A Historia dos 7 pecados capitais
Por: Edlaine Alves • 10/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 263 Palavras (2 Páginas) • 791 Visualizações
HISTORIA DOS 7 PECADOS CAPITAIS
Os 7 pecados capitais são quase tão antigos que o cristianismo. Porém só foram formalizados no seculo IV, quando o Papa Gregório Magno, tomou por base as epistola de São Paulo, definindo como 7 principais vicios de conduta: gula, luxuria, ira, soberba, preguiça, inveja e avareza.
A lista só se tornou oficial na igreja católica no seculo XIII, com a suma teológica, documento publicado, pelo teólogo São Thomás de Aquino. Nesse documento, ele explica o que os tais sete pecados tem o que os outros não têm.
O termo capital, deriva do latim “CAPUT”, que signfica cabeça, lider ou chefe e quer dizer que os sete são as infrações lideres de todas as outras.
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-origem-dos-sete-pecados-capitais
Avareza
Do latim avaritia, a avareza ou ganância é o apego excessivo e descontrolado aos bens materiais e ao dinheiro. Na concepção católica, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar como se fosse Deus algo que não o é. É considerado o pecado mais tolo, por se firmar em possibilidades. A avareza, no cristianismo, é sinônimo de ganância, ou seja, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente, é um desejo descontrolado, umacobiça de bens materiais e dinheiro, ganância. Existe também avareza por informação ou por indivíduos, por exemplo.
[pic 1]
Imagem: http://www.ofielcatolico.com.br/2004/10/os-pecados-capitais.html
Trecho da Avareza: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_capital
...