Aristoteles
Por: Primeiro AD • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
Aristóteles
Comunitarismo -> conjunto de autores para os quais a liberdade e a primazia não deveria estar no indivíduo e sim na comunidade. A primazia da comunidade é o principal traço do mundo antigo. Defender a primazia da comunidade sobre o indivíduo não pode ser perigoso? Os regimes comunitários não se apoiaram nestas primazia comunistas? Não, e sim tem ha ver com valores comunitários.
Fatores psicológicos não importam muito no caso da cheerleader, e talvez sim os fatores éticos quais não foram observados para a aceitação desta, pois todas as outras passaram por um processo seletivo rigoroso para entrar, já esta, não. Problema da injustiça. Se a garota passou sem o processo seletivo, não esta certo. Até poderíamos reservar uma vaga para deficientes, mas estes disputariam entre si, e não por que um é simpático. Se eu pensar qual é o objetivo da torcida organizada? Qual é o propósito? É animar a torcida. E a garota que tem paralisia cerebral e é cadeirante anima a torcida? SIM. Talvez ela, mesmo sem o processo seletivo, é a que mais atinge o objetivo. Dai temos um problema.
Quando vamos selecionar uma pessoa para um cargo, qual é a primeira pergunta que devemos nos fazer? Qual é o propósito, qual é o objetivo da pessoa que vai exercer este cargo? Quais são as habilidades exigidas para exercer este cargo?
Se a garota não passaria pelo processo de seleção MAS ela cumpre o propósito, temos um problema, e este problema é o processo seletivo. É fundamental para animar a torcida fazer acrobacias? A menina cadeirante provou que não. Deste modo, esse ponto não deveria ser um ponto decisivo para quem vai ser cheerleader ou não.
Propósito / Objetivo -> Télos {raciocínio teleológico}, pergunta que sempre se inicia sobre o propósito de algo.
Ursinho Pooh -> alguém que raciocina teleologicamente. Quando ele ouve o zumbido das abelhas, ele pergunta o propósito, “para que” esse barulho esta chegando nos meus ouvidos? Para me prevenir que existem abelhas ao meu redor. E para que as abelhas existem? Para fazerem mel. E para que elas fazem mel? Para eu comer.
É preciso perguntar qual é o sentido das coisas. Qual é o propósito de vivermos juntos em sociedade? Precisaria analisar profundamente para poder saber como deveria ser uma sociedade. Se não vivêssemos juntos, as questões de justiça nem precisariam existir.
Tenho uma flauta e tenho que dar para alguém. Qual seria a forma mais justa para distribuir esta flauta? A primeira coisa que teria que me perguntar seria qual é o télos da flauta? Qual é o propósito da flauta? Uma flauta é feita para ser tocada. Para ser tocada de qualquer forma? Não, e sim com o maior nível de excelência. Posso comprar a flauta com outro propósito? Sim, posso usa-la como ornamento. Algumas pessoas pensam, ao invés de entregar a flauta para o melhor tocador, por que não dar a oportunidade de alguém aprender a toca-la?
O propósito esta sendo corrompido. Quando você degrada algo/ não cumprir o objetivo/
propósito daquilo. Você leva aquilo para um propósito que não é o inerente e sim para suprir outros objetivos. Nós ainda temos a noção muito forte qual precisamos selecionar um flautista para a minha orquestra. Deste modo vou selecionar qual? O melhor flautista. Deste modo escolheria-mos meritocaticamente o melhor flautista.
03.10.2015

Objetivo/ propósito / télos / Meritocracia [pelo mérito]
Honra ao mérito.
Viver em sociedade garante “segurança” para as pessoas, traz vantagens consideráveis. A vida em sociedade, do ponto de vista liberal que prioriza o indivíduo, vai dizer que a sociedade é “um mal necessário”, sem a sociedade seria pior. Somente a vida em sociedade como temos hoje foi que garantiu que os indivíduos tenham a liberdade que temos hoje. A vida em sociedade garante subsistência, garante segurança. ""O homem é um animal político”. é um animal que é destinado a viver com os outros e assim conseguindo desenvolver suas capacidades mais elevadas. Por meio desta auto- realização conseguimos encontrar a “felicidade”.
...