A Hermenêutica
Por: Irio Sula Dias • 11/2/2018 • Trabalho acadêmico • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 139 Visualizações
Irio José Felipe Dias
Disciplina: Hermenêutica
Neste programa veiculado ao vivo no dia 17 de julho de 2013, Larry Elder e Piers Morgan discutem acaloradamente ao vivo os casos de supostas mortes por racismo nos EUA, mais especificamente o episódio que envolveu o hispânico branco George Zimmerman, o negro Trayvon Martin e a testemunha Rachel Jeantel.
(Entenda o caso: https://www.youtube.com/watch?v=S29ixRN-x2g&app=desktop ; http://www.institutoliberal.org.br/blog/zimmerman-matou-martin-que-matou-o-jornalismo/)
Leia o texto através do link e assista ao vídeo para, em seguida responder da forma mais completa possível às perguntas a seguir:
- Qual o perfil de George Zimmerman apresentado pela imprensa?
Resposta: o perfil de Zimmerman criado pela imprensa é de um branco racista, frio e que matou uma pobre criança.
- Qual o perfil de George Zimmerman encontrado pela investigação e apresentado aos jurados?
Resposta: um homem de origem hispânica, criado em um ambiente multiétnico, participante ativo da comunidade, amigo dos vizinhos, que foi puxado para o centro de uma disputa política em que o que menos importava era a realidade do que ocorreu entre ele e o Trayvon.
- Qual o perfil de Trayvon Martin apresentado pela imprensa?
Resposta: Trayvon, segundo a impresa, era um jovem negro de 17 anos que estava desarmado, carregando apenas uma embalagem de balas e uma lata de chá, que foi assassinado injustamente por motivo racial.
- Qual o perfil de Trayvon Martin encontrado pela investigação e apresentado aos jurados?
Resposta: Trayvon não era uma criança inocente, mas um adolescente brigão e usuário de drogas; praticante de MMA e fã de lutas; em seu armário na escola foram encontradas ferramentas para arrombamento como chaves-de-fenda e objetos possivelmente furtados em casas da região e, em sua mochila, joias, sem comprovação de origem; foi suspenso várias vezes da sala de aula por comportamento antissocial e violento; no dia da morte estava suspenso da escola por porte de drogas; junto com o seu corpo foram encontrados substâncias que misturadas se transformam em uma droga barata e popular, “lean”; na internet foram encontradas conversas dele com amigos sobre como fazia “lean”; em sua autopsia foram encontrados danos no fígado compatíveis com dependentes de “lean” e vestígios de maconha em seu metabolismo.
- Ao assistir ao vídeo e ler o texto, qual seria o retrato mais fiel, o do branco racista frio que matou uma pobre criança assustada ou do hispânico criado num ambiente multiétnico, participante ativo da comunidade, amigo dos vizinhos, que foi dragado para o centro de uma disputa política em que o que menos importava era a verdade? Explique.
Resposta: O que aconteceu com Zimmerman foi que o país em que vive precisava desviar o foco da crise ali instalada para outro assunto, os governantes precisavam que a população se desligasse do caos que pairava sobre a nação devido as eleições naquele ano. Por isso, quando aconteceu a morte de Trayvon pelo Zimmerman, em nenhum momento buscou-se a realidade dos fatos para se veicular nos jornais, mas apenas mentiras e a criação de um homem branco, frio e que matou um jovem negro, conforme os jornais, crime racial. Quando na verdade, ao se encontrarem, os dois pensaram errado um sobre o outro, e no calor da briga, o jovem agressivo tentou matar Zimmerman que, naquele momento, apenas pensou em se defender.
- Zimmerman foi um criminoso inventado pela imprensa e absolvido pela justiça? Explique.
Resposta: sim, pois, apesar da imprensa criar para ele um perfil diferente do real, na justiça não ficou provado que assassinou Trayvon por motivos raciais e os relatos de seus conhecidos demonstravam que ele era totalmente oposto do que havia sido relatado pelos jornais, assim, foi absolvido em seu julgamento.
- Zimmerman já teve seu julgamento no caso da morte de Trayvon, a despeito de toda a enorme pressão política e da imprensa? Qual foi o resultado?
Resposta: a justiça resolveu, por bem, absolvê-lo, pois não haviam provas de que ele o cara frio relatado pela imprensa e que teria cometido um crime racial, no entanto, ainda sofre com as acusações pelas ruas, pois foi veiculado nos jornais que a motivação para o crime era racial e que Zimmerman era impiedoso.
...