Trabalho de Conclusão
Por: eloagalvao • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 610 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
Metodologia de Pesquisa
Prova P1
ELOÁ GALVÃO DE LIMA RA. A841946
ÉRICA FARIAS DA SILVA RA. A94CFG-2
JOANES GARCIA RA. T868DJ-1
GLADSTONE AZEVEDO FERREIRA RA. T353GA-0
São Paulo
2014
APLICAÇÃO MÓVEL PARA BUSCA DE PRESTADORES DE SERVIÇOS – PRESTFÁCIL
Escolhemos esse tema, pois percebemos que não existe um aplicativo que facilite as pessoas a achar prestadores de serviço como: Chaveiros, eletricistas, encanadores, etc., perto onde o usuário esteja no momento.
Usabilidade, o grupo após pesquisas realizadas, conseguiu coletar dados suficientes para entendimento do que o usuário final espera do aplicativo, com isso levamos adiante a ideia da implementação do aplicativo.
Este trabalho consiste na implementação de uma aplicação de acompanhamento e prestação de serviços, onde serão incluídas novas funcionalidades, assim facilitando a utilização para o cliente e cliente/prestador, outro ponto que o grupo pretende levar em consideração em suas analises consiste na socialização desta aplicação, refletindo ao usuário seja ele cliente ou cliente/prestador um cenário bastante familiar e de fácil acesso.
METODOLOGIA
UML
Utilizaremos a Unified Modeling Language(UML) para a documentação da aplicação. Segundo Guedes, a UML é:
Uma Linguagem visual utilizada para modelar software baseado no paradigma de orientação a objetos, cujo objetivo é auxiliar os engenheiros de software a definirem as características do sistema, tais como seus requisitos, comportamentos, estrutura lógica, a dinâmica de seus processos e até mesmo suas necessidades físicas em relação ao equipamento sobre o qual o sistema deverá ser implantado (GUEDES, 2009, P. 19)
A UML é mantida pela Object Manangement Group – OMG. Em seu site existe material e tutoriais para as soluções de documentação, voltadas para as áreas de engenharia, aplicação distribuída, testes entre outros. (http://www.uml.org/#Articles)
Com a utilização da UML a documentação de software é distribuída por 14 diagramas que são divididos em duas categorias: Estruturais e Comportamentais.
Abaixo temos listas com todos os tipos de diagramas:
Diagramas Estruturais:
- Diagrama de Classes;
- Diagrama de Objetos;
- Diagrama de Componentes; (Não se aplica).
- Diagrama de Pacotes; (Não se aplica).
- Diagrama de Implantação; (Não se aplica).
- Diagrama de Estrutura Composta. (Não se aplica).
Diagramas Comportamentais:
- Diagrama de Caso de Uso;
- Diagrama de Atividades;
- Diagrama de Estados;
- Diagrama de Interação; (Não se aplica).
- Diagrama de Sequencia;
- Diagrama de Temporização; (Não se aplica).
- Diagrama de Colaboração ou Comunicação;
A denominação 5W2H existe devido a sete palavras em inglês:
- What? O quê?
- Why? Por quê?
- Who? Quem?
- Where? Onde?
- When? Quando? (de acordo com um cronograma)
- How? Como?
- How much? Quanto custa? (de acordo com um orçamento)
[pic 1]
Modelo de 5W2H realizado pelos integrantes do grupo.
CRONOGRAMA
[pic 2]
Modelo do cronograma realizado pelo grupo.
Um bom cronograma precisa ser bem claro, o escopo precisa estar bem definido e além disso utilizar boas estimativas para cara tarefa do projeto, outro ponto importante é ter bem definido quem são os responsáveis por cada atividade, acompanhar o cronograma regularmente é também uma atividade de grande importancia para um bom gerenciamento e um projeto de sucesso.
Partes Envolvidas e Usuários
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