TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alemanha de Hitler

Por:   •  13/6/2019  •  Seminário  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

A Alemanha de Hitler

A Primeira Guerra Mundial, acabou com qualquer crença em prosperidade no mundo Ocidental e em principalmente no mundo Europeu, pois após o Tratado de Versalhes, a Alemanha foi forçada a assumir todos os custos do conflito, perdendo suas colônias, uma parte de seu território, uma parte de seu minério de carvão e de ferro e perdendo seu orgulho, fazendo os alemãs se sentirem humilhados pois não esperavam que o acordo fosse tão rigoroso, sendo assim, ao final da guerra como forma de se reerguer veio a ascensão do Nazismo onde teve seu início na Alemanha, após uma proposta de nacionalismo agressivo instigado por Adolf Hitler e suas ideias nazistas, foi desta maneira que a Alemanha conseguiu enxergar, uma forma de solução para poder se recuperar.

Hitler de origem austríaca, conseguiu formar grupos de extrema direita com os ex militares, com profissionais liberais, e estudantes, que foram pessoas que viram sentido no racismo e nacionalismo, assim projetando a culpa da crise nos outros, e especialmente nos judeus, e qualquer forma de protesto socialista era combatido com a força militar.

Com a crise a aumentar e o Estado não conseguindo extingui-la, o Nazismo avançava, e conquistava cada vez mais seguidores, que acreditavam que aquele era o caminho para a solução e se mostravam adeptos ao nazismo. Mas na verdade Hitler e seu seguidores políticos, queriam revanche contra os que saíram vencedores na Primeira Guerra Mundial.

Então os nazistas tentaram tomar o poder a força, no fim de 1923, Adolf Hitler veio a liderar um golpe, o Putch de Munique. Porem reprimido pelo governo republicano, Hitler foi preso, condenado a 5 anos. Na cadeia Hitler fez um livro que expunha todas as principais ideias do Nazismo, onde as principais eram que existia uma raça pura, e essa raça era a Ariana, superior as demais raças e os alemães eram os únicos descendentes dessa raça, por conta disso tinham o direito de subjugar outros povos, Hitler também acusava os judeus de serem um dos piores inimigos da Alemanha, colocando neles a culpa de tudo aquilo que Hitler odiava, o pacifismo, individualismo, marxismo e ate mesmo a arte moderna, ele enxergava também que o comunismo era uma ameaça a existência alemã, e também acreditava que a Alemanha deveria expandir, “conquistando” territórios de outros povos.

A economia alemã voltou a se recuperar após ajuda de capitais estadunidenses em 1924. Porem quando se iniciou a crise da bolsa de valores de Nova York, atingiu em cheio a Alemanha, e assim ajudou com que a situação se revertesse em favor de Hitler. Então o desemprego cresceu descontroladamente assim como a inflação também subiu em disparada.

A partir do desespero o partido nazista se aproveitou, para converter boa parte dos alemães para o nazismo através de comícios, e com tamanha crise, acabou crescendo o número de eleitores do partido nazista. Com a ajuda de parlamentos de grandes industrias a favor do nazismo, Hitler foi nomeado chanceler, ou seja chefe do governo.

Então no poder Hitler implantou uma ditadura cruel onde ordenou invasões a sindicatos, perseguiu, prendeu e também torturou e matou comunistas, democratas e judeus, e uma grande parte deles foram levados aos campos de concentração, dissolveu partidos políticos, roubou seus bens, fechou jornais, entre outras barbares. Então Hitler proclamou a criação do terceiro império, Von Hindenburg era ainda o atual líder, após sua morte Hitler toma seu lugar no posto de “guia, condutor”, e passou assim a comandar a nazificação do Estado.

Hitler comandou a queima de livros de ascendência judaica, ou de livros que não gostasse, proibiu judeus de namorar ou casar, ou ter relações sexuais com pessoas de sangue alemão. Ele também se esforço para que os jogos olímpicos fossem na Alemanha para assim poder comprovar que eles eram superiores. Hitler também interveio na guerra civil espanhola apoiando ditador fascista Francisco Franco.

Enquanto no poder, Hitler não chegou a cumprir metade do que havia prometido ao povo no aspecto econômico, ele não aumentou os salários, não fez uma reforma agraria, e ainda deu uma liberdade de ação aos trustes, ou seja a fusão de várias empresas poderosas criando um monopólio com intuito de dominar determinadas ofertas de produtos e serviços, ou seja uma empresa poderosa causando pressão no mercado. Oque ele fez foi investir em industrias de armamento e investir em construções de obras públicas, com isso houve uma grande queda no desemprego, o que ajudou muito para elevar a popularidade do regime.

Em compensação os nazistas, destruíram a antiga organização sindical dos trabalhadores, e os calou em qualquer tentativa de resistência ou manifestação operária.

Hitler usou mais da metade do orçamento alemão para fins militares e assumiu o comando das forças armadas, suas intenções não eram mais um segredo, ele queria e já estava preparando a Alemanha para a guerra.

Logo após o Tratado de Versalhes, a Itália de Mussolini também se julgava prejudicada, porem pela Inglaterra e França, pois não receberam a parte territorial que julgavam ter direito mesmo participando da guerra ao lado desses países. Já no extremo oriente o Japão se armava para disputar o controle da Ásia com os europeus e estadunidenses.

Alemanha, Japão, e Itália estavam insatisfeitos com a ordem internacional, e reagiram a ela praticando o imperialismo, do lado contrario estava França, e Inglaterra que queriam manter intacta a ordem, pois as beneficiavam, e manobrava a liga das nações a seus próprios interesses.

Não era novidade o discurso de que a Alemanha precisava de espaço vital a qualquer custo, antão Hitler reintroduziu o serviço militar e começou a rearmar a Alemanha, a França e a Inglaterra ficaram omissas o que fez com que acelerasse a escalada nazista.

Em 1936 Hitler se alia a Mussolini, e os dois enviam foças militares para guerra civil espanhola, para ajudar o general fascista Francisco Franco a derrubar o governo republicano. Também utilizaram dessa guerra como forma de testar suas armas de fogo, suas estratégias e seus aviões deixando um rastro de milhões de mortos. Essa guerra serviu para consolidar a aliança entre Alemanha e Itália que ficaram conhecidas como o eixo Roma-Berlim, que depois com a entrada do Japão após alguns anos ficaram conhecidos como, eixo Roma-Berlim-Tóquio.

Em 1938 a Alemanha invade a Áustria sem usar da força, o que apontava a popularidade do nazismo naquele país, assim já encorajados intensificam a busca pelo famoso espaço vital, e então exigem a região industrializada da Tchecoslováquia, habitada por maioria alemã, e a Tchecoslováquia pedi auxilio à França que havia prometido ajuda militar, mas na hora preferiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com