A Sociologia Geral e Jurídica
Por: davigoudola • 30/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 4.606 Palavras (19 Páginas) • 110 Visualizações
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Sociologia Geral e Jurídica
- As origens do pensamento Sociológico
- Contexto histórico
- A Revolução Industrial na Inglaterra (1780 – 1860)
- Homens substituídos pelas máquinas (custam menos e produzem muito mais)
- Houve aumento do desemprego em massa – alteração do segmento social
- Aqueles que não perderam seus empregos passaram a trabalhar mais ainda e recebendo um salário menor
- Surgimento da Sociedade Capitalista
- A sociedade é dividida em dois grupos:
- Burguesia (donas dos meios de produção)
- Proletariado segundo Marx (dono da força de trabalho)
- Capitalismo se fortalece fazendo com que os que produzem mais fiquem acima dos outros
- Urbanização
- Com a revolução industrial ocorre uma transformação da atividade artesanal para a atividade manufaturada e desta para a atividade fabril
- Provoca o êxodo dos camponeses para as cidades/grandes centros urbanos
- As mulheres acompanham os homens, mudam-se para as cidades, empregam-se nas fábricas.
- Submetem-se a receber salários inferiores.
- A falta de infraestrutura provocou o aumento da violência, criminalidade, prostituição, alcoolismo, tifo e outros surtos epidêmicos (tuberculoses)
- Antecedentes intelectuais
- Reforma Protestante (1517)
- A igreja Católica condenava abertamente a acumulação de capitais
- A reforma Protestante surge no cenário, pregando que o indivíduo não apenas tinha direito ao trabalho, como ainda poderia acumular riquezas, o que seria visto como uma benção divina.
- A burguesia ascendente adere ao protestantismo, porque, necessitava de uma religião que a redimisse dos “Pecados” da acumulação de capital
- Iluminismo (Séc XVII – XVIII)
- Defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime das trevas
- Defendia uma maior liberdade econômica e política
- Não intervenção do Estado
- Fez forte oposição à intolerância da igreja e do estado
- Revolução Francesa (1789)
- Aboliu a antiga forma tradicional de sociedade aristocrática
- Possibilitando que os cidadãos sejam iguais perante a lei
- Deu origem ao Republicanismo na Europa/Democracia participativa
- Pensadores Influentes
- John Locke (1632 – 1604)
- Precursor do iluminismo na Inglaterra
- Defendeu a liberdade do indivíduo e condenou o absolutismo
- Autor de a “A Teoria de Direitos Naturais do Homem”
- Defende que todas as pessoas nascem com direitos naturais e inalienáveis/irrenunciáveis
- Todos têm direito à propriedade privada
- Direito à Liberdade de expressão
- Todos são iguais perante à lei
- Montesquieu (1689-1755)
- Em sua obra “O Espírito das Leis” propõe um governo com uma tripartição de poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo
- Essa sua teoria influenciou grandemente a formação dos Estados modernos.
- Adam Smith (1723 – 1790)
- O pai do liberalismo econômico
- O Estado é legitimamente poderoso se for rico economicamente
- Para enriquecer, o Estado precisa expandir as suas fronteiras com suas atividades capitalistas
- Para expandir as atividades capitalistas, precisa expandir os grupos privados. O Estado deve dar liberdade econômica e política aos grupos particulares.
- Claude Henry Saint Simon (1760 – 1825)
- Entendia que o progresso econômico acabaria com os conflitos sociais
- Era um defensor do movimento industrial
- Augusto Comte (1798 – 1857)
- Foi o criador do termo sociologia
- Autor da teoria dos “Três Estados” / “Estágios” (TMP)
- Estado teológico – A explicação do fenômeno se dava a partir da crença religiosa
- Estado metafísico – A explicação do fenômeno se dava a partir do argumento
- Estado Positivo (Positivismo) – A explicação do fenômeno se dá a partir da razão/do método científico
Pioneiros da Sociologia
- Émile Durkheim
- Em sua primeira obra intitulada “A divisão do trabalho social” foi lançada em 1893 apresenta dois conceitos fundamentais.
- Consciência Coletiva
- A soma de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma comunidade, formando um sistema autônomo, que persiste no tempo e une as gerações.
- A consciência coletiva, segundo Durkheim, ela envolve quase completamente a mentalidade e a moralidade do indivíduo.
- Em cada indivíduo, há duas consciências.
- Consciência coletiva (predominante)
- Consciência individual (peculiar ao indivíduo)
- Divisão do Trabalho Social
- São as atribuições produtivas nas estruturas socioeconômicas, nas quais, cada indivíduo possui/desempenha uma função na estrutura social, da qual emana seu status da sociedade.
- Solidariedade Mecânica e Orgânica
- Solidariedade são os laços que unem os indivíduos à sociedade.
- Solidariedade mecânica
- Própria da sociedade simples
- As funções sociais dos indivíduos são semelhantes
- Não há uma significativa divisão do trabalho social
- Predomínio do mecanismo de coerção imediato, violento e punitivo
- Direito Punitivo
- Sociedades pouco desenvolvidas economicamente
- Solidariedade orgânica
- Sociedades complexas e modernas
- As funções sociais dos indivíduos são específicas e interdependentes
- A divisão do trabalho social é muito complexa
- Predomínio do mecanismo de coerção formal, mediato.
- Direito Restritivo
- Sociedades bem desenvolvidas economicamente
- Método Sociológico
- Em 1895, Durkheim lança “As Regras do Método Sociológico”
- É preciso considerar os fatos sociais como “coisas”
- Para Durkheim, os fatos sociais são uma realidade objetiva.
- É preciso ainda, definir o objeto de estudo
- É necessário selecionar um grupo de fenômenos, cujos caracteres externos e comuns são semelhantes.
- É preciso afastar todas as pré-noções
- As pré-noções acabam sendo prejuízos à pesquisa
- É importante que haja isenção de juízo por parte do pesquisador.
- Fato Social
- É toda maneira de agir, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral em sua extensão, independentemente das manifestações individuais que possam ter.
- Características (ECG) :
- Exterioridade: o fato social é externo em relação às consequências individuais.
- Coercitividade: capacidade do fato social fazer coerção sobre o indivíduo
- Generalidade: tem que ser comum a todos, aos indivíduos de determinada sociedade.
Max Weber e a teoria da ação social
- O comportamento do ser humano é conduzido por ações sociais caracterizadas por ações racionais e ações não racionais.
- O sentido das ações sociais é encontrado a partir dos nexos causais que determinam as ações.
- Ação social racional com relação a fins (objetivos)
- A ação social é definida a partir dos objetivos almejados ou propostos
- Toma-se um fim, um objetivo e este é racionalmente buscado.
- Ação social racional com relação a valores
- O comportamento é definido a partir dos valores que podem ser de toda ordem (éticos, estéticos, religiosos, políticos e entre outros)
- Ação social não racional afetiva
- Os sentimentos determinam a ação.
- Ex: medo, paixão, raiva, inveja e vingança
- Ação social não racional tradicional
- A conduta tem como fonte motivadora os costumes, os hábitos arraigados.
Karl Marx (1818 – 1883)
- “O capital”, sua principal obra, foi lança em 3 volumes: 1867, 1885, 1894.
- As relações sociais decorrem dos modos de produção
- Para Marx, há um determinismo econômico, segundo o qual, o fator econômico é determinante na estruturação do desenvolvimento da sociedade.
- Materialismo Histórico
- As alterações ao longo da história não estão baseadas nas ideias, mas nos valores materiais e nas condições econômicas.
- Todos os acontecimentos políticos, sociais e intelectuais são determinados por fatores materiais
- A evolução e a organização da sociedade ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção, bem como, de acordo com as relações sociais de produtividade.
- Infraestrutura e Supra estrutura
- Infraestrutura é a estrutura econômica formada por algumas forças de produção + matéria prima + meios de produção + trabalhadores.
- Na infraestrutura se dá as relações de produção
- Supra estrutura é fruto de estratégias dos grupos dominantes para a consolidação e perpetuação do seu domínio
- Corresponde às formas de consciência social como a política, a filosofia, a cultura
- Corresponde aos modos de pensar, às visões de mundo e demais componentes ideológicos de uma classe social.
- Nível de estrutura jurídico-política formado pelas normas e leis que correspondem à sistematização das relações existentes.
- Nível de estrutura ideológica
- Formado por um conjunto de ideias de determinada classe social dominante. Como isso ocorre? Por meio da filosofia, das artes, religião, política e etc.
A Doutrina da “Mais Valia”
- “Mais valia” é a parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador, e que não é revertido pelo patrão.
- “Mais valia” é p excesso de receita em relação às despesas
- “Mais valia” é a diferença entre o salário recebido por um funcionário e o valor do trabalho que produziu.
Pierre Bordieu e os Capitais
- Capital é o valor adquirido por um indivíduo a partir das forças que esse indivíduo emprega na sociedade.
- Capital é o fator que dá valor ao indivíduo em uma sociedade.
- Capital econômico – ligado aos meios de produção e renda
- Capital cultural – engloba a variável educacional, mas não se limita a ela.
- Capital cultural incorporada – experiência de vida
- Capital cultural objetivada – a posse de bens artísticos, museus...
- Capital cultural institucionalizada – diploma...
- Capital Social – é o conjunto das relações sociais que o indivíduo dispõe
- Capital simbólico – está ligado a honra, ao reconhecimento, diz respeito aos protocolos, aos ritos
Processo de Produção – Karl Marx
- No processo de Produção, a sociedade produz bens e serviços
- Bens – são todos os objetos tangíveis, produzidos para satisfazer as necessidades sociais.
- Serviços – são todas as atividades produzidas para satisfazer as necessidades sociais
- As relações de produção capitalistas e as relações de produção pré-capitalistas são muito diferentes, pois para o trabalhador da produção capitalista, não há envolvimento pessoal com o que está se produzindo. Há uma descaracterização do produto como fruto do trabalho humano.
- As produções pré-capitalistas estavam intimamente associadas ao trabalhador, pois ele era o mentor de toda a cadeia produtiva.
- Características dos Serviços ([pic 1]
- Inseparabilidade: o serviço não pode ser separado do seu provedor
- Intangibilidade: um serviço não tem qualquer substância material
- Perecibilidade: um serviço não pode ser realizado com antecedência e ser armazenado
- Variabilidade: um serviço varia em padrão e qualidade.
- Trabalho
- É toda atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para prover o seu sustento
- O trabalho é um bem inalienável, porque o trabalho implica na sobrevivência do indivíduo.
- Matéria Prima
- Todo objeto que, no processo de produção, é transformado em um bem final.
- Antes de serem matérias-primas, esses elementos encontravam-se na natureza sob a forma de recursos naturais.
- Instrumentos de produção
- é tudo aquilo que é manuseado pelo trabalhador para transformar a matéria prima num bem final. Há instrumentos diretos e indiretas
- Instrumento diretos: permitem transformar diretamente a matéria=prima; são as ferramentas de trabalho, os equipamentos e as máquinas.
- Instrumentos indireto: instrumentos que atuam de forma indireta. Ex: o local de trabalho, a iluminação
- Meios de produção
- Junção entre a matéria prima e instrumentos de produção
- Meios de produção = matéria-prima + instrumentos de produção.
- Forças Produtivas
- A junção entre os meios de produção e os trabalhadores.
- Forças produtivas = meios de produção + trabalho humano
- Relações de Produções
- Relações estabelecidas na produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
- Modos de produção
- São as maneiras pelas quais a sociedade produz bens e serviços.
- Modo de Produção Primitiva
- Próprio das sociedades primitivas
- Os indivíduos trabalhavam em conjunto
- Os meios de produção são propriedade coletiva
- As relações da produção são fraternas
- Não havia atividades agropastoris
- Viviam da caça e pesca
- Não havia a presença do Estado
- Modo de Produção Escravista
- Foi amplamente utilizado nas civilizações clássicas
- As relações de produção eram de dominação e sujeição
- O senhor era proprietário dos meios de produção e dos escravos
- A sociedade era censitária (dividida por renda)
- O escravo valia quanto ele produzia
- Surge a propriedade privada
- Modo de Produção Feudal
- Predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média
- A sociedade era estruturada na relação entre servo e escravo.
- O servo não era um escravo, mas vivia em extrema pobreza
- Suserano – doador de equipamentos
- Vassalo – recebia as doações
- Os servos pagavam impostos e tributos
- Capitação: imposto sobre cada membro da família
- Talha – Parte da produção ia para o nobre
- Banalidade – imposto para utilização de maquinário
- Modo de Produção Asiático
- Predominou nas primeiras sociedades estatais: Egito, Mesopotâmia, Pérsia e China
- Estado assumia total controle da Economia
- O Estado era personificado na figura do imperador, rei, faraó
- A parte produtiva da economia era composta de camponeses e escravos
- Os camponeses pagavam altas taxas e tributos ao utilizarem as terras do Estado.
- Modo de Produção Capitalista
- É caracterizado pelas relações de trabalho associadas
- Surgiu a partir da revolução industrial
- Há uma alienação do trabalho
- Impessoalidade do trabalhador com o que ele produz
- Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção
- O trabalhador não é obrigado a permanecer na mesma terra ou fábrica
- Movido pelo objetivo de lucro
- Modo de Produção Socialista
- Tem início em 1917 na Rússia
- Todos os meios de produção são coletivos
- Inexistência da sociedade dividida em classes
- Economia planificada e controlada pelo Estado
O que é cultura?
1) Essencialmente semiótica (simbólica);
2) Conjunto de mecanismos de controle;
3) Herança social que o indivíduo herda (adquire) do grupo social, familiar;
4) Ambiente que os indivíduos criaram;
5) Conjunto de comportamentos, crenças e valores sociais.
Componentes da cultura:
1) Conhecimento – conjunto de informações que o indivíduo adquire por meio da experiência e que dá a ele a possibilidade de sobrevivência;
...
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