TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIACAO BIMESTRAL SOCIOANTROPOLOGIA

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: SOCIOANTROPOLOGIA DO DIREITO      

PROF.(ª): FLAVIO BORTOLOZZI JR.

ALUNO(A): RAPHAELA PEREZ BATISTA

TURMA: 1DIAN      

DATA: 21/04/2020    

  1. Explicar, de acordo com o texto, a análise weberiana sobre o Direito.

Segundo Weber, o Direito, apesar de poder ser abordado para definição de diferentes fenômenos, pode ser definido a partir de elementos que o constituem, sendo eles a coação organizada, à legitimidade, normatividade e a racionalidade. Tendo em vista que, para que um regimento possa ser compreendido como direito deve haver um maquinário coercitivo, derivando deste pensamento até mesmo a ideia de que a coação jurídica é uma das chaves de seu modelo para uma economia de mercado funcional. Porém outro ponto crítico para definição do Direito é estabelece-lo como uma organização legitima, tendo em vista que uma organização legitima é dotada de um sistema socialmente estruturado, conjuntos de proposições normativas e a aceitação social de que isto gera um bem estar social. Entretanto, a análise parte para uma visão de que o Direito institui suas normas, não apenas com a utilização da coação, ou seja, os indivíduos respeitam a forma de organização sem ser especificamente ameaçado por sanções. Weber então determina que o Direito na verdade é a racionalidade, onde a racionalidade jurídica está ligada a capacidade de um sistema estabelecer regras e então buscar um alcance universal destas regras, afirmando que o grau de racionalidade do direito está diretamente ligado ao seu grau de legitimidade.

Weber analisou o Direito de um ponto de vista exploratório e social, na qual os fenômenos jurídicos não são independentes e nem dependentes dos demais aspectos da vida.

  1. Explicar a crítica do autor sobre a possibilidade e os limites da perspectiva weberiana sobre o direito hoje.

O autor diz que precisamos ser cautelosos ao adotar as tipologias de Weber na atualidade, devido as mudanças substanciais que ocorreram na sociedade. Muitas coisas ditas por Weber não são mais encontradas nos contextos atuais de Estado desenvolvido, usando de exemplo a teoria sobre o papel econômico do Direito, que na época era usado em um contexto de Estado com poder econômico limitado. Porém, segundo o autor, as condições que não aplicam os estudos de Weber na atualidade são exceções, e não regras. Relata que os estudos de Weber eram apenas exploratórios, nada podia ser encontrado no mundo real pois nenhum sistema é apenas logico e nenhum Estado é baseado apenas em racionalidade de sua ação baseada no Direito. Entretanto, como houve continuidade nos estudos de Weber, sua obra ainda é muito utilizada, principalmente nas faculdades de Direito, seus pensamentos são de grade relevância mesmo quando estudados em uma época muito avançada. A meu ver a crítica do autor é em relação ao fato do Direito ser uma ciência muito antiga e que mudou muito através dos séculos, possui perspectivas diferentes e análises diferentes, nada que é falado é absoluto, porém, o que não se pode negar é que o Direito não é pautado apenas em logica e racionalidade de ações de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com