As Migrações Contemporâneas
Por: Hannah Beatriz • 28/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 450 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
UNESC – UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CURSO DE HISTÓRIA – 7ª FASE – 2019-1
Prof. Carlos Renato Carola
A Historiografia da Independência das Américas: tendências e divergências
Objetivo Geral: Conhecer as principais tendências historiográficas sobre as lutas de independências e os projetos de Estado-nação que formaram estrutura ideológica e jurídica dos países das Américas.
1. R1-Roteiro de Estudo e Pesquisa
- Como a historiografia define as lutas pela Independência na América? Independência, guerra ou revolução? Quem eram os protagonistas das lutas de independência? O que eles reivindicavam?
- Quais eram as classes sociais no contexto da América independente, século XIX?
- Como a historiografia define os conceitos de liberais e conservadores, crioulos e caudilhos?
2. Narrativa Textual
- Selecione dois textos historiográficos e explicites a visão duos autores sobre a independência da América ou sobre de uma luta de independência em particular.
- Escreve o texto com um título, uma breve introdução, um ou dois tópicos descrevendo as visões historiográficas, dois e três parágrafos conclusivos e a relação bibliográfica. (Texto em torno de três páginas).
- Não faça plágio, estabeleça uma relação de diálogo com os autores e faça uso de citações (indiretas e diretas) para explicitar suas respectivas intepretações e visões dos autores estuados.
- Prazo de postagem: até dia 22/04.
3. Trabalho cooperativo
- Antes de postar o trabalho, faça uma permuta de leitura com um colega. Comprometa-se em fazer uma leitura atenciosa, aponte possíveis erros de digitação, de redação e de intepretação e faça sugestões para a melhoria do texto; e peça ao colega que faça o mesmo em relação ao seu trabalho.
- Identifique no final do seu trabalho o nome do colega que fez a leitura do seu texto.
Indicações bibliográficas
BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência a 1870, vol. III. São Paulo: Editora da Universidade deSão Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001.
KARNAL, Leandro. Estados Unidos: da colônia à independência. São Paulo: Contexto, 1990
MALERBA, Jurandir (Org.). A independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
PAMPLONA; MÄDER, Maria Elisa (orgs.). Revoluções de independências e nacionalismos nas Américas: região do Prata e Chile. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
PIMENTA, João Paulo. A Independência do Brasil e o liberalismo português: um balanço da produção acadêmica. In: Revista Digital de Historia Iberoamericana. N. 1, v. 1, 2008, p. 70-105.
PRADO, Maria Ligia Coelho. América Latina no século XIX: tramas, telas e textos. São Paulo: Edusp/Edusc, 1999.
SÁ MÄDER, Maria Elisa Noronha de. Revoluções de Independência na América Hispânica: uma reflexão historiográfica. Revista de História 159 (2º semestre de 2008), 225-241. Disponível em: www.revistas.usp.br/revhistoria/article/download/19094/21157. Acesso em 20/03/2017.
SANTOS, L.C.V. As várias Américas: visões do século XIX. Estudos de História: Revista de Pós-Graduação em História da UNESP, 10(1), 2003, p.11-28.
...