AS PRIMEIRAS FORMAS DE CONHECIMENTO HUMANO FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS
Por: Vinicius Passos • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 511 Visualizações
As primeiras formas de conhecimento humano foram divididas em três. O primeiro teológico, que tem por finalidade explicar dos agentes sobrenaturais. Depois vem o metafísico que investiga o objeto. E por final o exaltado que descreve os fenômenos e os utiliza para denominar a natureza.
Após a revolução cientifica, houve uma separação entre filosofia e ciência. Como consequência desse acontecimento, cada ciência passou a buscar métodos particulares para suas investigações. Com o passar do tempo o trabalho manual foi passado para trás pelo conhecimento prático, que tomou o seu lugar.
Metodologia é a ciência que estuda os métodos de uma investigação, auxiliando os pesquisadores e normalizando os procedimentos. Para se alcançar o conhecimento é necessário ser escolhido o caminho a ser percorrido para alcançar o objetivo final do trabalho. O pesquisador tem que estar ciente do que ele procura, como ele vai alcançar e o por que dessa busca.
No caso das ciências jurídicas, somente o conhecimento do objeto não basta, é necessário que se tenha um conhecimento mais amplo, precisa-se entender o que está ao redor do foco, o que o complementa.
Algumas das metodologias, que são as etapas do conhecimento humano, são:
Racionalismo: Conhecimento buscado pela razão
Empirismo: Usa da observação e expermentação para busca do conhecimento.
Idealismo transcedental: Prega que não existe razão pura e o conhecimento só se faz pela união entre observação e razão.
Positivismo: Afirma que o conhecimento só pode ser obtido pelo método da ciência da natureza
Dialética: Movimento que se faz pela tese, antítese e síntese. Que seria a firmação, a negação e a negação da negação.
Fenomenologismo: Segundo Hegel é a Teoria transcendental do conhecimento. Essa metodoligia chega ao conhecimento por meio da intuição.
Funcionalismo: “Tudo que existe na sociedade tem um significado”. Estuda a sociedade a partir da função de suas unidades.
Estruturalismo:
...