Trabalho de Contabilidade Financeira
Por: crlls • 21/5/2024 • Trabalho acadêmico • 5.112 Palavras (21 Páginas) • 62 Visualizações
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CAMPUS HERÓIS DO JENIPAPO
PROJETO DE INTERVENÇÃO: O USO DO RELATÓRIO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DE UMA CRIANÇA COM TEA COMO PARTE DE UM PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO(PEI)
Carlos Augusto Fernandes de Medeiros
Profª Meª Samara Borges da Silva
CAMPO MAIOR
2022
PROJETO DE INTERVENÇÃO: O USO DO RELATÓRIO INDIVIDUAL COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DE UMA CRIANÇA COM TEA COMO PARTE DE UM PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO(PEI)
Carlos Augusto Fernandes de Medeiros[1]
Resumo:
O seguinte projeto configura-se em uma proposta de intervenção pedagógica desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Piauí. O Projeto de Intervenção decorre da situação das escolas municipais de Campo Maior-PI, que tem recebido um número significativo de crianças com autismo. O projeto visa observar o processo de avaliação através do Relatório Individual de três crianças com autismo da Escola Municipal Arylson Penna, na turma do Pré I, sendo um estudo de campo, de abordagem qualitativa. O objetivo geral é avaliar a utilização do Relatório Individual como instrumento avaliativo de três crianças com autismo e os objetivos específicos são: Verificar de que forma a professora avalia as crianças com autismo no Ensino Regular através do Relatório Individual; Analisar a contribuição do Relatório Individual para o Plano Educacional Individualizado e Refletir se os relatos de pais, terapeuta ocupacional, AEE, dentre outros indivíduos da vida da criança estão de acordo com o avaliado no Relatório Individual docente acerca das crianças. Partindo dos objetivos elaborados para o presente Projeto de Intervenção, espera-se que a partir dos resultados obtidos, o professor, os pais e o corpo terapêutico que auxilia no processo de desenvolvimento da criança, possam perceber a importância da escrita e do desenvolvimento de um relatório individual a partir do ponto de vista da criança.
Palavras-Chave: Relatório Individual; PEI; Autismo; Avaliação
Sumário
- INTRODUÇÃO..........................................................................................4
- PROBLEMA..............................................................................................6
- JUSTIFICATIVA....................................................................................... 6
- OBJETIVOS..............................................................................................8
- OBJETIVO GERAL...............................................................................
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS.................................................................
- REVISÃO DE LITERATURA.....................................................................9
- METODOLOGIA.....................................................................................13
- CRONOGRAMA.....................................................................................17
- RECURSOS NECESSÁRIOS.................................................................19
- RESULTADOS ESPERADOS................................................................19
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
O seguinte projeto configura-se em uma proposta de intervenção pedagógica desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Piauí – UESPI, campus Heróis do Jenipapo, na turma de V Bloco, na disciplina de Currículo da Educação Infantil, em parceria com a Escola Municipal Arylson Penna, situada no bairro Cariri, que tem por objetivo tornar-se a avaliação final da disciplina.
Nos últimos anos, a Educação Infantil vivenciou alguns processos que trouxeram uma reviravolta pedagógica e que consistiram em uma maior seriedade e maior exigência do processo educativo, seja na obrigatoriedade do ensino de crianças entre 4 ou 5 anos, ou seja na efetivação do ingresso dos direitos das pessoas com algum tipo de necessidade educacional especial.
O autismo, entre as necessidades educacionais especiais, tem conseguido um maior destaque, já que a maior porcentagem dos indivíduos que possuem algum tipo de necessidade, a matrícula do autista na Educação Básica, tem crescido consideravelmente, ainda que não ocorra conforme o ideal em termos de números frios.
Na cidade de Campo Maior-PI, vive-se um processo parecido, pois a Educação Infantil tem ocasionado a partir de relatos orais, um número expressivo da matrícula dessas crianças. No Brasil como um todo, a inclusão ainda passa por constantes debates e ajustes, não somente na garantia dos direitos, mas na quebra de preconceitos enraizados no contexto educacional e social (ASSIS, 2014).
Dessa forma, a inclusão também pode ser vivenciada a partir dos aspectos avaliativos, entretanto, a formação docente não tem acompanhado este grande processo de transformação que vem ocorrendo no seio escolar. Pensando nisso, o presente projeto tem por objetivo ser realizado entre os meses de setembro e outubro, observando como se dá a avaliação de três crianças com Transtorno do Especto Autista na Escola Municipal em um primeiro momento, e no segundo momento desenvolvendo atividades de intervenção para acompanhamento e contribuição no processo educativo dessa criança.
A ferramenta avaliativa a ser utilizada no projeto será o Relatório Individual, desenhado a partir da perspectiva de relatório, e desenvolvido em parceria com outros tipos de avaliações que complementam o relato final. O projeto visa nortear os aspectos avaliativos que constituem uma criança com autismo no âmbito teórico, e no âmbito prático, espera-se que o arcabouço teórico e prático desenvolvido ao longo do tempo seja útil para inferir no papel da ferramenta de relatório individual educacional para o Plano Educacional Individual(PEI), das crianças com autismo.
- PROBLEMA
O problema que norteia o Projeto de Intervenção decorre da situação das escolas municipais de Campo Maior-PI, que tem, segundo o relato de diretores de diversas instituições de Educação Infantil, recebido um número significativo de crianças com o Transtorno do Espectro Autista, diferentemente de crianças com outro tipo de necessidades especiais, que segundo esses diretores, não adentraram o ambiente escolar neste período letivo. O Projeto de Intervenção proposto pela Profª Meª Samara Borges da Silva na disciplina de Currículo da Educação Infantil, proporcionou a inquietação de como estão sendo avaliadas as crianças com autismo na Educação Infantil na Escola Municipal Arylson Penna, já que em uma das visitas para o Trabalho de Conclusão de Curso do mentor do seguinte projeto, uma das docentes afirmou que utiliza o Relatório para avaliar as crianças, e que esse relatório acompanha um Plano Educacional Individualizado. Nesse sentido, como está sendo avaliada uma criança com autismo na rede regular? O Relatório Individual auxilia o Plano Educacional Individualizado? Ele inclui as observações de outros entes que envolvem as crianças fora do espaço escolar?
...