A sacralização da ciência: Sociologia
Por: yrisnobre • 26/3/2020 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
A sacralização da ciência
A ciência representa sempre a forma mais elevada da captação da realidade pela mente humana, que
cada época se mostra capaz de produzir. Mesmo nas condições mais primitivas de cultura houve
ciência, se aceitarmos que em tais situações é possível distinguir um conhecimento vulgar,
cotidiano, não dirigido à interpretação que pretendia ser racional da realidade, de outro, que se
presume derivar da aplicação de métodos investigatórios e interpretativos, ainda quando sejam
aqueles a que, de nosso ponto de vista atual, atribuímos o caráter de mágicos.
A historicidade da ciência consiste na historicidade dos métodos de que se utiliza e na do exame e
compreensão do próprio pensamento. Os métodos foram se aperfeiçoando ao longo do tempo, até
de análise atual da capacidade de reflexão subjetiva e às técnicas
instrumentais da pesquisa experimental e descoberta das regularidades quantitativas entre os fenômenos, que permitirão o emprego, em escala cada vez mais ampla, dos raciocínios
matemáticos. A historicidade essencial do método é o conceito fundamental que nos deve guiar na
compreensão da ciência e nos servir de regra para discernir em cada etapa civilizatória o que era aí
produto do saber empírico, popular tradicional, não científico, resultado de crenças injustificadas ou
opiniões individuais, em contraposição ao que, para essa fase histórica, já possuía o caráter de
ciência.
Assim, nas civilizações primitivas a interpretação mágica da realidade, patrimônio de restrito
círculo sacerdotal, que a detinha, quase sempre em forma de saber esotérico, era a manifestação,
então a única possível, da ciência nas condições históricas vigentes. Tanto assim era que seus
detentores mereciam socialmente o reconhecimento de sábios. Pouco importa que de nossa
perspectiva atual apareçam ignorantes do que para nós são agora as verdadeiras funcionalidades da
natureza.(VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1962.
pág.92)
Levando em contas as leituras dos textos 2 e 3
5) Nos dias de hoje, a medicina e religião podem ser consideradas antagônicas e que
estão em campos diametralmente opostas?
6) A magia e a religião fazem parte da medicina contemporânea? Justifique sua resposta.
7) Porque a sacralização da ciência? Qual a relação que o autor faz em relação aos
conhecimentos antigos e o papel da ciência
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