Trabalhooo
Por: Jaqueline Lins • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.356 Palavras (6 Páginas) • 442 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE ADMINSTRAÇÃO
FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO – FACNET
1º SEMESTRE
CAMILA FERREIRA – RA 8762152730
JAQUELINE SERRACENA LINS – RA 8524950505
ROBSON DO ALMARAL COSTA – RA 9904010343
VERUSKA CLARO DE OLIVEIRA – RA 9137262748
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO
E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA-TUTORA EAD: KELLY ALVES DE OLIVEIRA
BRASÍLIA/DF
2014
CAMILA FERREIRA – RA 8762152730
JAQUELINE SERRACENA LINS – RA 8524950505
ROBSON DO ALMARAL COSTA – RA 9904010343
VERUSKA CLARO DE OLIVEIRA – RA 9137262748
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO
E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho acadêmico elaborado para obtenção de nota parcial no 1º Bimestre das disciplinas de Comportamento Organizacional e Empreendedorismo, sob orientação da Professora EAD KELLY ALVES DE OLIVEIRA.
BRASÍLIA/DF
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESCRIÇÃO DO RESTAURANTE SMAK
3. ANÁLISE SWOT:
3.1 OBJETIVOS E VANTAGENS DA ANÁLISE SWOT:
4. DIAGNÓSTICO – RESTAURANTE SMAK
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de realizar uma análise do restaurante SMAK, que vem apresentando problemas de administração e significativa perda de clientes.
Por meio de consultoria prestada à senhora Irena Partala, proprietária do restaurante acima citado, serão apresentados levantamentos e análises em busca de recolocar o empreendimento no ramo gastronômico da região do município do Vale da Felicidade.
Nesta atividade avaliaremos dos pontos positivos de maior relevância e apontaremos os pontos que caracterizam as fraquezas, bem como as oportunidades e ameaças que circundam o estabelecimento.
Por oportuno, insta constar que os métodos são fundamentos por meio de auxílio da ferramenta SWOT, que auxilia, por meio de variáveis, na compreensão do cenário em que o estabelecimento está inserido e a projeção de um plano de negócio que visa garantir o sucesso do Restaurante SMAK.
DESCRIÇÃO DO RESTAURANTE SMAK
O Restaurante SMAK é um dos empreendimentos do ramo gastronômico, do município do Vale da Felicidade, que mantém uma tradição em comidas típicas polonesas. O estabelecimento apresenta grandes oportunidades de crescimento no mercado, visto que é o único da região que dispõe de tais comidas típicas que é o forte do povoado de município, cuja descendência vem dos imigrantes poloneses que migraram em meados da década de 1950.
O restaurante mantém a arquitetura da época, com as cores da bandeira polonesa em branco e vermelho, e mobília rústica. Para manter a identidade do local, o restaurante oferece como prato principal o pierogi, um prato típico da Polônia, feito de massa com diversos recheios, em formato de meia-lua.
O público do Município é formado por turistas da região, que visitam a cidade em passeios semanais para exploração do Maria Fumaça que transportava os trabalhadores da mineração, dentre outras atividades de exploração das riquezas culturais da cidade, como vales e cachoeiras, fauna e flora diversificada e amplamente preservada. Os dias de maior concentração de turistas são nos finais de semana, momento em que se registra maior movimento no restaurante da senhora Irena.
Contudo, o empreendimento da senhora Irena tem apresentado alguns problemas de administração e consequentemente uma perda significativa de clientes para os outros restaurantes da cidade. Possui um quadro de funcionário restrito e que não estão motivados para o exercício das tarefas estabelecidas.
Além disso, a proprietária não dispõe de especialização adequada para gerir os negócios, apresentando desorganização nas finanças, tratamento com os fornecedores e higienização do local. Com esses problemas o restaurante pode sucumbir, caso não seja traçado um planejamento estratégico que auxilie na melhora do restaurante.
ANÁLISE SWOT:
Para definir um planejamento que garanta o sucesso do estabelecimento, será utilizado o auxílio do método de análise SWOT, que é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa. Essa técnica foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma Inglês, cujas siglas significam: S (Strengths) Forças, W (Weaknesses) Fraquezas, O (Oportunities) Oportunidades e T (Threats) Ameaças, conforme ilustração abaixo:
[pic 2]
OBJETIVOS E VANTAGENS DA ANÁLISE SWOT:
Objetivos:
- Efetuar uma síntese de análises internas e externas;
- Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;
- Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.
Vantagem/Oportunidade:
- Realizar previsão de vendas em articulação com as condições do mercado e capacidade da empresa em geral.
Segue abaixo quadro de variáveis da técnica SWOT, com as análises aplicadas no Restaurante SMAK:
FORÇAS (Ambiente Interno) | FRAQUEZAS (Ambiente Interno) |
|
|
OPORTUNIDADES (Ambiente externo) | AMEAÇAS (Ambiente externo) |
|
|
DIAGNÓSTICO – RESTAURANTE SMAK
PROBLEMAS IDENTIFICADOS | PROPOSTA DE SOLUÇÃO |
Não atende as diversidades de clientes. | Disponibilizar cardápios que atenda a toda demanda de clientes, disponibilizar tradução dos pratos, para atender turistas de todas as regiões e de outros países. |
Não investe na modernização do negócio. | Disponibilizar cardápios mais modernos, que não sejam escritos à mão. Novo letreiro que chame a atenção dos clientes. Pode utilizar de inovações tecnológicas para remeter a um local moderno, mas que não perde suas raízes. |
Não dispõe de um cardápio variado. | A cultura dispõe de vários pratos típicos que podem ser incorporados ao cardápio, disponibilizando de uma maior variedade atingindo novos públicos, agregando novos clientes. |
Gestão Tradicional e congelada. | A proprietária tem que está apta a mudanças e dar mais espaço à contribuição dos funcionários, dando autonomia e transformando-os em colaboradores. |
Funcionários desmotivados e sem treinamento | Propor treinamentos, cursos e palestras para especialização dos colaboradores. Manter um ambiente de liderança e dar maior liberdade de participação do funcionário no planejamento estratégico do restaurante. |
Número restrito de funcionários. | Realizar a captação de novo funcionários. Ex: Assistente administrativo e que possuindo, por exemplo, conhecimento no ramo financeiro e um funcionário para realizar a limpeza do estabelecimento. |
Capacitação da Proprietária | Procurar capacitação na área de administração de empresa a fim de garantir o sucesso do negócio. |
Pouca Rotação de Clientes | Investir na divulgação do estabelecimento, tais como propaganda, panfletagens, anúncios, entre outros. |
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste trabalho foi realizada uma assessoria ao restaurante SMAK, que visa garantir o seu bom funcionamento e a capitação de novos clientes.
Espera-se que a partir da apresentação dos pontos que representam maior fraqueza, a proprietária, senhora Irena, coloque em prática as proposta de solução que tem por objetivo a recolocação do restaurante no mercado competitivo, inclusive com interesse em se sobressair em relação aos concorrentes, tendo também, como estratégia a especialização e autonomia dos funcionários, bem como contratação de novos colaboradores para melhor organização das atividades do estabelecimento.
...