Usando o custo médio ponderado móvel ou PEPS
Artigo: Usando o custo médio ponderado móvel ou PEPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: acmartins • 4/4/2014 • Artigo • 209 Palavras (1 Páginas) • 516 Visualizações
PORQUE NÃO USAR UEPS?
No Brasil, a legislação do Imposto de Renda tem permitido apenas a utilização do método do CUSTO MÉDIO PONDERADO MÓVEL ou PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai).
Porque em uma economia inflacionária, o sistema UEPS reduz o lucro líquido da empresa, e consequentemente, o valor do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido. Assim, para o governo, o melhor é que o lucro líquido seja maior, e por isso obriga a utilização do método do CUSTO MÉDIO PONDERADO MÓVEL ou PEPS.
Então se o IRPJ é um percentual sobre o lucro da empresa, o método de contabilização dos estoques vai afetar o IRPJ também não é?
Sim.
Se por exemplo, num ambiente inflacionário utilizarmos o PEPS, o nosso lucro vai ser maior, consequentemente pagaremos mais IRPJ, se utilizarmos o UEPS no mesmo ambiente pagaremos menos IRPJ, e se utilizarmos o Custo Médio, ainda no mesmo ambiente não pagaríamos mais nem menos, pagaríamos um valor médio, certo?
Agora num ambiente deflacionário, o UEPS, apresentaria o maior lucro, consequentemente o maior valor de IRPJ a pagar. O PEPS apresentaria o menor lucro, e também um menor valor de IRPJ a pagar, e o custo médio como sempre ficaria no meio termo na questão relativa ao IRPJ.
...