ATPS AVA - DIREITOS HUMANOS 1º BIMESTRE
Por: gaaaamoura • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 596 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
ATPS AVA
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica” (utilize no mínimo 15 e no máximo 20 linhas)
O texto se refere à saúde como sendo um direito humano e essencial. Os direitos que são comuns a todos, sem excessão, dizem respeito a toda a sociedade no geral.
O direito à saúde é parte de um conjunto de direitos (direitos sociais), que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas com poderes de exigir do Estado a concretização dos serviços públicos.
Classificado a titularidade e objeto do direito coletivo e difuso à saúde e geração de direitos humanos não só a um determinado grupo de pessoas, mas como um direito para todos.
Por causa da deficiência na área da saúde, aumentam a quantidade de pacientes nos hospitais com doenças a males, que já deveriam ter sido tratadas, mas aguardam pondo em risco a saúde e bem físico e mental.
A triste realidade é que esse fato fere diretamente o direito constitucional a saúde. Todo ser humano deveria ter acesso a hospitais públicos que comportassem dignamente a demanda de pacientes, com profissionais da saúde treinados e atenciosos. Isso seria um atendimento de excelencia e diminuiria um dos maiores problemas do nosso país.
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica” (utilize no mínimo 15 e no máximo 20 linhas)
A partir da Declaração inicial se produziu um processo de aprofundamento e ampliação dos direitos em diversas etapas. Cada uma dessas etapas se chama geração. Hoje em dia, pode-se falar de três gerações.
A terceira geração trata do direito que todas as pessoas têm de nascer e viver em um meio ambiente saudável e não contaminado, assim como o direito a viver em uma sociedade em paz. Apelam para a solidariedade e para o trabalho em comum para fazer frente às condições adversas, como a falta de recursos, a deterioração do meio, a guerra e as injustiças que determinam negativamente a vida de muitas pessoas.
Os quatro direitos das solidariedades são: direito à paz, direito ao desenvolvimento, direito ao respeito do patrimônio comum da humanidade, direito ao meio ambiente.
O Direito Ambiental, um direito fundamental que busca permanente pela melhoria da qualidade ambiental de serviços, produtos e ambientes de trabalho. É um dos direitos fundamentais que permite maior amplitude e efetividade na sua proteção. A preservação dos recursos naturais é a única forma de se garantir e conservar o potencial da evolução da humanidade e garantir maior e melhor qualidade de vida.
Referências Bibliográficas
Wikipédia. Direito Ambiental. Disponível em:
Wikipédia. Direitos Sociais. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_sociais
Guia de Direitos. Direito a Saúde. Disponível em:
Dhnet. Direitos. Militantes. Disponível em:
http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/tertuliano/dhnaidademoderna.html
...