A Ética Profissional
Por: Cintia Nogueira • 17/6/2016 • Resenha • 4.100 Palavras (17 Páginas) • 2.805 Visualizações
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
DIREITO
ROSÂNGELA GARROTE DA SILVA
ÉTICA PROFISSIONAL
SÃO PAULO
2014
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
DIREITO
ROSÂNGELA GARROTE DA SILVA
ÉTICA PROFISSIONAL
Trabalho Semestral apresentado a Universidade Ibirapuera, para a obtenção de Nota Complementar para o Terceiro Semestre do Curso de Direito, sob a orientação do Proª. Dra. Daliane Vasconcelos de Oliveira .
SÃO PAULO
2014
ATIVIDADE 01
Responda as sesguintes perguntas.:
- A Significação da ética?
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia, dedicado aos assuntos morais, derivado do grego (ETHOS), com o significado relacionado ao caráter.
A ética é adotada no seu dia a dia e para diversas àreas.
Cada profissional tem o seu próprio código de ética, entretanto, existem elementos da ética profissional que são universais e por esse motivo aplicáveis a qualquer atividade profissional, que seria a honestidade, responsabilidade, competência, etc.
Ser ético, é agir dentro dos padrôes convencionais, é proceder bem, e ter a consciência de não prejudicar o próximo.
Se ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
A ética estuda os atos humanos, mas, estes atos tem que ser conscientes, livres e voluntários.
Em resumo podemos afirmar que Ética é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.
- Ética: Ciência ou Filosofia?
A Ciência do ponto de vista histórico é descendente da filosofia, e a ética é uma das àres mais importantes da filosofia.
Podemos pensar que ciência e ética são autônomas e independentes, visto que a Ciência se ocuparia da geração de conhecimentos sobre o mundo, já a ètica estaria voltada para as ações humanas, no que diz respeito a felicidade e bem estar de outros seres humanos ou quaisquer outros seres.
Existem ligações importantes entre a Ciência e a Ética, visto que ambas estão sendo investigadas por filósofos que são especializados em ética.
A ciência e a ética são inseparáveis da liberdade humana, visto que a ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
A ética é a ciência do comportamento humano, é a ciência da moral.
- Divisões da ética;
A Ética se divide em 4 formas de classificação.:
1º Ética Empírica
2º Ética dos Bens
3º Ética Formal
4º Ética de Valores
- A Ética Empírica, pode ser enfocada em 4 configurações.:
- – Ética Anarquista
O princípio básico da Anarquista é que só tem valor o que não contraria as tendências naturais.
Suas caracteristicas são o de repudiar normas e valores, visto que afirma que o direito (as leis), a moral, a religião, etc, são convenções sociais arbitrárias, fruto da ignorância, do medo e da maldade.
A Ética Anarquista acredita que existe a liberdade natural e que a busca do prazer e a fuga da dor é o objetivo surpremo.
- – Ética Utilitarista
A Ética Utilitarista tem como princípio básico o bom o que é útil, que existe perfeita identidade entre o útil e o bom e que a conduta ética desejável é a conduta útil.
- – Ética Ceticista
A Ética Ceticista tem como princípio básico que não se pode dizer com certeza o que é certo ou errado, bom ou mau, pois ninguém jamais será capaz de desvendar os mistérios da natureza.
A caracteristica é que na dúvida, o cético não nega, nem afirma: não julga, abstém-se de tomar uma atitude (o que já é uma atitude).
- – Ética Subjetivista
A Ética Subjetivista tem como princípio básico afirmar que o homen é a medida de todas as coisas existentes ou inexistentes (Protágoras)
Sua caracteristica nesta ética adota a conduta mais conveniente com sua própria escala de valores.
2º Ética do Bens
Seu princípio básico é que existe um “”bem supremo”” a nortear o comportamento. Ele é o fim de todos os meios.
Nos Bens Possíveis, se destacam.:
- A Felicidade (grego: eudemonia: (eu = bom) + demonia (= espírito).Originou a corrente dos eudemonistas, como Aristóteles.
- A Virtude ou a prática do bem: A finalidade última do homem está em ser bom, virtuoso e não em ser feliz. Originou os idealistas
- O Prazer (sensual, intelectual, artístico, etc). Originou a corrente dos hedonistas (ver cínicos).
- A Sabedoria – Obs.: Há correntes mistas como eudemonismo Idealista (virtude é o meio, felicidade o fim: Eudemonismo hedonista (o prazer é o meio)
- A Ética dos Bens, se dividem em 5 etapas.:
- Ética Socrática
O princípio básico são as 2 máximas de Sócrates (c. 469 – 399 a.C.) – “Só sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo”
Para Sócrates o supremo bem, a virtude máxima é a sabedoria.
Suas características, assim como Platão e Aristóteles, considerava o homem um ser social, político.
Para Sócrates, conhecendo o bem, por consequência o homem praticá-lo-a e será feliz. Quem faz o mal é porque não conhece o bem, pois conhecendo-o, não agiria contra “ o que tem no coração”, para não ser infeliz.
- Ética Platônica (“Filosofia do bosque”)
O princípio básico para Platão (427 – 347 a.C), todos os fenômenos naturais são meros reflexos de formas eternas, imutáveis, as idéias, sugerindo o “mundo das idéias”.
...