A Estrutura de Mercado
Por: Ana Paula Cachoeira • 20/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.653 Palavras (7 Páginas) • 350 Visualizações
Estruturas de Mercado
Na estrutura de mercado as empresas trabalham com a oferta de bens e de consumo ao consumido atendendo uma demanda para um determinado mercado, já o consumidor que por sua vez busca maximizar suas satisfações com suas restrições orçamentárias.
Com esta interação entre produtores e consumidores, demanda e ofertas resultam nos valores dos bens e em serviços, e esta estrutura de mercado pode ser abordada de diferentes formas.
A estrutura de mercado é um termo que refere-se as organizações de um mercado e as relações entre elas são elas: Vendedores no mercado, compradores no mercado, vendedores e compradores, vendedores já estabelecidos e novos vendedores.
Dependendo dos bens e serviços produzidos as empresas irão atuar em uma estrutura de mercado que ira influenciar nas decisões dos produtores sobre a qualidade, a quantidade, variedade, valores, entre outros.
Fatores que dão formas e dimensões a estrutura de mercado são elas o numero de empresas que estão atuando no mercado, capacidade de produção das empresas, quantidade e tipo de consumidor a ser atingido, as diferenças ou igualdades entre as empresas e os bens e serviços que as empresas produzem, a facilidades ou dificuldadesde acesso as tecnologias de produção, estratégia de marketing para comercialização de bens e serviços, informações quanto as condições de mercado dos vendedores quanto dos compradores e a renda do consumidor e o segmento de mercado a ser atingido.
A forma mais freqüente de classificar estas diferentes formas de estrutura de mercado é o numero de participantes que interagem neste mercado, podemos conhecer quatro formas de estrutura de mercado que são elas: Concorrência Perfeita, Oligopólio, Monopólio e concorrência monopolista.
A concorrência perfeita ou pura:
É muitos compradores e muitos vendedores, este tipo de mercado visa um funcionamento ideal de uma economia, esta estrutura serve de parâmento para o estudo de outras estruturas de mercado, ela é idealizada no mercado de bens e serviços, algumas aproximações ocorre no mundo real como no setor agrícola e nesta estrutura a interação da oferta e da demanda determina os preços.
Características e fatores da concorrência perfeita:
Padronização dos produtos:
Requer que o produto seja igual em qualquer vendedor, isto faz que o comprador possa comprar em qualquer um vendedor desde que o preço seja o mesmo.
Atomicidade:
Requer que os vendedores e compradores não possam barganhar os preços e nem na sua compra e nem na sua venda mantendo assim uma igualdade de preço para que não tenha uma concorrência desleal.
Mobilidade:
Requer que todos os recursos de bens e serviços entrada e saída com facilidade ou também que seja empregado em outro uso sem complicações, por exemplo, a mão de obra que alem de poder mudar de emprego podem mudar de uma região para outra em busca de uma remuneração melhor.
Transparência do mercado:
Requer que os consumidores, empresas e proprietários tenham conhecimento dos dados econômicos e também tecnológicos, os consumidores devem conhecer dos bens e serviços desejados, as empresas devem saber os valores dos insumos e a tecnologia empregada, os proprietários de recursos (bancos) devem saber seus possíveis ganhos e usos.
Um exemplo que se encaixa em um mercado concorrência perfeita é os produtos agrícolas, pois a uma serie de pequenos e médios produtores espalhados e mais de 200 milhões de consumidores no Brasil.
Monopólio:
O monopólio e totalmente o contrario da concorrência perfeita, neste mercado o consumidor não tem escolha, pois não tem empresas para que consiga barganhar os preços é o caso da energia elétrica e o fornecimento de água, onde você não tem opção de escolha, em cidades menores pode ocorrer de ter apenas um supermercado e um posto de gasolina ou farmácia este são alguns exemplos de monopólio.
Resumindo uma determinada empresa é a única ofertante de bens e serviços no mercado, e com isto ela que estabelece o preço de venda deste produto, com total ausência de concorrência.
Pra se definir um monopólio precisa que três hipóteses sejamcumpridas:
- Unicidade que é quando o setor é constituído por uma única empresa produtora.
- Imobilidade que é quando é criada barreiras para entrada de outras empresas em conjunto ou isoladamente.
- Insubstituibilidade que é quando não existem substitutos próximos aos bens e serviços produzidos pela empresa monopolizada.
Fatores para o surgimento de monopólio:
- O controle exclusivo de um fator produtivo: È quandouma empresa tem o domínio de uma determinada matéria-prima indispensável para a produção de um bem.
- Barreiras por patentes ou direitos autorais: È quando a uma concessão de patente que da o direito de uso ou sua exploração por seu inventor por um determinado tempo.
- Barreiras legais: È quando o controle estatal da oferta de determinados serviços com isto se origina monopólio estatais, esta ligada em setores ou atividades estratégicas como a luz, água, correios entre outros.
- Monopólios naturais: É quando surge um único monopólio natural porque é a única empresa que pode oferecer um bem ou produto a todo o mercado com um custo menor de operação, por exemplo, em enormes escalas de produção onde a empresa precisa despender uma elevada quantia de capital enquanto um monopólio já estabelecido leva a vantagem de possuir um custo menor de operação.
- Tradição de mercado: É quando a empresa esta á muito tempo em uma especifica área do mercado e já consegue dominar este mercado de forma monopolista.
Exemplo claro de monopólio é o serviço de correios pois não temos outra opção sem ser o correios para que preste alguns serviços e por isto não podemos optar por um preço mais justo, e muito menos temos o direito de escolha de outra empresa para esta mesma prestação de serviço.
Concorrência monopolística
Guarda certa semelhança com a concorrência perfeita em dois aspectos básicos: presença no mercado de muitos compradores e vendedores e alta mobilidade. A principal diferença está no fato de que na concorrência perfeita os produtos são iguais, já na monopolística os produtos são diferenciados.
...