Um Sonho de Liberdade
Por: Gleice Macêdo • 2/11/2017 • Resenha • 813 Palavras (4 Páginas) • 2.127 Visualizações
Um Sonho de Liberdade
O filme é representado por Tim Robbins que retrata a vida de Andy Dufresne um jovem banqueiro que foi preso, acusado por duplo homicídio, foi julgado e condenado a cumprir prisão perpétua, foi mandado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Chegando lá, é apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o diretor da prisão um homem corrupto que dizia que acreditava em duas coisas: disciplina e a Bíblia e que eles receberiam ambas enquanto estivam detidos, mas Norton não tinha conduta. Andy também conheceu o Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que tratava os internos com violência física e intimidação moral e acabavam muitas vezes, por espancá-los, alguns não resistia e iam a óbito.
Andy fez amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman). Conhecido como Red um prisioneiro que cumpria pena há 20 anos e que controlava as mercadorias que entrava na penitenciária, e juntos passava a maior parte do tempo e aprendem muitas coisas.
Dentro da penitenciária tinha um idoso chamado Brooks que tinha a função de cuidar da biblioteca, após 50 anos dentro da prisão, teve concedida sua liberdade condicional, porém ele ficou apavorado e para permanecer na prisão, praticou um ato de agressão contra um colega; mas foi impedido por Andy e Red; Brooks conhecia todos ali dentro e era respeitado, estava com medo, depois de tanto tempo preso não sabia como ia se integrar na sociedade, quando saiu da cadeia enfrentou dificuldades, não se adaptou a vida lá fora que era muito diferente com que estava acostumado e ficou depressivo, e cometeu suicídio.
Dufresne sonhava em sair daquela penitenciária. Já Red ficou acomodado com a sua condição de preso e pensava em morrer atrás das grades já não se imaginava fora da prisão.
Andy ajudou o sargento com o imposto de renda e recebeu como pagamento cervejas para seus amigos quando estava impermeabilizando o telhado da penitenciária, o qual mostra a necessidade patente do ser em se sentir humano, respeitado e sensível. Ele, por conhecer profundamente de finanças, foi mandado pelo diretor do presídio para gerenciar a biblioteca da instituição, e começou a fazer impostos de renda, lavar dinheiro, sonegar impostos, para Norton e alguns policiais que também eram corruptos.
Ao aceitar a imposição do diretor em desviar o dinheiro doado ao presídio, consegue velar seu intuito, ao mesmo tempo em que consegue benefícios pessoais e respeito de todos, companheiros e guardas do presídio. O banqueiro foi violentado, abusado sexualmente por Boggs Diamond, líder da gangue "As irmãs" e estuprador da prisão. Em uma tentativa de abuso não sucedida Boggs bateu tanto em Andy que ficou desmaiado, o Capitão Byron ao saber o motivo do banqueiro está na enfermaria espanca Boggs que fica na cadeira de rodas.
Andy quase teve uma chance de ser livre mais a perdeu quando Tommy foi assassinado por Hadley alegando que atirou quando supostamente ele tentava fugir da prisão, como Tommy era o único que conhecia o verdadeiro assassino, Andy continuou preso, mas na verdade Norton manda Byron matar o rapaz que sabia de mais ele não queria perder o contador que fazia tudo para ele sem custo algum.
O banqueiro usou a Bíblia para persuadir o diretor da penitenciária e para os agentes penitenciários não descobrir escondeu o martelinho que pediu a Red para fazer pequenas esculturas de pedras, porem um dia quando usou o martelinho para tentar escrever o nome dele na cela viu que tinha como cavar, passou vinte anos cavando um buraco para fugir.
...