Atividade Complementar
Por: Samara Romeiro • 7/10/2019 • Dissertação • 1.207 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
Relatório
Filme: O menino do Pijama Listrado
Assistido em: 09/04/2019
Autor: John Boyne
Atores Protagonistas: Asa Blutterfield (Bruno), Vera Farmiga (Elsa), David Thewils (Ralf), Jack Scanlon (Shmuel), Amber Beattie (Gretel), David Hayman (Pavel) entre outros...
Tema central: A inocência infantil - o filho de um oficial nazista faz amizade com um menino judeu, preso em um campo de concentração. Nenhum deles sabe que o outro representa o inimigo.
Resumo e análise:
O filme com o tema do auto John Boyne, trata do período da 2º Guerra Mundial, na Alemanha, sendo o principal cenário abordado. Bruno , sendo o filho mais novo de seus pais, atua como um dos protagonistas mais importantes da trama, onde é obrigado a se mudar da cidade de Berlim onde vivia com a sua família ( Pai, um oficial nazista, mãe, Elsa e sua irmã mais velha, Gretel) para morar em um novo local, acompanhando o novo local de trabalho de seu pai. Chegando a seu novo lar, sua mãe pede para Bruno e Gretel que escolham seus quartos, o que leva a Bruno escolher um quarto que terá uma vista para uma fazenda não muito longe de sua casa, tendo em vista que essa fazenda descrita por Bruno, é na verdade, um campo de concentração nazista.
Em consequência, Bruno se vê em uma situação de puro tédio, já que suas aulas são em casa com um professor particular, não tendo amigos e muito menos pessoas com quem ele possa brincar. Depois de uma queda de balanço feito por ele, Bruno tem seu primeiro contato com um judeu em sua residência, o mesmo o ajuda a limpar o machucado e quase é punido gravemente por ajudar o garoto. Logo, diante de tédio, Bruno decidi ir em busca de aventuras para passar o seu tempo, onde vai explorar a região indo até a fazenda e chegando ao local, se depara com uma cerca, do outro lado um garoto, sendo este, Shmuel, o segundo protagonista mais importante; da mesma idade de Bruno, e que veste de acordo com a imaginação de Bruno, um pijama listrado como todos os adultos que ali ele avistou. Em consequência, Bruno e Shmuel começam a formar uma grande amizade, sendo agora esse o grande motivo das fugas de Bruno até o campo de concentração, além de levar em quase todos os encontros alimentos para seu amigo, que muitas vezes se queixa de fome e estar fraco. Shmuel é tão inocente quanto Bruno, onde ambos não sabem exatamente do que se trata o local em que Shmuel vive. Curiosidade de Bruno cada vez mais se engrandece pelo local em que seu amigo vive, onde para ele se mostra um lugar muito mais divertido, já que eles tem tarefas e crianças com quem ele pode brincar, assim como Shmuel não sabendo responder todas as perguntas de seu amigo fica alegre e ansioso por querer ao menos brincar com seu amigo sem que ao menos não contenha uma cerca os impedindo. Em seguida, ambos elaboram um plano para que Bruno consiga passar um dia com Shmuel na fazenda (campo de concentração) e assim eles possam brincar juntos e Bruno conhecer o local e as outras crianças.
A princípio, os dois começam a cavar um buraco embaixo da cerca onde eles conversavam, para que no dia marcado Bruno consiga passar sem se machucar. Durante esse período, Shmuel é quase pego por um soldado nazista, outros dias se vê muito debilitado para ajudar seu amigo a cavar o buraco de passagem, mas mesmo diante dessas dificuldades encontradas, eles conseguem terminar o buraco para que Bruno consiga passar.
Enfim chegando o dia em que Bruno irá ultrapassar a cerca, o mesmo se levanta no dia muito disposto para a aventura. Quando chega ao local, se depara com Shmuel muito entusiasmado, mas um pouco apreensivo, o mesmo ajuda Bruno a deixar os materiais que usaram para abrir o buraco e fazer com que Bruno passe sem se machucar. Contudo, Bruno e Shmuel estão agora diante do mesmo lado, onde podem se tocar sem qualquer cerca para atrapalhar. Bruno recebe o mesmo uniforme que Shmuel, o tal pijama, logo, não há mais diferenças físicas entre Shmuel e Bruno.
Contudo, Bruno e Shmuel vão em busca do pai de Shmuel, onde entram adentro no campo de concentração, o que leva também essa atitude de Bruno e Shmuel, o triste fim de suas vidas, são levados junto com os demais para a câmara de gás e mortos ali. No mesmo momento em que Bruno consegue ultrapassar a cerca, sua família percebe sua falta na residência, o que leva a pedido de seu pai que soldados vasculhem a área atrás de Bruno, o que mais tarde encontram o buraco e os materiais que ajudaram Bruno a passar para o outro lado. O desespero e frustração toma conta da situação, o mais tarde nada irá adiantar, pois descobrem que Bruno foi morto na câmara de gás juntos com os judeus que ali estavam, incluindo até mesmo o seu grande amigo, Shmuel.
...