A ANÁLISE DE LIQUIDEZ: KI-GÁS
Por: jonepo • 30/7/2019 • Trabalho acadêmico • 1.248 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
Normas para o artigo completo
ANÁLISE DE LIQUIDEZ: KI-GÁS
Um espaço simples entre o título e nome dos autores, fonte Times New Roman, tamanho 10
José Maximiano Alves Neto.
Radames Augusto.
- Faculdade De Iporá.
- josemaxneto@hotmail.com
Resumo: O texto do resumo deve ser em parágrafo único. Conter de 200 a 400 palavras. Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entrelinhas simples, texto justificado. O texto deve apresentar minimamente uma introdução sobre a temática abordada no trabalho, seguida da descrição do objetivo. Posteriormente, deve-se discorrer sobre a metodologia, os resultados alcançados e as considerações finais.
Palavras-chave: (de três a cinco palavras, separadas por ponto e vírgula).
INTRODUÇÃO
A liquidez vem conquistando cada vez mais o âmbito financeiro, devido a sua alta importância na construção sólida de dados da situação financeira de determinada organização, a mesma tem um poderoso condão para se criar uma diversidade analítica, com relação a situação financeira e a investimentos de uma organização, de modo geral quanto mais a liquidez for expansiva, mais o quadro financeiro será melhor, para calcular os índices é preciso o fornecimento de certos dados que serão disponibilizados pelo Balanço Patrimonial, disponibilizado pelo contador e o fluxo de caixa (1). Em virtude disso, temos as seguintes modalidades de análise de liquidez: a geral; a corrente; a seca e a imediata, cada qual será objeto de estudo e aprofundamento do presente trabalho.
Assim sendo, a liquidez é empregada para analisar o nível de compromisso de uma organização, seja para arcar com os débitos pontualmente, analisar o quadro de compromissos para que não ocorra o desvio de recursos, para cada situação temos um modo de liquidez, a qual será explicada no presente trabalho.
O estudo referente a analise de liquidez, apresentados de forma comparativa podem apontar aos gestores o quadro financeiro da organização, se é lucrativo ou não, e consequentemente a redução de riscos da empresa, dessa forma, o presente trabalho possui como objetivo, analisar os índices de liquidez da empresa KI-GÁS, confrontar dados e analisar a situação financeira da empresa referida anteriormente.
Devido a grande dificuldade que uma empresa enfrenta, seja pela troca de gestor, seja pela confrontação do balanço de dados e fluxo de caixa, o gestor de uma organização enfrenta problemas, dessa forma, elaborou-se a seguinte problemática: a empresa tem dificuldade em arcar com seus compromissos a longo ou a curto prazo, E qual seria a dificuldade ?
Os artigos devem conter de 10 a 20 páginas, incluindo o resumo, as figuras e as referências. Todo o texto do corpo do trabalho em fonte times tamanho 12, entrelinhas 1,5, parágrafo 1,5. Subtítulos em negrito, caixa alta e espaços duplos - acima e abaixo. Deve-se evitar o uso de notas de rodapé e NÃO inserir número de páginas no arquivo do trabalho.
Na introdução devem-se conter informações sobre a problemática do trabalho e trazer um breve levantamento teórico, com referenciais teóricos sobre a temática estudada, deixando claro também os objetivos da pesquisa. Concluir com um parágrafo de fechamento do texto da introdução.
METODOLOGIA DE PESQUISA OU MATERIAL E MÉTODO
O método de pesquisa utilizado é o qualitativo, apoiando-se em técnicas de coleta de dados, também quantitativas. De acordo com Neves (1996, p.01), a pesquisa qualitativa não busca enumerar ou medir eventos. Ela serve para obter dados descritivos que expressam os sentidos dos fenômenos. O estudo foi desenvolvido pela pesquisa descritiva, tendo como procedimento a análise de dados.
2- Indicadores de Liquidez
2.1- Liquidez Corrente
A liquidez correte mede a proporção de capital próprio de curto prazo, e indica se o capital de curto prazo é suficiente para quitar as obrigações a curto prazo. se o resultado do índice for igual a um ou maior significa que seus recursos de curto prazo são maiores que seus obrigações a curto prazo.
Lc=ativo circulante/passivo circulante, a mesma possui a seguinte fórmula:
[pic 1]
A partir do resultado obtido da liquidez corrente da empresa KI-GÁS podemos fazer a seguinte análise do ano 2017/2018:
KI-GÁS 2017 | KI-GÁS 2018 |
42,07 | R$ 17,47 |
O resultado do ano de 2017 demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações e demonstra valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes.
O resultado do ano de 2018 demonstra que as obrigações aumentaram, mas houve um considerável aumento de vendas, podendo arcar com as obrigações a curto prazo.
2.2- Índice de Liquidez Imediata
A liquidez imediata como o próprio nome já diz, mostra para o gestor da empresa se o caixa, aplicações financeiras entre outros, se for liquidada de imediato da para pagar as obrigações de curto prazo.
Li=disponível/passivo circulante, com a seguinte fórmula:
[pic 2]
Liquidez imediata 2017 | Liquidez imediata 2018 |
35,46 | 16,31 |
A análise demonstra que nos dois anos os índices são suficientes para a liquidação imediata ou/a curto prazo, porém, as obrigações aumentaram no ano de 2018.
2.3- Índice de Liquidez Seca
A liquidez seca é parecida a liquidez corrente, a diferença é que ela retira do cálculo o que se tem em estoque, por não fazer parte do grupo patrimonial, aonde estão inseridos.
Ls=(ativo circulante-estoque)/passivo circulante, com a seguinte fórmula:
...