AD Unisul Ciência e Pesquisa
Por: rein123 • 18/7/2017 • Trabalho acadêmico • 990 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
[pic 1] | Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: Direito
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA).
Para o desenvolvimento desta avaliação, realize a leitura do texto "O amor é uma falácia", disponível no site
Questão 1: O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto "O amor é uma falácia" elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto. (2,5 pontos).
Conhecimento pressupõe a relação entre dois polos: sujeito e objeto.
O sujeito é aquele que possui a capacidade cognitiva de conhecer.
O ponto de partida para o conhecimento são as coisas, tal como elas se encontram no mundo. A representação que fazemos do real depende dos objetos. O conhecimento se estabelece como adequação. Os nossos conceitos e ideias se adequam as coisas. Dessa forma, o mundo é tal como o vemos e percebemos que diante do texto, está exposto nos trechos: “A ignorância daquela moça parecia aterradora. E não seria o bastante apenas instruí-la. Era preciso, antes de tudo, ensiná-la a pensar. ”, “Aquele instrumento de precisão, meu cérebro, começou a funcionar a todo vapor. ”, “E, também por acaso, Capitu tinha algo que eu queria”.
O objeto é a razão para manifestar a consciência do sujeito, formando-se assim um conceito acerca desta situação: “Deixar-se levar por qualquer nova moda que apareça, entregar-se a alguma idiotice só porque os outros a seguem, isso, para mim, é o cúmulo da insensatez. Escobar, no entanto, não pensava assim”. “A Lógica - comecei limpando a garganta - é a ciência do pensamento. ”, “Inteligente ela não era. Na verdade, tendia para o lado oposto. Mas eu confiava em que, sob minha tutela, haveria de tornar-se brilhante”. “Posso sim - declarou Capitu - Ele tem um casaco de pele de marmota. ”
Questão 2: No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento (2,5 pontos).
Conhecimento do Senso Comum: “Os advogados de sucesso, segundo as minhas observações, eram quase sempre casados com mulheres bonitas, graciosas e inteligentes”.
Conhecimento Filosófico: “Olhe para mim: um aluno brilhante, um intelectual formidável, um homem com o futuro assegurado. E veja Escobar: um maluco, um boa-vida, um sujeito que nunca saberá se vai comer ou não no dia seguinte”.
Conhecimento Artístico: “Você é tudo no mundo para mim, é a lua e as estrelas e as constelações no firmamento. Por favor, minha querida, diga que será minha namorada, senão minha vida não terá mais sentido. Enfraquecerei, recusarei a comida, vagarei pelo mundo aos tropeções, um fantasma de olhos vazios...”.
Conhecimento religioso: “Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra tão pesada que ele mesmo não conseguirá levantar? ”
Conhecimento cientifico: "Eu era frio e lógico."
Questão 3: Identifique no texto os tipos de falácias mais comuns da lógica do pensamento e apresente um conceito para cada tipo. (2,5 pontos).
Dicto simpliciter: é uma falácia que causa uma generalização indevida.
Exemplo: se exercitar é bom. Porém, quem sofre com problemas de coração, o exercício é ruim.
Post Hoc: atribuir algo a um evento por meramente ter acontecido.
Exemplo: toda vez que uso tênis chove, logo a culpa da chuva é por eu usar tênis.
Ad Misericordiam: é quando a pessoa tenta ganhar sua simpatia mostrando ser digna de pena.
Exemplo: “eu apenas roubei este chocolate porque passo fome em casa”.
Envenenar o Poço: usar um discurso negativo na tentativa de desacreditar alguém.
...