Ciência e método
Por: Sofia Stefania • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 513 Visualizações
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Direito
Trabalho de Metodologia
Ciência e Método: Uma visão histórica
Sofia Stefania Guimarães
Betim
2015
- O autor afirma que a humanidade presenciou no século passado dois momentos inesquecíveis. Comente esses dois momentos.
O primeiro momento marcante da ciência, ocorreu quando um grupo de cientistas, pôde comprovar que o espaço não é reto, e sim, encurvado em direção a massa existente, como Einstein havia predito. Obtido através de sucessivas fotos de estrelas, durante o eclipse solar. O que proporcionou sentimento de orgulho, já que, nunca haviam tido experiências favoráveis antes, que comprovassem e contrariassem os princípios de Newton. Conseguindo assim, a prova que o espaço é curvo. Já o segundo ocorreu quando as bombas atômicas destruíram Hiroxima e Nagasáqui, levando em consideração que naquela época ninguém acreditava que o homem, com a ajuda do conhecimento científico, soubesse construir algo como uma bomba, e assim dominar a realidade contra a natureza e o próprio ser. Deixando a humanidade com o sentimento de terror e medo.
- Comente a afirmativa: “ A ciência é utilizada para satisfazer às necessidades humanas e como instrumento de controle prático sobre a natureza”
A afirmativa nos fala que a ciência traz com sua descoberta os benefícios usados pelo homem no dia-a-dia, maior praticidade em vários campos, principalmente no ramo tecnológico, como: a eletricidade, a telefonia, a informática, as aplicações no meio da medicina, entre outros.
Nos fala também que o conhecimento unido ao poder, a força e a riqueza, facilita o domínio sobre a natureza e sobre os homens.
- Faça um breve resumo sobre as concepções de ciência na visão grega antiga.
As concepções de ciência são divididas em períodos históricos, cada um com modelos e teorias diferentes. Conhecida como filosofia da natureza tinha como preocupação a busca do saber a compreensão da natureza das coisas e do homem. Conhecimento este desenvolvido pela filosofia que hoje é distinta da ciência. Os pré-socráticos deixaram de lado a mitologia, que na sua concepção, os fenômenos ocorriam devido a forças espirituais e sobrenaturais e inseriram a ideia de que existe uma ordem natural no universo não influenciado pelos “Deuses”.No modelo platônico o real não está na experiência adquirida nos fatos e fenômenos adquiridos pelos sentidos. Para eles o verdadeiro mundo é o que está nas ideias, o que nos fornece o que são as coisas é a inteligência conseguida através da busca da verdade com o diálogo, ou lógica desenvolvida por teses.
Já para Aristóteles a conhecimento deve-se ter uma justificativa lógica, devem-se apresentar argumentos verdadeiros para sustentarem os princípios, pois nenhum efeito ou atributo poderia existir se não estivesse ligado a alguma causa. Dessa forma este modelo propõem uma ciência que produza conhecimento fiel à realidade por estar amparado no observável e pela sua característica de necessidade.
- Faça um breve resumo sobre as concepções de ciência e método para Bacon, Galileu e Newton.
Durante o renascimento onde se introduziu a experimentação científica modificou-se radicalmente a compreensão e concepção teórica de mundo, ciência, conhecimento e método. Conforme Bacon a natureza é mestra do homem e para dominá-la era preciso obedecê-la. Para isto era necessária a indução experimental cuidando de várias coisas que ainda não aconteceram e depois de posse das informações concluir a respeito dos casos positivos. Isto passou a ser conhecido como método científico e deveria seguir os seguintes passos:Experimentação, Formulação de hipóteses, Repetição da experimentação por outros cientistas, Repetição do experimento para testagem das hipóteses, Formulação das generalizações e leis. A revolução científica moderna foi idealizada por Galileu Galilei ao introduzir a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste quantitativo experimental e com isto estipular a chamada verdade científica. A visão do universo por Galileu era de um mundo aberto, unificados, deterministas, geométricos e quantitativos diferente daquela concepção aristotélica, impregnada pelos resquícios das crenças míticas e religiosas. Com isto Galileu estabeleceu o domínio do diálogo científico, o diálogo experimental, que era o diálogo entre o homem e a natureza. O homem deveria, com sua razão e inteligência teorizar e construir a interpretação matemática do real e à natureza caberia responder se concordava ou não com o modelo sugerido. Newton, dando uma interpretação diferente da de Galileu, afirmava que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação hipotética. Esse seria o método ideal, através do qual se poderia submeter à prova, uma a uma, as hipóteses científicas. Assim criou-se o método científico Indutivo-Confirmável, com pequenas variações, no seguinte formato:Observação dos elementos que compõem os fenômenos: Análise da relação quantitativa existente entre os elementos que compõem o fenômeno, introdução de hipóteses quantitativas, teste experimental das hipóteses para verificação confirmabilista, e generalização dos resultados em lei.
O sucesso das aplicações de Newton no decorrer de três séculos gerou uma confiabilidade cega neste tipo de ciência que fez com que, não apenas as ciências naturais, mas também as sociais e humanas, procurassem esse ideal científico e o aplicassem para ter os mesmos resultados.
- Esquematize o método científico indutível confirmável e explique como deveria ser a atitude do pesquisador ao aplicar esse método. Observação dos elementos que compõem o fenômeno:
- Análise da relação quantitativa existente entre os elementos que compõem o fenômeno
- Indução de hipóteses quantitativas
- Teste experimental das hipóteses para a verificação confirmabilista
- Generalização dos resultados em lei
Após os tópicos anterior, o pesquisador deveria ser um homem de mente livre de preconceitos para que ao fazer o contato face a face com os fatos, os recebesse e se impregnasse das impressões sensoriais, discretamente. O acontecimento deveria ser relato fielmente, sem deixar passar para o experimentador sua opinião sobre o assunto.
...