TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada Metodologia Da Pesquisa

Por:   •  26/5/2024  •  Exam  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – METODOLOGIA DA PESQUISA

Euclides Roberto de Morais Barros Junior

01588483

Direito

O plágio científico é uma questão problemática e que precisa ser combatida, pois trata-se da apropriação de uma ideia/trabalho desempenhado por alguém que não merece ter sua obra copiada. Atualmente, com o avanço tecnológico e com a internet disponibilizando livre consulta a inúmeros artigos científicos, a tarefa dos plagiadores tornou-se mais fácil, uma vez que ao utilizar a internet como “ferramenta facilitadora”, é possível acessar várias pesquisas e copiar partes diferentes de cada uma, utilizando-as em seu artigo como se as ideias lhe pertencessem, dificultando a identificação do plágio.

Sob essa Ótica, a tecnologia não apenas ajudou os plagiadores, mas também, paralelamente, prejudicou, uma vez que foram desenvolvidos softwares capazes de identificar trabalhos frutos de plágio comparando-os com diversas outras produções textuais contidas em seu banco de dados. Hoje, a maioria das avaliações online que exigem uma resposta dissertativa ou uma produção textual contam com um desses softwares, a exemplo do próprio ambiente virtual do portal da Ser Educacional que utiliza o programa “SafeAssign”. O SafeAssign funciona comparando respostas enviadas com um conjunto de relatórios acadêmicos para identificar áreas semelhantes entre a avaliação enviada e os trabalhos já existentes.

Diante de tal exposto, é de grande importância conhecer sobre o que é o plágio e quais são seus tipos para identificá-los. Os tipos de plagio podem ser elencados principalmente em: Consentido, de fontes, direto, indireto e autoplágio. O plágio consentido trata-se da cópia autorizada por meio de assinatura pelo autor original, esse tipo de plágio não é moralmente repudiado. Já o plágio direto, diz respeito à cópia literal do trabalho de alguém, sem haver qualquer menção ao autor do trabalho original. No indireto, o plagiador toma o cuidado de trocar algumas palavras utilizadas pelo autor original, porém mantendo a mesma estrutura e ideias do texto, e também, sem identificação do verdadeiro criador do trabalho. O plágio de fontes é quando um autor publica um conteúdo que se diz novo, mas que possui informações diretas de fontes que já haviam sido consultadas por outros autores em outras produções textuais. E por fim, o Autoplágio é o ato de copiar partes de um trabalho anterior, escrito e publicado pelo próprio autor em outros congressos, como algo original quando, na verdade, ele está plagiando a si próprio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-autoplagio
  • https://olhardigital.com.br/2023/06/21/dicas-e-tutoriais/o-que-e-plagio-e-quais-os-seus-tipos-na-internet/
  • https://help.blackboard.com/pt-br/SafeAssign/Student/Get_Started

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (191.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com