A Sociologia
Por: snake2242 • 16/5/2016 • Dissertação • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 176 Visualizações
Introdução
Com o intuito de relacionar conhecimentos adquiridos em aula com alguma obra, seja ela filme, livro ou peça, nós iremos falar sobre o filme "1984". Obra dirigida por Michael Radford, inspirada na história original do romance clássico do autor George Orwell.
A história pode ser equiparada a muitos conceitos trabalhados em aula. O romance retrata a história de Winston Smith, membro do partido que trabalha na área de informações do Estado e assim, mudava as notícias, manipulando e noticiando só o que é do interesse do partido.
Além disto, o personagem principal mantém secretamente em seu quarto um diário, sendo este ato um dos seus crimes, por guardar informações que eram consideradas desnecessárias ou sigilosas. Também conhece uma moça chamada Júlia e se apaixona e começa a namorar escondido, comentando outro delito, pois para namorar ou casar precisa ter a autorização do governo, que era autoritário.
O interessante é que ele é descoberto pelos seus diversos crimes, pela polícia do pensamento, tendo como motivo a traição à pátria. Havia uma tela camuflada em sua casa e que posteriormente, serviria como ponto de observação aos delitos da personagem. Com isto, Orwell cria a impressão de estar sendo sempre vigiado, que nossos telefones são grampeados, há lugares que tem câmeras nas ruas, que com a desculpa de ser para segurança, mas na realidade também eles vigiam os cidadãos do bem. A partir deste romance que a expressão "Big Brother", na qual se tornaria um reality show onde os participantes são vigiados vinte e quatro horas por dia foi criada.
Depois de ser preso, Winston é cruelmente torturado. É encarcerado no “Ministério do Amor” para ser re-doutrinado através de tortura, e acaba renegando até a própria Júlia, amor de sua vida anterior ao processo mencionado. Quando é solto, sua mente não é mais a mesma, nada mais lhe importa e quando encontra com Júlia, ela também foi re-doutrinada pelo partido. Ambos se encontram numa situação em que são controlados pelo Estado, que planejava eliminar a libido na população.
Émile Durkheim
Este filósofo nasceu na França, no ano de 1858. Considerado um dos grandes fundadores das Ciências Sociais, iniciou seus estudos na Escola Normal Superior de Paris. Tendo uma influência direta no positivismo, dedicou sua trajetória intelectual a criar uma ciência que possibilitaria um melhor entendimento dos comportamentos coletivos. Sua pesquisa se preocupava em explicar elementos capazes de manter coesa a nova sociedade que ia se estruturando depois do período da Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Apesar de ser formado na disciplina da filosofia, seus estudos mostravam-se voltados para a Sociologia, área na qual se tornou mundialmente conhecido. Não só por isso, ele também foi pioneiro quando o assunto era relacionar uma pesquisa empírica com uma teoria sociológica, criando a coesão social.
Com relação ao filme “1984”, de Michael Radford, baseado nas ideias do romance de George Orwell, é possível elencar os conceitos retratados na longa metragem com a filosofia de Durkheim. Isto se dá pela proximidade das teorias de seus autores. Para a sociologia, seu objeto de estudo é o fato social, assim, a sociedade não corresponde à soma dos indivíduos particulares, mas sim uma síntese do todo.
Primeiramente, gostaria de destacar a teoria do fato social, de Durkheim, que está ligada a forma de governo presente no filme, no caso, uma estrutura autoritária do controle estatal. Nesta, o conceito de coercibilidade, que seria a obediência às leis, é visto de um jeito imposto, na qual se ocorresse à quebra de regras, a tortura seria usada em sua prisão até que se adequasse novamente ao convívio social. Para Durkheim, a população obedece à lei de maneira involuntária e espontânea, pois tem certa educação, ou no caso referido, um temor do Estado, que as fazem seguir leis. Essa educação tesoura coisas que a população poderia fazer de errado.
...