A História da Hermenêutica
Por: kahemy • 31/5/2018 • Trabalho acadêmico • 858 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
Para realização das atividades listadas, utilizar materiais disponíveis no RM: História da Hermenêutica, Slides sobre retórica e maiêutica, vídeo Lênio Streck, e leituras complementares. A correção irá consistir na compreensão dos conceitos, e não na reprodução literal dos materiais.
I -Explique a origem da exegese bíblica e suas diferenças da hermenêutica teológica:
Exege bíblica : Perdura até meados do século XVIII,
segundo escreve Bentho (2003), a Metodologia da Exegese Bíblica, portanto, é a organização e análise sistemática dos processos que devem orientar a investigação científica da Bíblia. Consiste na aplicação dos princípios racionais de investigação usados em documentos plurisseculares com o propósito de apreender o estilo literário de cada autor, a estrutura da obra, as formas literárias do conjunto, entre outro
Hermenêutica teológica ou patrística: Em seu auge no século XIII era utilizada no sentido nas decisões, julgamento. Era comum ocorrer situações onde uma pessoa era batizada e posteriormente esta deveria provar que seu batismo foi legitimo, essa pessoa entrava com um pedido de reconhecimento de batismo, quem julgava era o padre, neste julgamento era aplicando a hermenêutica teológica, esta se dava no sentido da revelação.Um dos maiores pensadores da hermenêutica patrística foi o filosofo Santo Agostinho Tomas de Aquino
II- Explique qual a finalidade da hermenêutica para os Romanos e as mudanças da mesma a partir do CORPUS JURIS CIVILIS:
A exegética romana se vincula a necessidade da manutenção de uma politica do império romano, esta tem uma preocupação com a manutenção da politica do estado romano, a partir da exegética se pensa na aplicação literal da lei, para dar apoio a essa aplicação literal da lei surgem os glosadores e os comentadores. Os glosadores são aqueles que vão produzir glosas, glosas que podem ser definidas como explicação sobre o sentido das palavras, por exemplo glosas que se forma de glossário(palavras especificas que vem definidas explicadas), esse vinha anexado ao corpus juris civilis, a lei romana junto ao código juris civilis, essa glosa vinha como uma nota de rodapé explicativa . A glosa esta diretamente vinculada com a ideia de lei. Ja os comentários com o produto dos comentadores direcionava a forma como a lei deveria ser aplicada, podendo esta ser aplicada com a extensão ou analogia.
III- Com base nas discussões realizadas em sala e na leitura do texto História da Hermenêutica (especialmente os pontos 1 e 2) aponte os elementos que impossibilitam a segurança jurídica no mundo antigo, e discorra brevemente se atualmente é possível perceber tais elementos:
O elemento que motiva a insegurança jurídica esta ligado ao fato das decisões sempre ficarem vinculadas ao plano racional, ao plano da reflexão, ao plano subjetivo e por elas ficarem vinculadas ao plano das ideias, ao plano de reflexão, corre-se o risco do solipsismo. A hermenêutica filosófica era reflexiva, mas por vezes a reflexão não era feita de forma adequada, desta forma recaia no subjetivismo aberto e tinha o solipsismo, da mesma forma que a hermenêutica teológica bíblica na revelação de um fato, esta não é geradora de segurança pois depende da subjetividade daquele que foi revelado.
...