A Vista Filme - A Vida de David Gale
Por: Guilherme Rezende • 18/3/2022 • Resenha • 691 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 1]
Atividades Complementares
Vista do filme “A Vida de David Gale”
O filme aborda um assunto polêmico que gerou muitos debates acalorados, a saber, a pena de morte. Aprofundando no conteúdo da história, definindo o poder conferido ao Estado para tirar legitimamente a vida do condenado ao longo do processo, porém, a discussão questionável é se a justiça é efetivamente cumprida nesse momento, haja vista que na verificação e erros que podem ocorrer na verificação de fatos, abrindo assim a possibilidade de alguém ser condenado injustamente, como o personagem principal e sua amiga provaram com o sacrifício de suas próprias vidas.
Neste momento, o direito à vida é uma garantia constitucional e considerado o maior bem que temos, mas nem sempre. Houve um tempo em que a pena de morte era legal para salvaguardar os interesses nacionais, mas devido a fatores históricos e insatisfação popular, a pena de morte foi abolida e, de acordo com o artigo 5, a pena de morte só poderia ser imposta a civis em caso de uma declaração de guerra. No artigo 84 XIX do Código Penal Militar, prevê a pena de morte como punição para os militares, no Código de Processo Penal a instrução de realizar execuções por fuzilamento, além disso, todos os procedimentos que devem ser seguidos.
A pena de morte, embora não seja legalizada em todos os países, acontece desde o nascimento da humanidade, com essências em diversas histórias, além disso, a existência de códigos e livros antigos orientam as pessoas a utilizarem essa punição para impor seus caminhos às pessoas. Após a entrada em vigor de alguns tratados e convenções internacionais, merece atenção a evolução histórica da abolição mundial da pena de morte. Alguns acordos proíbem especificamente a punição em determinadas circunstâncias, como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que proíbe a pena de morte para mulheres grávidas ou menores de 18 anos e maiores de 70 anos. Globalmente, a tendência é que uma proporção maior de países adote medidas anti pena de morte, de modo que a possibilidade de vida supera o interesse nacional.
O filme segue a vida de um professor de filosofia da Universidade do Texas, um ativista contra o movimento da pena de morte, e sua amiga Constance. David Gale é considerado um profissional extremamente crítico por seu alto conhecimento e paixão por questões sócio-filosóficas, tomando posições sobre uma variedade de questões sem se preocupar com as consequências. Foram essas características que o tornaram muito respeitado pelos colegas e alunos, e aos poucos teve vários que seguiram seus princípios.
No decorrer da história, quando uma estudante Berlin, finge um suposto caso de estupro, sua vida pessoal interfere em sua vida profissional. Após as revelações, sua carreira e casamento chegaram ao fim diante de acusações infundadas.
David Gale foi um fracasso total e não tinha onde morar, se tornou um alcoólatra e perdeu toda a dignidade e relevância para a sociedade. Percebendo o dano que fez à sua vida, o estudante tenta reparar o dano retirando as acusações, mas isso não muda nada porque as acusações são suficientes para "acabar" com a vida de David Gale.
Todo o enredo deste filme é uma entrevista concedida a uma jornalista, conhecida por seu excelente trabalho contra os elementos do sistema. A partida da viagem ocorreu apenas 3 dias antes da implementação.
Na entrevista, David narra os momentos mais marcantes profissionalmente e em contraste com sua vida pessoal, agravada pela denúncia de estupro injusta e falsa. Com isso, aos olhos de todos, passou de profissional exemplar a hipócrita que cometeu crimes e fez campanha pela mudança da pena de morte nas circunstâncias que viu. Embora sua vida profissional tenha sido arruinada pela acusação, ela consegue se recuperar com a ajuda de um amigo de trabalho gravemente doente.
...