Atividade de Autodesenvolvimento
Por: pitilim • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 903 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | |
RA | |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Introdução
Este trabalho tem como objetivo abordar o assunto globalização, sua definição e como ela se destaca nos campos econômico, cultural e político. Explicando como surgiu e sua expansão especificamente no capitalismo contemporâneo.
Também mostrarei o fenômeno de outsourcing, como as marcas globais têm aderido a ele para ampliar sua produção e mercados de consumo.
Descrição das definições de globalização
Globalização é um fenômeno social que acontece globalmente, este consiste na interação econômica, social, cultural e político em diversos países. Esse processo surgiu para atender o capitalismo, diretamente países desenvolvidos. Com o intuito de buscar novos mercados, porque o consumo interno estava preenchido.
O processo globalização se baseia em dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial. O capitalismo se transformou em um sistema completo e maduro devido à globalização. Com a expansão possibilitou também a ocorrência de crises mundiais.
Definição de outsourcing
Prática que visa o aumento da qualidade de suas atividades, também é considerada pelas empresas como uma forma de reduzir custos. Exemplos de empresas que aderiram essa prática: MICROSOFT, CHINA CONSTRUCTION BANK, COCA-COLA.
Estudo de caso
GRUPO FIAT
Maior grupo industrial da Itália e uma das primeiras empresas automotivas instaladas na Europa. Esta é uma empresa muito importante no cenário internacional, por projetar e fabricar não apenas automóveis, mas também caminhões, tratores, motores marítimos e aeronáuticos e lançadores espaciais. Juntas, essas empresas do grupo empregam mais de 180.000 pessoas.
O principal objetivo da empresa FIAT era ganhar uma maior agilidade e flexibilidade em suas fábricas. Concluindo que o fluxo de dados na sua rede global era de suma importância.
Para se mantiver competitível no mercado sabia que necessitaria de uma infraestrutura de TI e comunicação mais eficiente e com maior flexibilidade, com isso buscando menores tempos de resposta.
Com a modernização de suas fábricas se tornou dependente de redes inteiramente confiáveis para seu funcionamento. Em 2005 a FIAT decidiu utilizar novos recursos em atividades fim da empresa, optando então pelo recurso outsourcing em todos os serviços de comunicação do grupo, que eram considerados críticos para o negócio.
Resolveram então escolher a BT, pelo fato de ter um grande alcance global no gerenciamento de redes em corporações no mundo inteiro. Outro fator de escolha foi que, era considerada uma provedora de serviços presente em todo território italiano, atendendo assim as necessidades da FIAT.
A partir daí firmaram um contrato de cinco anos de duração, com valor de 450 milhões de euros para gerenciamento em mais de 40 países, em cinco continentes. No entanto a BT substituiu sete redes independentes do grupo FIAT.
Com o recurso outsourcing, o grupo teve uma significativa redução de custos, com isso também melhoria no serviço de atendimento ao cliente gerando assim uma alta confiabilidade. Esse sistema começou a funcionar seis dias semanais, atendendo em 12 diferentes idiomas.
Recebe milhares de ligações e também realiza, além dos e-mails. Isso se torna uma ótima solução para a FIAT, evitando assim um risco tecnológico, levando em conta também a redução de gastos que a empresa teve em ligações internacionais.
...