TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DA ÁGUA NO PLANETA

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.466 Palavras (22 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

Neusa Maria de Souza RA: C41259-7

A ÁGUA PARA LÁ DAESCASSEZ

Orientador: Professor José Marques Filho

São Paulo

2015


NEUSA MARIA DE SOUZA

A ÁGUA PARA LÁ DA ESCASSEZ

Professor: José Marques Filho

São Paulo

2015

INTRODUÇÃO

Apesar do acesso a água potável ser um direito básico e um pressuposto para a vida, saúde e desenvolvimento humano, milhões de pessoas ainda sofrem coma privação de acesso a esse recurso natural. De acordo com o relatório divulgado em 2014 pela Organização Mundial de Saúde, 748 milhões de pessoas ainda não tem acesso a água potável e outras 1,8 bilhões tem aceso a uma fonte contaminada. Já no que se diz respeito ao saneamento básico a OMS informou que 2,5 bilhões de pessoas ainda não tem acesso a um saneamento adequado enquanto outras 1 bilhão tem de fazer as suas necessidades fisiológicas ao ar livre.

Apesar dos objetivos de desenvolvimento do milênio, fixado em 2005, de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso a água potável ter sido alcançado em 2010, o número de pessoas sem acesso a água potável ou ao saneamento básico ainda é preocupante, tendo em vista que essas pessoas tema sua saúde e futuro comprometidos.

A crise de d’agua mesmo sendo uma realidade atual, ainda não ocupa lugar de destaque entre as preocupações do governo tão pouco as primeiras páginas de jornal, um dos motivos se deve ao fato de que essa crise afeta, em geral, uma parcela de população mundial carente, pobre e pouca ou nenhuma influência na política.

Neste trabalho abordaremos como é feita a distribuição da água no planeta, qual a origem desta crise, quais os seus efeitos e quais as possíveis soluções para acabar de vez com esse problema que ceifa anualmente milhões de vidas e condena outras centenas de milhares a uma vida de pobreza e miséria.


SUMÁRIO

1.        escassez na abundÂncia5

2.        Água potÁvel: necessidade humana bÁsica e direito humano fundamental7

3.        SANEAMENTO BÁSICO, UM PRESSUPOSTO PARA DIGNIDADE HUMANA10

4.        BENEFÍCIOS DA DISPONIBILIDADE DE SANEAMENTO E ÁGUA POTÁVEL PARA TODOS12

4.1        IGUALDADE DE OPORTUNIDADE12

4.2        DIMINUIÇÃO DE DOENÇAS13

4.3        REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL13

4.4        DIMINUIÇÃO DE MORTE EM DECORRÊNCIA DE DOENÇAS INTESTINAIS, TRANSMITIDAS POR ÁGUA DE BAIXA QUALIDADE13

4.5        AUMENTO DA PRODUTIVIDADE13

5        CRISE DA ÁGUA ATINGE OS MAIS POBRES16

6.        FALTA D’ÁGUA NO CENÁRIO MUNDIAL, UMA CRISE ADMINISTRATIVA19

7        CRISE HÍDRICA O CENÁRIO ECONÔMICO21

8        BIBLIOGRAFIA23

  1. ESCASSEZ NA ABUNDÂNCIA

Segundo o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados unidos da América, cerca de 70% da camada externa do nosso planeta, ou seja, ¾ da superfície da terra é constituída por agua, são aproximadamente 1,4 bilhão de KM cúbicos (só para ter uma ideia um KM cubico representa um milhão de litros d’agua), apesar de apenas 3% desse total se referir a agua potável, a quantidade ainda é muito grande, porém, mesmo com essa abundancia cerca de 750 milhões de pessoas ainda é privada do acesso a agua potável, tendo que fazer caminhadas árduas ou pagar preços abusivos para obter esse recurso natural que mesmo abundante para muitos, para alguns ainda é escasso.

De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano publicado em 2006 pelo Programa das Nações unidas para o Desenvolvimento humano publicado em 2006 pelo Programa das Nações Unias para o Desenvolvimento (PNDU) a falta de agua para alguns membros da sociedade, ao contrário do que muitos pensam, ocorre pela má administração desse recurso e pela desigualdade social e não necessariamente pela falta física.

Isso se prova verdade quando se analisa os dados, em geral das 750 milhões de pessoas que ainda não tem acesso a quantidade mínima diária de agua potável 90% desse número está localizada em países pobres ou em desenvolvimento denuncia a Unicef. E geral a falta d’agua é uma crise vivenciada pela população pobre, que constitui uma classe social com pouca ou nenhuma influência política e que por esse motivo são deixadas de lado, não acompanhando os progressos do seu próprio pais. América, cerca de 70% da camada externa do nosso planeta, ou seja, ¾ da superfície da terra é constituída por agua, são aproximadamente 1,4 bilhão de KM cúbicos (só para ter uma ideia um KM cubico representa um milhão de litros d’agua), apesar de apenas 3% desse total se referir a agua potável, a quantidade ainda é muito grande, porém, mesmo com essa abundancia cerca de 750 milhões de pessoas ainda é privada do acesso a agua potável, tendo que fazer caminhadas árduas ou pagar preços Segundo o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados unidos da abusivos para obter esse recurso natural que mesmo abundante para muitos, para alguns ainda é escasso.

De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano publicado em 2006 pelo Programa das Nações unidas para o Desenvolvimento humano publicado em 2006 pelo Programa das Nações Unias para o Desenvolvimento (PNDU) a falta de agua para alguns membros da sociedade, ao contrário do que muitos pensam, ocorre pela má administração desse recurso e pela desigualdade social e não necessariamente pela falta física.

se prova verdade quando se analisa os dados, em geral das 750 milhões de pessoas que ainda não tem acesso a quantidade mínima diária de agua potável 90% desse número está localizada em países pobres ou em desenvolvimento denuncia a Unicef.

E geral a falta d’agua é uma crise vivenciada pela população pobre, que constitui uma classe social com pouca ou nenhuma influência política e que por esse motivo são deixadas de lado, não acompanhando os progressos do seu próprio pais.

  1. ÁGUA POTÁVEL: NECESSIDADE HUMANA BÁSICA E DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL

Entende-se como agua potável (do latim potus, bebida, potabilis, bebível e potare, beber) a agua que pode ser consumida por pessoas e animais sem risco de contaminação de doença. O termo se aplica a agua que foi tratada para o consumo segundo os padrões de qualidade exigidos pelas autoridades nacionais e internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com