A era da globalização
Por: cleytoncrestani • 12/11/2016 • Dissertação • 270 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
A Era da Globalização e Seus Desafios.
Um dos maiores problemas da era contemporânea é a globalização, tal fenômeno tem trazido sérias questões como a perda de culturas de povos diferenciados, e também na orbita específica do Direito Internacional, o conflito de competências em matéria jurisdicional. Por exemplo, uma questão jurídica entre Estados deverá ser solucionada pela legislação de um Estado europeu, ou pela legislação da União Européia?
Percebe-se que a questão envolve a soberania dos Estados, quanto a sua limitação e esfera de competência, pensar em substituir a soberania de cada Estado por uma única soberania formando um superestado não é o melhor caminho.
A soberania necessária é um aumento exagerado do poder soberano dos Estados. Tendo duas visões: Uma pelo exagero maximalista, e outro por restrição minimalista. Sendo que se pode invocar na ordem internacional a subsidiariedade
Sobre a ciência política e o Estado na pós-modernidade podemos incluir que alguns autores chamam este período atual que vivemos de Contemporâneo e assim dizendo que não houve nenhuma mudança na história, já outros doutrinadores definem esta época como a pós-modernidade, afirmando que não houve uma contemporaneidade, mas sim uma modernidade, e por fim outros consideram a existência da pós-modernidade a passagem da época contemporânea pra a pós-contemporânea.
Como na ordem interna se viu a utilidade do principio da subsidiariedade, assim também pode ser aqui invocado na ordem internacional. O caminho para a convivência da soberania de um Estado com uma organização supra estatal só pode ser o da subsidiária e supletiva de órgão maior. Senão teremos a criação de um império global com a liquidação das efetivas soberanias de todos os povos do mundo.
...