Ciências sociais
Por: Rosa Santos • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 804 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
Aluno: Rosalina Brito dos Santos
Curso: Direito Disciplina: Fundamentos de Ciências Sociais
Professora: Cleide Bernardes
Capítulo 1 - A sociedade como objeto de estudo
1) Qual a importância das Ciências Sociais e qual o seu objeto de estudo?
R: As ciências sociais estudam o comportamento o humano. Sua importância se dá pelo fato de podermos,através delas, entendermos a sociedade como um todo e cada indivíduo como pessoa. O objeto de estudo das Ciências Sociais são as relações que os homens estabelecem entre si vivendo em sociedade.
2) Quais as principais diferenças entre criacionismo e o evolucionismo?
R: A teoria do criacionismo vem da ideia de que tudo há dentro e fora do planeta Terra foi criado por uma vontade divina. Já na teoria do evolucionismo, tudo que há na Terra foi surgindo e evoluindo ao longo dos tempos.
3) O que é conhecimento filosófico:
R: Pode ser traduzido como amor à sabedoria, à busca do conhecimento. É o questionamento, é tentar responder o "por quê?". Nem sempre oferecerá soluções definitivas para as diversas questões formuladas pela mente, mas influi diretamente na vida concreta do ser humano, orientando sua atividade prática e intelectual.
4) O que é conhecimento religioso?
R: Conhecimento que se dá a partir da separação entre as esferas do sagrado e do profano. O conhecimento religioso apresenta explicações sobrenatural para o mundo.
5) O que é conhecimento mítico?
R: O conhecimento mítico tenta explicar o mundo através da ação de entidades míticas, podendo essas entidades se apresentarem como forças, energias, criaturas, personagens foral do mundo natural, eternos etc. A função dos mitos é fornecer uma compreensão sobre o mundo, organizá-lo e atribuir-lhe sentido.
6) O que é conhecimento científico?
R: É o conhecimento que resulta de investigação metódica e sistemática da realidade. Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.
7) O que se entende como pensamentos do senso comum e quais suas principais características?
R: É o pensamento de todos nós, homens comuns, não especialista. Ensinado, aprendido e passado de geração para geração. Tem como principais características o caráter subjetivo; por ser assistemático e não supõe o uso de um método para que se chegue a uma conclusão; e é um conhecimento empírico, pois se vale da observação imediata e superficial das coisas, não se aprofundando nelas.
8) Identifique as principais diferenças entre Antropologia e Sociologia e disserte sobre sua importância para o DIREITO.
R: A antropologia estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, que é a produção de cultura, observando aspectos microcósmicos da sociedade tais como religião, costumes, tradições etc., com o objetivo de entender os significados culturais que possuem. Já a sociologia busca investigar os aspectos macrocósmicos do homem inserido num grupo, numa sociedade, ou seja, busca compreender o comportamento grupal e/ou individual. O foco da sociologia está, basicamente, na investigação das estruturas da sociedade e como estas influenciam o s grupos ou indivíduos.
...