Trabalho de Antropologia O Determinismo Geográfico
Por: amandaprado • 29/5/2020 • Trabalho acadêmico • 849 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
NOME: Amanda Prado dos Santos MATRÍCULA: T10723-7
1º Semestre – Ciências Contábeis
RESUMO: O Determinismo Geográfico.
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Em alguns livros podemos notar que autores acabam formulando uma relação entre a latitude e os centros de civilização e o clima como um fator importante na dinâmica do progresso.
Alguns antropólogos demonstraram que existe uma limitação na influencia geográfica sobre os fatores culturais e que é possível e comum existir grande diversidade cultural em um mesmo lugar, num mesmo ambiente.
Podemos analisar os lapões e os esquimós. Ambos habitam a calota polar. Ambos vivem em climas semelhantes, onde esperamos encontrar as mesmas “respostas culturais”. Porém, isso não acontece. Por exemplo: os esquimós constroem suas casas com blocos de neve e as forram. Quando desejam se mudar, eles abandonam tudo, levando somente seus pertences. Já os lapões, vivem em tendas de pele de rena, e quando desejam se mudar, desmontam suas tendas (um processo bem demorado) e as levam para o novo lugar.
Com isso, percebemos que apesar das diferenças existirem, elas não podem ser explicadas e limitadas pelo seu aparato biológico ou meio ambiente.
Crítica: O Determinismo Geográfico.
Como o texto informa, é possível existir várias culturas em uma localidade, e acredito que isso seja normal devido às condições que o próprio ser humano pode criar, pois nós escolhemos e alteramos o lugar em que vivemos, e com isso, talvez até que inconscientemente, criamos culturas/hábitos diferentes de se viver.
Não é a geografia que determina a cultura de um povo (apesar de acabar influenciando de alguma forma), mas sim o modo que acabamos “escolhendo” de viver.
NOME: Amanda Prado dos Santos MATRÍCULA: T10723-7
1º Semestre – Ciências Contábeis
RESUMO: O Determinismo Biológico.
Os antropólogos acreditam que as diferenças genéticas não são fatores determinantes das diferenças culturais. Os comportamentos genéticos não tem relação com os comportamentos culturais. Qualquer criança de uma cultura específica, se “colocada” em outra família de outra cultura, ela crescerá como tal e não Serpa diferente de seus irmãos de criação.
Existem estudos/pesquisas que não conseguirem diferenciar os grupos humanos por traços psicológicos (inteligência ou temperamento). As pesquisas revelam que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos.
O que diferencia a espécie humana são as características físicas, e não as comportamentais, isso quer dizer que não é biologicamente que são notadas as diferenças. Ou seja, o comportamento do ser humano depende do aprendizado ao passar do tempo e não em função dos hormônios.
Crítica: O Determinismo Biológico.
Podemos notar que o texto cita o fato de um menino e uma menina não agirem diferente por motivos hormonais, mas sim pela maneira que são educados. Porém, acredito que há tendência genética sim, no qual acabam influenciando em certos comportamentos humanos.
...