A INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DAS FINANÇAS
Por: Natália Venâncio • 8/10/2018 • Artigo • 2.756 Palavras (12 Páginas) • 229 Visualizações
UMA INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DAS FINANÇAS
RESUMO
Este estudo objetivou alcançar exatamente a economia pública, financeira e política fiscal. Um dos passos a ser realizado para alcançar o objetivo geral é verificar os tipos de teorias sobre fenômenos financeiros. Uma das etapas importantes é conceituar atividade financeira, a economia nos dias atuais para poder comparar a esses elementos financeiros. Vale dizer que divide-se a Ciência das Finanças em: despesa, receita, orçamento e crédito público. Visivelmente nos leva a analisar de que forma as leis e métodos ajudar a reduzir o impacto nas finanças comparadas. E a história financeira no Brasil, foi criado artigos, estudos, pesquisas, através de Institutos e conferencias, como ferramenta para auxiliar os gestores na obtenção dos resultados pretendidos. Finalizando com conceito da Ciência das Finanças, segundo os ensinamentos do mestre Aliomar Baleeiro – “a obtenção e emprego dos meios materiais e serviços para a realização de seus fins”. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicação do livro "Uma Introdução à Ciência das Finanças" do autor Aliomar Baleeiro, Editora Forense;18ª ed. 2012; Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Ciencia das Finanças, Atividades Financeiras, Fenômenos Financeiros
ABSTRACT
This study aimed to reach exactly the public economy, financial and fiscal policy. One of the steps to be taken to achieve the overall goal is to check the kinds of theories about financial phenomena. One of the important steps is to conceptualize financial activity, the economy in the present day to be able to compare to these financial elements. It is worth to say the Science of Finance is divided in: expense, revenue, budget and public credit. It visibly leads us to examine how laws and methods help reduce the impact on comparative finances. And financial history in Brazil, was created articles, studies, research, through Institutes and conferences, as a tool to assist managers in achieving the desired results. Finishing with the concept of Finance Science, according to the teachings of master Aliomar Baleeiro - "the acquisition and use of material means and services for the achievement of its ends". The bibliographic research was based on the publication of the book "An Introduction to the Science of Finance" by the author Aliomar Baleeiro, Forensic Publishing House, 18th ed. 2012; Rio de Janeiro.
Key words: Science of Finance, Financial Activities, Financial Phenomena
INTRODUÇÃO
É importante considerar que com o desenvolvimento da humanidade a questão das finanças ganhou força tal que hoje discute-se finanças como uma ciência que visa estudar os aspectos da economia, onde o processo econômico se caracteriza pelos fatores: a) atividade financeira, b) necessidades públicas. Ora, em tese, a noção de finanças pública está intimamente ligada a ideia do dinheiro.
A melhor maneira de compreender esse processo é considerar que o desenvolvimento das sociedades implicou a variação de meios e tipos de produção, passando a ser vendido ou trocado. A origem desse quadro é facilmente encontrada quando o homem começou a produzir em grande escala, que resultou, hoje, em excedentes de produção.
Diante das intempéries do comercio, um fator de grande importância era haver variedade de produtos. Toda comunidade usava este produto como "meios de produção" de troca. Do sal até descoberta de metais de valor, que passara a ser meio de transação comercial, não perderia o seu valor no tempo. O dinheiro que resulta do processo de trabalho, desenvolveu a noção de mercadoria e de troca, pois sem esta não há dinheiro.
O objetivo das estratégias financeiras visa alcançar exatamente a economia pública, financeira e política fiscal. Um dos passos a ser realizado para alcançar o objetivo geral é verificar os tipos de teorias sobre fenômenos financeiros. Uma das etapas importantes é conceituar atividade financeira, a economia nos dias atuais para poder comparar a esses elementos financeiros. Visivelmente nos leva a analisar de que forma as leis e métodos ajudar a reduzir o impacto nas finanças comparadas.
Dados divulgados pelo Mestre Aliomar Baleeiro, desde 430 a.C, já falava-se sobre os aspectos financeiros e política fiscal. Esse quadro mostra que desde autores do século XIX, se preocupavam com caráter econômico do País. E a história financeira no Brasil, foi criado artigos, estudos, pesquisas, através de Institutos e conferencias, como ferramenta para auxiliar os gestores na obtenção dos resultados pretendidos.
Para o desenvolvimento do presente artigo fora utilizada pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicação do livro "Uma Introdução à Ciência das Finanças" do autor Aliomar Baleeiro, Editora Forense;18ª ed. 2012; Rio de Janeiro.
O trabalho de conclusão de curso estrutura-se em três capítulos, apresentando-se no primeiro conceito de finanças baseado na obra do citado autor, além da evolução, importância dos Estudos Financeiros. No segundo capítulo é abordada a Economia pública, economia financeira e Política Fiscal, envolvendo conceitos e mencionando a importância da gestão de planejamento, como também estruturas fiscais. O terceiro capítulo caracteriza aspectos jurídicos dos fenômenos financeiros nas instituições de acordo com suas necessidades e projetos. Esse capítulo também apresenta leis e métodos nos estudos econômicas e financeiras e finanças comparadas.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 CONCEITO DE FINANÇAS
Sabe-se que o Estado, para realizar a sua atividade carece de dinheiro para pagamento de despesas nas áreas entre outras, de saúde, educação, segurança, justiça. Pode-se dizer que o conceito da ciência das finanças é o estudo da atividade financeira do Estado. Neste contexto, para BALEEIRO (2012), fica claro que é a disciplina, que apura as circunstâncias, procurando explicação para os feitos ligados a aquisição e desembolso do erário indispensável ao funcionamento dos serviços a cargo do Estado.
...