A importância da gestão estratégica dos custos logísticos
Tese: A importância da gestão estratégica dos custos logísticos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fe_timao • 13/6/2014 • Tese • 730 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
Etapa 1.1
A importância da Gestão Estratégica de Custos Logísticos
Hoje a Logística tem a preocupação de agrupar em conjunto as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-los de uma única forma, e isso é evolução natural do pensamento administrativo.
As atividades de transportes, estoques e comunicações começaram antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas.
Os Custos logísticos sempre foram um fator-chave para estimular o comércio. O comércio entre países ou entre regiões de um mesmo país é frequentemente apurado pelo fato de que diferenças nos custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre as regiões.
A importância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados à suas atividades. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial.
A medida que estes problemas são solucionados, todos irão beneficiar-se de mercadorias com melhor qualidade e com custos menores. Grandes esforços já foram e estão sendo feitos para o desenvolvimento de sistemas logísticos mais eficientes.
O processo de Armazenagem Logística
O objetivo principal do presente trabalho é analisar as consequências práticas do trade- off da gestão logística, a respeito das decisões de armazenagem juntamente com o processo decisório relacionado aos custos envolvidos. Gerando um framework que auxilie as decisões entre realizar investimentos em ativo imobilizado na forma de instalações de armazenagem e a terceirização dessa operação por operadores logísticos.
A armazenagem possui um aspecto grande e muito considerado no processo de negócios, pois significa uma grande parcela dos custos logísticos na cadeia de suprimentos.
Serão mostrados os aspectos envolvidos no processo de decisão e as ações diretas e indiretas na qualidade do nível de serviço oferecido aos clientes, onde no primeiro caso temos a redução de transações de impostos, deslocamento e coordenação. No segundo, redução de investimentos emativos, qualidade de serviços, e o direcionamento do foco na atividade central do negócio, maior flexibilidade operacional e maximização de retornos sobre os investimentos.
Passo 2
Custos de Armazenagem e Movimentação
Devido à diversidade de produtos e a exigência por parte dos clientes de serem atendidos, de acordo com suas expectativas e necessidades, não há como manter uma regularidade entre a produção e a demanda. O processo de armazenagem proporciona manter um equilíbrio entre a produção e o cliente, visando atender as necessidades previstas e imprevistas. Para realizar esta atividade devem ser levadas em consideração questões relativas ao layout, envolvendo as embalagens e as estruturas para o acondicionamento dos estoques, bem como sua movimentação.
A armazenagem é a administração do espaço necessário para manter os estoques e envolve questões relativas à localização, dimensionamento da área, arranjo físico, equipamentos
...