Direitos Humanos AD Unisul
Trabalho Universitário: Direitos Humanos AD Unisul. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fe.sn • 21/10/2013 • 1.541 Palavras (7 Páginas) • 712 Visualizações
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Direitos Humanos e Cidadania
Curso: Segurança Pública
Professor: Nome do aluno:
Data:
A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.
Parte1
a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.
b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).
Resposta:
Os direitos humanos são instrumentos escritos que visam assegurar às pessoas liberdade e dignidade
O homem tem direitos inalienáveis como direito à vida e à liberdade. São direitos inerentes à sua natureza e anteriores a criação do Estado. Há outra corrente que diz serem Direitos Humanos aqueles que são garantidos em ordenamentos jurídicos, entretanto isto não assegura o cumprimento em sua totalidade, posto que entre o reconhecimento deste direito e o cumprimento dos mesmos há um descompasso. Ao mesmo tempo em que se intensificam as ações afirmativas de direito visando à inclusão social, observamos que há intensificação da violência nas famílias, nas escolas, nas ruas...
Podemos, porém, fixar as características dos direitos fundamentais, que são: a imprescritibilidade, ou seja, os direitos humanos não se perdem pelo decurso de prazo; a inalienabilidade: não há possibilidade de transferência dos direitos humanos; inviolabilidade: impossibilidade de desrespeito por normas infraconstitucionais ou autoridades públicas; universalidade: a abrangência dos direitos humanos engloba todos os indivíduos, independente de sua nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político-filosófica; efetividade: não é simples reconhecimento abstrato, mas, de acordo com a Constituição Federal, há mecanismos coercitivos para garantir os Direitos Humanos; interdepedência: deve haver uma conexão entre as prerrogativas humanas fundamentais, como, por exemplo, a liberdade de locomoção está conectada com a garantia do habeas corpus, bem como com a previsão da prisão somente por flagrante delito ou por ordem de autoridade competente; complementariedade: os direitos humanos fundamentais não devem ser interpretados isoladamente, mas sim de forma conjunta.
São alguns exemplos de violação dos direitos humanos:
• Estar preso ou detido ilegalmente;
• Sofrer castigos cruéis, tortura;
• Não ter acesso aos Serviços Públicos de seu país;
• Escravidão;
• Preconceito;
• Seqüestro, Roubo, Furto, etc..
Fonte de Pesquisa: (Brasil Escola, por Isabel Vargas.)
(Cotianet.com.br, matéria escrita por Mário Augusto Bernardes Dirienzo, “VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS”. Setembro de 2000)
Parte 2
c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:
- o conceito de ética;
- a diferença entre moral e ética;
- a relação entre educação e ética;
- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;
- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;
- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;
- a relação entre ética e direitos humanos;
- o direito natural e o direito positivo;
- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;
- a violação dos direitos humanos.
Resposta:
Ética é o conjunto de valores e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela é construída por uma sociedade com base em valores históricos e culturais. Já a moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando suas ações e seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bem ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Podemos também afirmar que a educação, ou seja, o conhecimento influencia diretamente no comportamento ético do ser humano.
O comportamento ético na esfera pessoal, profissional e em todas as ações comportamentais no cotidiano de nossa vida, implica diretamente em um sentimento de bem estar pessoal, profissional e familiar da própria comunidade onde vivemos. Quando agimos com respeito a natureza, contribuímos diretamente com nossos semelhantes para uma boa convivência dentro da sociedade.
O comportamento ético também influencia diretamente para consolidação dos direitos humanos. Cortella (2009) afirma que a lógica da edificação e formação ética, parte do valor da humanidade; e exemplifica dizendo sobre alguém que questiona a quantidade crescente de desemprego no país, mais ao mesmo tempo, acaba consumindo produtos piratas, muitas vezes sem nota fiscal, subtraindo empregos no Brasil e inflando a China de empregos.
Na medida que não se tem tributação, os segmentos de educação e saúde (usufruto da população) perdem orçamento e fragilizam-se. Além do que, continua o autor, o consumo de produtos
...