TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS IMIGRAÇÕES NOS TEMPOS ATUAIS

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

                        IMIGRAÇÃO NOS TEMPOS ATUAIS

Migrar quer dizer mudar periodicamente de lugar, região, país etc. Ou seja, é um ato que consiste na mudança de determinados povos, famílias a outros lugares. A migração internacional quer dizer a mudança para outros países a fim de fixar moradia.

Ao longo de muitos anos está sendo notada essa ocorrência, um grande exemplo era as migrações forçadas de africanos para serem vendidos como escravos e realizar trabalhos em outros países e continentes.

A população do Brasil foi formada por imigrantes, seus descendentes e povos indígenas. Pesquisas revelam que mais de 99% da população brasileira pode ser caracterizada como descendentes dos imigrantes.

Os portugueses foram os primeiros imigrantes a pisarem no Brasil, segundo os africanos e foram trazidos à força para trabalharem como escravos. Com o passar dos anos, por meados de 1850, outras nacionalidades começaram a compor a população brasileira.

Há duas décadas percebe-se uma retomada no fluxo grande de migrações internacionais. A partir daí, esses fluxos migratórios vêm se intensificando cada dia mais.

Dados de pesquisas revelam que vivem no Brasil aproximadamente 1,7 milhão de estrangeiros.

O grande problema é que a maioria dos imigrantes não possuem documentação necessária para se legalizarem, estes são chamados de imigrantes clandestinos e que infelizmente estão sujeitos a situações precárias, trabalham por pouco, as vezes até de forma escrava, assim como brasileiros que vivem em outros países e sofrem para conseguir estabelecer condições econômicas socialmente.

Um exemplo do que fora citado são as indústrias de confecção em São Paulo que tem o costume de empregar colombianos, peruanos, bolivianos, oferecendo condições precárias de trabalho.

Atualmente tivemos um grande deslocamento da população venezuelana em direção ao Brasil, devido a crise na Venezuela, estima-se que entre 2015 e 2016 cerca de 78 mil venezuelanos migraram para o Brasil buscando melhores condições de vida ou até mesmo uma oportunidade de continuar vivendo.

O Brasil é considerado um dos países que mais acolhe imigrantes, porém não tem estrutura para abrigar a quantidade excessiva de imigrantes que ultimamente se alocam no país. Esse é um dos fatos geradores do crescente números de moradores de rua, mão de obra barata, pessoas em condições básicas de sobrevivência. Segundo dados do Conare (Comitê Nacional para Refugiados) o número de refugiados para o Brasil triplicou.

A expansão das imigrações atuais no Brasil vem acompanhada por diversos fatores e eles não são favoráveis, como por exemplo: aumento da xenofobia; aumento do tráfico de pessoas; aumento de trabalhos semiescravos; aumento na precariedade dessas famílias, entre outros.

Pensando nisso foi aprovada no Brasil a Lei de Migração que veio para facilitar o acolhimento desses imigrantes e refugiados, evitar que estes sofram qualquer tipo de discriminação e conceder diversos direitos a esses estrangeiros.

No entanto, por conta da estagnação econômica de uns países mais desenvolvidos, a estimativa é que 65% das migrações estão ocorrendo entre países que estão em constante desenvolvimento.

Os principais países destinos das migrações internacionais são exatamente país mais industrializados, entre esses podemos citar Japão, Estados Unidos, União Europeia, entre outros. Nos Estados Unidos concentra-se o maior número de imigrantes do mundo.
Apesar dos problemas que fazem estrangeiros migrarem para outros países serem problemas humanitários e que causam algum tipo de comoção social, a migração provoca diversos problemas sociais e econômicos nos países que abrigam esses estrangeiros e refugiados. A partir dessa premissa muitos países da América e Europa desenvolveram mecanismos de barrar essas migrações que cresceram bastantes nas últimas décadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com