UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE PARANAVAÍ
Por: Shereki • 23/4/2020 • Dissertação • 966 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE PARANAVAÍ
MATHEUS GABRIEL BARBOSA
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Paranavaí – PR
2020
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE PARANAVAÍ
MATHEUS GABRIEL BARBOSA
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Trabalho de Contabilidade Introdutória do 1° ano do curso de Contabilidade.
Universidade Estadual do Paraná.
Professor: Antonio Carlos Utrila Garcia
Paranavaí – PR
2020
SUMARIO
- INTRODUÇÃO4
- DESENVOLVIMENTO5
2.1 História antiga da Contabilidade5
2.2 História Média da Contabilidade5
2.3 História Moderna da Contabilidade.........................................................................6
2.4. História Cientifica da Contabilidade ......................................................................6
3. CONCLUSÃO ..........................................................................................................7
4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................8
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade tem sua origem ligada a necessidade de registros do comercio. Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia, a partir deste momento os homens começaram a registrar os seus patrimônios, os primeiros livros contábeis foram escritos em papiros.
A contabilidade cresceu de maneira natural com o avanço do capitalismo, aumento das administrações públicas e privadas e o acumulo de capital.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 História antiga da Contabilidade
Época que se caracteriza pelo rudimentarismo empregado no registro dos faros administrativos e na sua interpretação (entre 6.000 a.C. e 1.202 d.C.).
Após o abandono das práticas nômades e da caça, o homem passou a ter percepção de patrimônio, através da organização de agricultura e pastoreio. Os primeiros registros se deram apenas utilizando da memória do homem.
A contagem se deu em etapas, dentre elas, a fase concreta, que se identifica pela utilização de fichas de barro com símbolos, que identificavam um conjunto de coisas específicas.
De 3100 a 3000 a.C. com o surgimento da escrita cuneiforme arcaica, o uso de símbolos idênticos inutilizou as fichas impressas. Os sumérios para um melhor entendimento, iniciaram a utilização de uma forma mais simples de apresentar as transações através de tabelas de barro, as fichas de barro entraram em desuso e serviam apenas como molde para a impressão nas tabelas.
O que marcou o fim da contabilidade do mundo antigo é a publicação do livro Liber Abaci, de Leonardo Fibonaci, que traz o início dos números arábicos ao ocidente.
2.2 História Média da Contabilidade
Aparecimento do método do registro contábil por partidas dobradas (entre 1.202 e 1.494).
A substituição dos números romanos pelos números arábicos no século XII, possibilitou a melhor compreensão de valores, e facilitou o cálculo de saldos em valores numéricos e não apenas simbólicos. Outro fator importante para o desenvolvimento de escrituração contábil, foi o aprimoramento das partidas dobradas.
O primeiro registro do uso do método em sistemas contábeis, foi na cidade Gênova, em 1.340.
O período medieval se encerrou com a publicação do livro Tractatus de Computis Et Scripturis de Luca Pacioli, que foi considerado o pai da contabilidade.
2.3 História Moderna da Contabilidade
Período de consolidação do sistema contábil de partidas dobradas (entre 1.494 e 1.840).
Apesar de Luca Pacioli ser o grande divulgador do sistema de partidas dobradas, ele não foi o criador, o método teve origem na Arábia. Pacioli expôs a terminologia adaptada:
...