanto, Capitais de Terceiros e Capitais Próprios são fontes (origens) de recursos. Também são os indicadores de endividamento que nos informam se a empresa se utiliza mais de recursos de terceiros ou de recursos dos proprietários. Saberemos se os recursos de terceiros têm seu vencimento em maior parte no Curto Prazo – PC ou no Longo Prazo – PNC.
V – (0,5 PONTO)
Com base no Balanço Patrimonial Padronizado para Análise das Demonstrações Financeiras da Cia Alfa, elabore o cálculo e realize a interpretação dos seguintes índices de Endividamento:
a) participação do capital de terceiros sobre recursos totais de 20X1 e 20X2;
b) garantia do capital próprio ao capital de terceiros de 20X1 e 20X2;
c) composição do endividamento de 20X1 e 20X2;
d) endividamento geral de 20X1 e 20X2;
e) endividamento de curto prazo de 20X1 e 20X2;
f) endividamento financeiro versus endividamento total de 20X1 e 20X2;
g) endividamento financeiro versus capital próprio de 20X1 e 20X2;
h) endividamento financeiro de curto prazo versus ativo circulante de 20X1 e 20X2;
i) nível de desconto de duplicatas de 20X1 e 20X2;
j) imobilização
...