Trabalho Sobre Os três Mosqueteiros
Por: mariaines25 • 9/3/2021 • Trabalho acadêmico • 561 Palavras (3 Páginas) • 936 Visualizações
Os três mosqueteiros
O livro que eu escolhi foi os três mosqueteiros de Alexandre Dumas.
O enredo do livro passa-se no século XVII, em França e alguns capítulos são passados em Inglaterra. D’ Artagan é um jovem fidalgo gascão que vai para Paris com o sonho de se tornar num mosqueteiro. Para alcançar esse sonho vai ao encontro do senhor de Tréville, chefe dos mosqueteiros e também amigo do seu pai, mas este diz-lhe que não o pode nomear mosqueteiro pois nunca tinha feito nenhuma campanha, mas meteu-o na companhia do senhor Essarts.
Mais tarde conhece Athos, Porthos e Aramis, que eram 3 mosqueteiros e que o admitem no seu grupo depois deste ter demonstrado as suas qualidades de espadachim. O resto do livro fala das aventuras que estes 4 amigos terão para destruir os planos do cardeal e da sua agente Milady de Winter.
Athos, Porthos e Aramis são 3 amigos muito diferentes entre si mas ambos servem o rei e odeiam o cardeal.
O livro traça uma enorme homenagem à honra, à coragem, aos valores humanos e à amizade, mas também nos mostra como era o cenário em França, no início do século XVII, numa altura cheia de guerras. Por outro lado mostra-nos também as diferenças sociais que existiam, onde a nobreza e o clero eram colocados acima de todos (exceto do rei), criando assim situações de injustiça, que toda a gente, pobres e ricos aceitavam sem questionar.
Naquela época, a sociedade estava perante uma monarquia absoluta, e no livro, Alexandre Dumas faz algumas críticas em relação a isso, colocando alguns comentários na sua narração, mas principalmente nos pensamentos dos mosqueteiros. (“D’Artagan olhou com estupefação aquele homem que colocava o poder ilimitado de que era revestido pela confiança de um rei a serviço dos seus amores.”).
Uma das características do livro é que ressalta apenas as características mais valorosas dos personagens, deixando de lado os vícios e comportamentos piores dos personagens.
Embora todos os 4 amigos sejam corajosos e valentes, Athos é um alcoólatra funcional, Porthos aproveita-se do marido idoso da amante para receber dinheiro e Aramis, apesar da sua suposta vocação religiosa, mantém um caso amoroso bastante mal disfarçado. D’ Artagan, mesmo declarando-se apaixonado por uma mulher, aia da rainha, atira-se a Milady de Winter quando a primeira misteriosamente desaparece, sem lhe causar qualquer problema. Mais tarde quando descobre que Milady raptou a sua amada para se vingar de D’Artagan, que tinha descoberto e tentado desfazer os seus planos com o cardeal, D’Artagan, juntamente com os seus amigos persegue e mais tarde acaba por matar Milady por todos os males que esta causou, incluindo matar a sua amada. No final do livro, D’Artagan reconcilia-se com o cardeal e este dá-lhe o cargo de tenente dos mosqueteiros, Athos continua a servir o rei nos mosqueteiros, Porthos casa-se e Aramis torna-se padre.
No livro, Alexandre Dumas usa personagens que realmente existiram como o Rei Luís XVIII, o Cardeal Richelieu, a Rainha Ana de Áustria e o Duque de Buckingam e as restantes personagens são criadas por ele.
O livro é muito fácil de ler, pois tem poucas páginas, apesar de ter palavras confusas que precisamos de pesquisar para entender o contexto da História. O livro fez bastante sucesso desde que foi publicado, e foram criados posteriormente vários filmes acerca do livro tais como: o Homem da Máscara de Ferro e Os três Mosqueteiros.
...