A Universidade e Ciência
Por: Cris Antonin • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 725 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Disciplina: Universidade e Ciência
Curso: Direito
Professor: Conceição Aparecida Kindermann
Nome do aluno:
Data: 20/10/2014
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (4,0 pontos)
Na leitura de textos, além de decodificar, construímos significados a partir do que lemos. Nessa construção de significados, levamos em consideração aquilo que não está dito do texto, mas quer dizer, ou seja, tudo que está nas “entrelinhas”. Para que haja essa construção de sentidos, é necessário que se façam inferências, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos. Assim, faça a leitura das informações implícitas nos textos abaixo, indicando pelo menos um pressuposto e um subentendido:
Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.
Texto 1
[pic 4]
Pressuposto(s): Estão acontecendo coisas no mundo, ocorridas por consequências não determinadas, informações que deixam reações negativas nos personagens. Ocasionando espanto em Garfield.
Subentendido(s): Considerando reação de Garfield o que estava acontecendo não está correto, embora tenha subentendido a situação ele preferia não ter deduzi-la. São tantas as coisas que precisam ser conscientizadas e melhoradas.
Texto 2
[pic 5]
Disponível em: <> data de acesso: 23/09/2014
Pressuposto(s): Como o nobre colega faz para deixar o dinheiro “sujo” limpo, isto é, sujo por corrupção, roubo que não tem outra maneira de deixar limpo que a única coisa que ele pode fazer é limpar com laranjas, senão outra saída.
Subentendido(s): Ele prefere deixar seu dinheiro “limpinho” usando as laranjas do que deixar limpo com honestidade, sem roubar e fazer de maneira correta, que é ganhar seu dinheiro com dignidade e não precisar se dar ao trabalho de usar as laranjas.
Questão 2 (3,0 pontos)
A ambiguidade (palavras, expressões ou períodos com mais de um sentido) é considerada um problema que deve ser evitado na construção de textos, mas é muito utilizada em textos humorísticos como recurso estilístico. Com base no que você estudou sobre esse assunto, observe os textos abaixo e indique o tipo de ambiguidade, justificando sua resposta.
Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.
Texto 1
[pic 6]
Tipo de ambiguidade: lexical |
Justificativa: A charge diz que o eleitor que confia na honestidade de um político está errado, que os políticos não são honestos e pode haver um eleitor consciente ou um eleitor mané, e resulta na duplicidade de sentido que pode existir dois tipos de eleitores. |
Texto 2
[pic 7]
Tipo de ambiguidade: De referência |
Justificativa: Em "eles viram os animais quando estavam presos", quem estava preso? "Eles"? Os animais? A confusão se sedimenta ante a falta de clareza. Há uma tentativa de usar o pronome “eles” para fazer a referência, no entanto não sabemos se eles é os homens ou os animais. |
Questão 3 (3,0 pontos)
A pesquisa científica pode ser definida como um conjunto de procedimentos sistemáticos, com base no raciocínio lógico, cujo objetivo é encontrar soluções para problemas propostos e, para isso, a utilização de métodos científicos. Então, faz-se necessário um planejamento da pesquisa, para determinar o caminho a ser percorrido na investigação do objeto de estudo.
Se for classificada de acordo com o nível de profundidade do estudo ou objetivos, há três grandes grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa. Quanto à abordagem, a pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa. Ainda, devem ser consideradas as variáveis.
Com base nesse texto, leia o resumo a seguir:
PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ESCOLARES DE RIO NEGRO-PR
Luciene Martins Schultz
RESUMO
Este artigo teve como objetivo analisar a prevalência de sobrepeso e obesidade dos escolares de 9 a 10 anos das escolas municipais urbanas do município de Rio Negro – PR. A amostra foi constituída de 212 escolares, sendo 95 meninos e 117 meninas apresentando média de idade de 22 (dp = 22) anos. Para determinar os padrões de Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura (%G) e distribuição da gordura corporal, foram mensurados os dados antropométricos: massa corporal, estatura, dobras cutâneas (tríceps e panturrilha medial) e perímetro de cintura. Assim, obteve-se o índice de massa corporal, classificando-o conforme protocolo do Center Diseases of Control (CDC, 2001) e percentual de gordura obtido por (ISAK, 2011), (TAYLOR et al 2000), (LOHMAN, 1987). Em relação à prevalência de excesso de peso (sobrepeso e obesidade), conforme a análise feita verificou-se um percentual maior nas meninas (44,2%) do que os meninos (31,6%) ao analisar o PC, foram obtidos (17,9%) e (12,8%). Em relação percentual de gordura, os valores de alto e muito alto foi de (2,8%) desses distúrbios nas meninas, nos meninos o %G moderadamente alto foi de (30,8%), as meninas só apresentaram (16,8%). Diante desses resultados, é importante salientar a necessidade de mais estudos sobre esse assunto, para que, a partir disso, medidas sejam tomadas, no sentido de que sejam implementados programas de conscientização, projetos nas escolas etc. a fim de que, em um futuro, as crianças se tornem mais saudáveis e, consequentemente, adultos saudáveis.
...