Aplicação de regras de direito processual
Artigo: Aplicação de regras de direito processual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: labdallaps • 5/11/2014 • Artigo • 327 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
PROFESSOR EDUARDO ARRUDA ALVIM
1. Pode-se dizer que o direito processual é autônomo em relação ao direito material?
O direito material é aquele suas normas jurídicas criam, regem e extinguem relações jurídicas, regulam as relações jurídicas em geral, regulam a vida emn sociedade.
O direito processual é aquele que suas normas tratam da solução da lide, ou seja, conflito de interesses, qualificado por uma pretensão resistida, que é levado ao Estado-juiz, para ser resolvido, regulam a relação jurídica que é travada no seio do processo, entre partes e o juiz.
Portanto, pode-se dizer que o direito processual é autônomo em relação ao direito material uma vez que as normas processuais cuidam de determinar como será o relacionamento entre os sujeitos do processo, ou seja, quais são os direitos, obrigações, ônus e faculdades dos mesmos. São estudadas autonomamente. Todavía, diante do descumprimento das normas do direito material, o mesmo nada poderá fazer,são as normas do dirieto processual que vão regular a atividade jurisdicional, uma vez q eu ela for provocada.
2. Fulano é proprietário de uma Fazenda no interior de São Paulo. Certo dia, Fulano se apercebe que integrantes do Movimento dos Sem-Terra invadem sua fazenda, portando bandeiras do movimento, pás e enxadas. Prontamente, Fulano se reúne com seus capangas e tenta repelir aludido movimento, empregando a utilização de armamento pesado, como revólveres, espingardas e metralhadoras.
Ante o exposto, indag-ase:
a) É legítima a atuação de Fulano? Por quê?
A atuação de Fulano não é legítima porque Fulano, embora tenha praticado autotutela permitida pelo sistema (desforço imediato), agiu com violência e, portanto, excedendo o limite imposto pela lei, caracterizando exercício arbitrário das próprias razões .
b) É cabível, no caso em apreço, a utilização do Poder Judiciário?
A utilização do Poder Judiciário é cabível, pois nenhuma lesão ou ameaça de direito individual ou coletivo pode ser negada à apreciação pelo Poder Judiciário, o que se justifica pelo princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional (Art 5º, inciso XXV do CPC).
...