A TECNOLOGIA EDUCACIONAL E A INFORMÁTICA NOS TEMPOS ATUAIS
Por: ROBSON2016 • 13/9/2017 • Dissertação • 1.330 Palavras (6 Páginas) • 410 Visualizações
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E A INFORMÁTICA NOS TEMPOS ATUAIS
- INTRODUÇÃO:
Através das inovações tecnológicas, surgem inúmeras possibilidades para se ensinar e aprender. Surgindo também, as dificuldades enfrentadas pelos professores em incorporar essas tecnologias em suas práticas de ensino.
É papel da escola oferecer recursos favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem, e as Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC podem contribuir para a melhoria desta qualidade de ensino. Porém, é de suma importância a preparação para lidar com esta nova ferramenta, sendo indispensável programas de formação continuada para capacitar estes profissionais para o uso das TIC no contexto educativo.
Considerando que o professor precisa ter um papel ativo na integração da TIC junto aos alunos, as escolas devem se empenhar para melhorar a qualidade do ensino através da qualificação de seus profissionais no uso das tecnologias.
- DESENVOLVIMENTO:
Segundo COSTA 2005, a TIC já está inserida no ensino nos diversos níveis da pré-escola a pós graduação e pode ser um diferencial se bem aplicada e utilizada nestes níveis de ensino. Para atender esta demanda no ensino aprendizagem, os professores devem estar em constante atualização nas novas tecnologias, pois os alunos estão cada vez mais conectados nas tecnologias e isto pode contribuir para o ensino e facilitar aprendizagem de matérias consideradas difíceis, como cálculos, por exemplo.
Assim como ressalta BEZERRA; SOUZA, 2013, é importante que o professor esteja atento as mudanças tecnológicas e usar as mesmas a seu favor. Sendo que a maioria dos alunos declara que a interação das disciplinas com a TIC, pode facilitar o entendimento da matéria. Esta união entre teoria e prática pode ser um grande diferencial no ensino aprendizagem, ou seja, usar ferramentas tecnológicas que muitos alunos conhecem, facilita aprendizagem de um novo conteúdo. A utilização da TIC em sala de aula, propiciam novas competências e habilidades ao aluno em menor tempo de aprendizado. Sendo um quesito importante para aprendizagem dos alunos.
Porém. alguns professores, acreditam que a TIC não seja um instrumento transformador na prática pedagógica. Esta rejeição muitas vezes pode estar ligada a falta de conhecimento das ferramentas tecnológicas e como as mesmas podem ajudar no processo de ensino aprendizagem dos alunos (SOUZA 2010).
Apesar de interesse em utilizar as novas tecnologias como recurso em sala de aula, professores ainda enfrentam dificuldades, sendo que nem sempre é em condições de infraestrutura, mas na maioria das vezes por falta de capacitação, bem como a sua apropriação nas práticas pedagógicas.
É notório há dificuldade em inserir as novas tecnologias por parte dos professores. “Os professores usam muito pouco a Internet, comparado com o que deveria ser. Essas dificuldades são em decorrência do tempo disponível para ensinar e aplicar, e o próprio fazer o material, que é demorado e demanda tempo”.
Segundo os professores, a dificuldade é atribuída, em geral, a deficiência na formação profissional e a falta de tempo, além de pouco incentivo para se aprimorarem e a infraestrutura deficiente do local de trabalho.
Ao entrevistar um professor, relatou que, o motivo que afasta a tecnologia da sala de aula é a falta de cursos sobre o uso pedagógico do computador, assim como pouco tempo eles tem para o aprimoramento. Baseando-se assim nos quatro pilares norteadores da educação, citado por Jacques Delors (1998) no Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, no que se refere a “aprender a conhecer”, deve haver uma reflexão sobre a formação de educadores. Um programa de formação de professores deve propiciar ações e reflexões. Buscar teorias que ajudem a compreender a prática. Quando há uma reflexão sobre suas potencialidades e dificuldades o professor se propõe a mudanças e se sente estimulado a enfrentar situações desafiadoras.
A utilização do computador na escola, como ferramenta pedagógica, exige uma compreensão maior do que seja o processo de aprendizagem, para que não se confunda as idéias de “informar-se sobre o mundo com o formar-se no mundo” (Gianolla, 2006, p.52). Com isso, é preciso conhecer não só a parte técnica, mas, também, o que fazer com elas, parte-se daí a importância de formações continuadas e planejamento para o uso das TIC em sala de aula. Formar-se no mundo exige construção do conhecimento, através do computador, envolvendo não só professores e alunos, mas toda a comunidade educativa. É necessário que todos compreendam as mudanças na visão do ensino, hoje dividida em disciplinas e horários fragmentados para uma visão interdisciplinar através de projetos que despertem o interesse dos alunos para que possam recontextualizar o aprendizado e integrá-lo a sua realidade de vida.
Almeida (2009) destaca que é preciso integrar os recursos tecnológicos e midiáticos de forma significativa no processo ensino e aprendizagem. É importante ir além do acesso, proporcionar condições para que alunos e demais membros da comunidade acadêmica possam se expressar por meio das múltiplas linguagens, de modo a utilizar as operações e funcionalidades das tecnologias, compreendendo suas propriedades específicas e potencialidades para produção do conhecimento e do desenvolvimento pessoal e cultural.
...