Conheça um pouco de uma empresa SENAI/MT
Seminário: Conheça um pouco de uma empresa SENAI/MT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kathya • 6/12/2013 • Seminário • 5.537 Palavras (23 Páginas) • 357 Visualizações
TÍTULO: SUBTITULO
Trabalho da disciplina de Direito Empresarial apresentado a banca examinadora da Faculdade de Tecnologia da Anhanguera Educacional, do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, sob orientação do(a) professor(a) Luiz Manuel Palmeira(a distância) e Silvana Inês (Presencial).
CUIABÁ-MT
2013
RESUMO
“O Novo Direito Empresarial” mostrando caso real referente aos aspectos legais da empresa.
Realizamos um estudo com ênfase na função social e na capacidade contributiva, se esta coerente e adequada à atualidade. Identificando assim as conseqüências enfrentadas pelas empresas em razão da tão elevada carga tributaria no Brasil. Será abordada também a importância da função Social da Empresa, bem como estudar conceitos básicos dos Títulos de Crédito.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................06
2. CONHEÇA UM POUCO DE UMA EMPRESA SENAI/MT.........................07
3. EMPRESA.......................................................................................................10
4. DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL....................................................13
5. FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA...............................................................19
6. NOVO CÓDIGO CIVIL ALTERA LEGISLÇÃO.........................................21
7. CARTULARIDADE/ LITERALIDADE AUTONOMIA / ABSTRAÇÃO...23
8. CONCLUSÃO.................................................................................................25
9. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.................................................................26
INTRODUÇÃO
Podendo auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas. Colocando em prática grande parte dos conceitos e orientações jurídicas adquiridas durante as aulas. Aproveitando a oportunidade de estudar e aprender com os desafios da vida profissional.
Este desafio de aprendizagem tem por objetivos favorecer a aprendizagem do aluno para formular um Contrato Social, estimulando a corresponsabilidade pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promovendo o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Podendo desenvolver os estudos independentes e sistemáticos e o auto-aprendizado.
É a primeira fase formal de constituição da sociedade limitada, a celebração do contrato social é o ato de vontade entre duas ou mais partes, de acordo com as pretensões de cada uma dessas partes num todo que será a definição regulatória dispositiva interna e externa cogente. Há que se diferenciar o elemento Contrato Social e o elemento Registro.
Por se trata de um tema prático, necessário se faz o conhecimento de cada uma das cláusulas essenciais nessa formatação, bem como uma atenção especial quanto à formação, o tipo societário “sociedade por cotas de responsabilidade limitada”.
É hoje o modelo societário mais aplicado no Brasil e com fortíssimas evidências em Direito estrangeiro. Cabe elencar aqui os elementos desse tipo societário com enfoque em suas principais características, as atinentes ao sócio e fundamentalmente à sua responsabilidade.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE UMA EMPRESA – SENAI/MT
O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - é uma instituição privada que faz parte do Sistema Federação das Indústrias e destaca-se, no cenário internacional, por ser a maior instituição de educação profissional do mundo. A Instituição apoia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. Diretamente ligados a um Departamento Nacional, 27 Departamentos Regionais levam seus programas, projetos e atividades a todo o território nacional, oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País.
Criado em 22 de janeiro de 1942, o SENAI surgiu para atender a uma necessidade premente: a formação de mão de obra para a incipiente indústria de base. Ao fim da década de 1950, o SENAI já estava presente em quase todo o território nacional e começava a buscar, no exterior, a formação para seus técnicos. Logo, tornou-se referência de inovação e qualidade na área de formação profissional, servindo de modelo para a criação de instituições similares na Venezuela, Chile, Argentina e Peru. Nos anos 60, o SENAI investiu em cursos sistemáticos de formação, intensificou o treinamento dentro das empresas e buscou parcerias com os Ministérios da Educação e do Trabalho, e com o Banco Nacional da Habitação. Na crise econômica da década de 1980, o SENAI percebeu o substancial movimento de transformação da economia e decidiu investir em tecnologia e no desenvolvimento de seu corpo técnico. Expandiu a assistência às empresas, investiu em tecnologia de ponta, instalou centros de ensino para pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Com o apoio técnico e financeiro de instituições da Alemanha, Canadá, Japão, França, Itália e Estados Unidos, o SENAI chegou ao início dos anos 90 pronto para assessorar a indústria brasileira no campo da tecnologia de processos, de produtos e de gestão. Hoje, a média de 15 mil alunos dos primeiros anos transformou-se em cerca de dois milhões de matrícula sanais, totalizando aproximadamente 37 milhões de matrículas desde 1942. As primeiras escolas deram origem a uma rede de 765 unidades operacionais, distribuídas por todo o País, onde são oferecidos mais de 1.800 cursos e prestados, ao ano, 462.605 serviços
...